Quer ser um bom fundraiser? Siga estes 5 passos

Ter uma relação de proximidade com potenciais doadores e apostar na formação são alguns dos aspetos essenciais para melhorar as suas competências de angariação de donativos.
Artigo atualizado a 10-10-2022

A capacidade de atrair recursos financeiros é, cada vez mais, um fator de sobrevivência para muitas organizações do setor social. O fundraising traduz-se num conjunto de estratégias e procedimentos desenvolvidos para angariar recursos financeiros junto de diversos públicos-alvo, de forma a aumentar a sustentabilidade da organização. A expressão advém de Fund que significa fundo ou capital, e To raise que significa aumentar, despertar ou levantar. Embora não existam fórmulas mágicas para se tornar um fundraiser de sucesso, existem requisitos que facilitam o objetivo.

Ter paixão pelo trabalho de angariação de fundos para uma causa, skills de gestão para definir os objetivos, skills de marketing e de comunicação e conhecer bem os doadores são as quatro principais características para se tornar um bom fundraiser. A somar a estas qualidades, é necessário ter persistência, convicção e luta.

Seja um bom fundraiser em 5 passos

1. O primeiro degrau é a aposta na formação. Frequente um curso para se familiarizar com a linguagem e as técnicas utilizadas na captação de recursos;

2. Use o poder da observação para aprender. Trabalhar como voluntário numa organização pode ser a sua primeira abordagem ao mundo do fundraising. Observe os métodos utilizados pelas organizações para preparar as propostas e a sua apresentação aos potenciais doadores;

3. Estude o perfil dos possíveis doadores de fundos para as organizações, de modo a perceber se os interesses dos particulares ou a linha de atuação das entidades se coadunam com a missão da sua organização;

4. Interiorize o programa para o qual está a angariar fundos. Assim, estará de corpo e alma no projeto, que pode funcionar como tábua de salvação para a sua organização;

5. Para angariar fundos é necessário bater a todas as portas. Cultive uma relação de proximidade com os potenciais doadores para que estes estejam sempre disponíveis para cooperar.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Economia social , Investir

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais