5 passos para investir na bolsa com análise técnica

Quer começar a investir na bolsa? Conheça os primeiros passos para um trading de sucesso, com recurso às ferramentas da análise técnica.
Artigo atualizado a 08-02-2024

Como deve construir a sua carteira de ativos? Durante quanto tempo pensa ter o dinheiro investido? Que tipo de indicadores tem em conta na altura de investir na bolsa? Estas são questões que se impõem a qualquer investidor. Conheça as respostas.

As respostas não são imediatas. Há que ter em conta o perfil de risco, o horizonte temporal, a capacidade financeira e as motivações de cada trader. Mas existe uma recomendação, derivada da análise técnica, que deve ter sempre presente na altura de investir na bolsa: “a tendência é sua amiga”. Está pronto para investir na bolsa? O livro “Ganhar na Bolsa com Análise Técnica” apresenta-lhe diversas recomendações.

Estratégias para investir na bolsa

1. Conheça o seu perfil de investidor

Tem uma grande tolerância ao risco de perdas ou, pelo contrário, assume-se como um investidor mais conservador? O perfil de risco é essencial na planificação de um investimento. Mas também há que ponderar questões como a idade, os objetivos que traçou para o dinheiro que quer investir e o horizonte temporal.

A idade é fundamental na escolha dos investimentos, uma vez que, quanto mais a idade avança, mais cedo existe a necessidade de transformar o investimento em dinheiro disponível. Assim sendo, por norma, quanto maior a idade, menor deve ser o risco dos ativos escolhidos.

No caso de um perfil de investimento moderado e uma faixa etária entre os 20 e os 40 anos, o mais aconselhável é ter uma carteira de fundos de investimento de ações europeias, norte-americanas e asiáticas, com exposição a vários tipos de atividade. E, para complementar, até um máximo de 10% do total de investimento em ativos menos convencionais, como commodities e private equity.

2. Saiba em que instrumento financeiro investir

A decisão de investimento deve basear-se, também, no perfil do investidor e na sua tolerância ao risco. Lembre-se que os instrumentos e derivados financeiros com alavancagem (resultante de um processo de ampliação de ganhos ou perdas potenciais para o investidor) são sempre sinónimo de um maior risco. Já os ativos sem alavancagem – e com menor risco associado – necessitam do investimento de um maior montante para alcançar ganhos significativos.

3. Diversifique a sua carteira de investimentos

“Não coloque os ovos todos no mesmo cesto”, assim nos aconselha o velho ditado popular. Também na bolsa esta é uma orientação crucial. A melhor aposta de investimento é diversificar a sua carteira de ativos. Escolha diversos instrumentos e derivados financeiros, assim como diferentes regiões geográficas. Desta forma, conseguirá minimizar o risco associado às suas opções.

4. Estude o preço para saber onde e quando investir

“Tudo começa pelo preço”. Por isso, é fundamental olhar para os históricos de preço de um título e volumes transacionados para, a partir daí, identificar padrões e tendências. Esta é a base da análise técnica, cujas ferramentas permitem prever movimentos futuros nos valores das cotações de mercado. Desta forma, o investidor consegue analisar o mercado e tomar decisões racionais a partir dos padrões encontrados, minimizando o risco.

“Ganhar na Bolsa com Análise Técnica” apresenta três conceitos basilares em análise técnica:

  • O preço atual de mercado reflete toda e qualquer informação disponível, desde os fatores fundamentais de um ativo ao conjunto de crenças, expectativas e outros elementos psicossomáticos (dos traders) associados a esse título.
  • Os preços movem-se em tendências, sejam estas ascendentes (bullish) ou descendentes (bearish). É essencial reconhecer se uma tendência está no início ou no final, de forma a maximizar os seus ganhos. Os indicadores técnicos podem ajudá-lo a escolher o momento de entrada e de saída num movimento de preços.
  • A História repete-se. Tendo isso em conta, a previsão de movimentos futuros incorporará sempre uma componente de repetição do passado.

“Devemos encarar a análise técnica como um meio para atingir um fim: ganhar dinheiro”, afirmam os autores. Posto isto, deve combinar as ferramentas, indicadores e gráficos associados a esta análise com o seu perfil e atitudes. A decisão de investimento resulta da aplicação das ferramentas, mas também de escolhas pessoais, do tempo dedicado à análise dos mercados, de algumas recomendações e do seu perfil de investidor.

5. Experimente e faça a gestão do seu tempo

Defina o tempo que quer dedicar à análise dos mercados e ao trading. Depois, ponha em prática todos estes conceitos. Para principiantes, o melhor é abrir uma conta de demonstração com dinheiro virtual para aplicar a análise de preços e a antecipação de tendências.

O acesso aos mercados – seja numa conta de demonstração ou com investimento real – pode ser feito através de uma plataforma online de trading. Nestas salas virtuais de mercados, disponíveis também para smartphone, é possível comprar e vender ações de forma simples, em praticamente todas as bolsas do mundo e com acesso a várias ferramentas incorporadas de análise técnica.

Os autores aconselham, ainda, que um investidor novato mantenha posições abertas durante alguns dias ou semanas. Quem tiver mais tempo e experiência nestas andanças, pode dedicar-se ao trading diário. Aqui, todas as decisões de compra e venda são tomadas no decorrer de uma única sessão.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais