O que fazem os voluntários?

Sabe o que fazem os voluntários? E quais são as áreas de atuação preferenciais para este tipo de atividade? Descubra mais sobre a lei que regula as ações de voluntariado.
Artigo atualizado a 21-03-2017

A Lei do Voluntariado indica que este é o “conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas”.

Voluntário ou bom vizinho?

As boas ações feitas para ajudar um amigo ou vizinho não são consideradas voluntariado, segundo a legislação

Em paralelo, a lei também estabelece que o voluntário se comprometa, de “forma livre, desinteressada e responsável (…), de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora”.

Um voluntário deve empenhar-se nas causas em que se envolve, em prol do desempenho pessoal e da qualidade de vida da sociedade.

Segundo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, eis os princípios que regem a atividade dos voluntários:

  • Está ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações
  • Representa um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada
  • Desenvolve-se através de projetos e programas de entidades públicas e privadas
  • Diz respeito a uma decisão livre dos voluntários, apoiada em motivações e opções pessoais

Quem pode ser voluntário?

Qualquer cidadão maior de idade pode ser voluntário e as diferentes organizações têm necessidades díspares e, muitas vezes, poucos recursos. Algumas trabalhariam ainda melhor se pudessem contar com o apoio de advogados, de informáticos, de tradutores, enfermeiros ou gestores. Por que não descobrir quem precisa de si e doar uma parte do seu tempo a alguma causa?

Que organizações precisam de voluntários?

Não é preciso ir muito longe para encontrar uma organização que necessite de voluntários. Por que não começar pelo seu bairro? Quem sabe se ao virar da esquina encontra uma organização que gostaria de contar com a sua ajuda. Existem também várias plataformas online que o ajudam a pesquisar oportunidades de voluntariado. De acordo com o seu perfil pessoal, pode encontrar boas ideias numa destas plataformas:

O que distingue o voluntariado de trabalho não remunerado?

As ações de voluntariado podem ser promovidas por entidades públicas e privadas. No entanto, tenha em atenção que o voluntariado deve sempre beneficiar outras pessoas, entidades ou comunidades que não os voluntários e a empresa envolvida. A indicação consta do Guia do Voluntário do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.

Ajudar um amigo pode ser considerado voluntariado?

Não. O enquadramento jurídico do voluntariado não abrange ações que sejam determinadas por razões familiares, de amizade ou de boa vizinhança, assim como ações isoladas ou esporádicas.

Em que áreas atuam os voluntários?

De modo geral, a atividade de voluntariado é desenvolvida nas seguintes áreas: cidadania, ação social, saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, defesa do ambiente, cooperação para o desenvolvimento, emprego e formação profissional, reinserção social, proteção civil, desenvolvimento da vida associativa e economia social, promoção do voluntariado e da solidariedade.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais