Cartão de Cidadão: regras, funcionalidades e alterações
Veio substituir o Bilhete de Identidade e o cartão de eleitor. Num só documento, reúne os números de identificação civil, fiscal, de utente dos serviços de saúde e da Segurança Social. O Cartão de Cidadão (CC) soma, ainda, funcionalidades eletrónicas e, a 10 de junho, ganha uma nova imagem. Para conhecer os aspetos essenciais do CC e as alterações que estão para chegar, continue a ler este artigo.
Quem pode pedir o Cartão de Cidadão?
Todos os cidadãos portugueses têm direito a pedir o Cartão de Cidadão. É este documento que identifica o cidadão em Portugal e nos países da União Europeia, perante entidades públicas e privadas.
Podem também solicitar o Cartão de Cidadão todos os cidadãos brasileiros, que tenham título de residência válido e a quem seja atribuído o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, ao abrigo do Tratado de Porto Seguro.
Como pedir o primeiro CC de um recém-nascido?
Até ao primeiro ano de idade, o Cartão de Cidadão do bebé é gratuito e pode ser solicitado online, em simultâneo com o Registo de Nascimento. Para tal, ao chegar ao passo três do Registo, deve:
- Assinalar a opção “Sim” para solicitar o primeiro Cartão de Cidadão;
- Juntar uma fotografia do bebé;
- Escolher a modalidade de entrega.
Antes de a mãe ter alta, pode também pedir a emissão do CC presencialmente, num balcão Nascer Cidadão ou Nascer + Cidadã e + Cidadão, caso estes estejam disponíveis na maternidade onde a criança nasceu.
Já após o bebé completar um ano de idade, o Cartão de Cidadão apenas pode ser solicitado presencialmente nos balcões disponíveis para o efeito. Tem um custo de 15 euros para entregas normais em Portugal e de 18 euros para entregas normais no estrangeiro.
Onde levantar e como ativar o Cartão de Cidadão?
Ao solicitar a emissão ou renovação do Cartão de Cidadão, pode escolher entre receber o cartão na sua caixa de correio ou levantá-lo num balcão do Instituto dos Registos e Notariado. Tem um ano a contar da data do pedido para proceder ao levantamento. Se deixar expirar o prazo, terá de pedir um novo cartão.
Como saber o local de levantamento?
Após efetuar o pedido de Cartão de Cidadão, receberá, na morada associada ao CC, uma carta PIN, contendo os códigos do cartão e a indicação do local de entrega. Se não tiver optado pela entrega ao domicílio, aí constará a morada do balcão do IRN a que se deve dirigir.
Caso pretenda alterar o ponto de recolha, pode enviar um e-mail para o balcão indicado nessa mesma carta, referindo o espaço de atendimento que lhe é mais conveniente.
O que devo fazer para ativar os códigos do CC?
Dirija-se a um balcão do IRN que trate de assuntos do Cartão de Cidadão e leve consigo a carta com os códigos PIN. O desbloqueio dos códigos é gratuito e obrigatório para ativar os certificados digitais de autenticação e assinatura digital. Apenas cumprindo este passo poderá usar o Cartão de Cidadão para fazer login nos portais públicos e privados aderentes, bem como aceder a serviços online ou assinar documentos digitais.
Para poupar tempo em deslocações, lembre-se que, no momento em que levantar o CC, poderá solicitar logo o desbloqueio dos códigos.
Qual é a validade do Cartão de Cidadão?
A validade do Cartão de Cidadão difere segundo a idade do indivíduo. Para os menores de 25 anos, o CC é válido por cinco anos e obriga a uma atualização presencial dos dados biométricos. A partir dos 25 anos, o prazo de validade rege-se pelas seguintes regras, de acordo com o Regulamento (UE) 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho:
- Os cartões emitidos até 13 de agosto de 2021 têm validade de 10 anos;
- Os cartões emitidos após 13 de agosto de 2021 têm validade até 3 de agosto de 2031.
A exceção são os casos de renovação por perda, destruição, roubo ou furto e os CC dos cidadãos brasileiros. Na primeira situação, a validade será a do Cartão de Cidadão anterior. Na segunda, a validade iguala a do Cartão de Residência.
O que acontece quando o Cartão de Cidadão caduca?
A partir dos últimos seis meses do prazo de validade indicado no seu Cartão de Cidadão, já pode pedir a renovação do documento. Caso não receba automaticamente uma carta de renovação pelo correio e deixe o prazo expirar, a renovação online fica interdita passados 30 dias do fim de validade e terá de tratar do assunto presencialmente.
Sem um Cartão de Cidadão válido, ficam-lhe ainda vedados todos os atos que exijam a apresentação do documento, como é o caso das escrituras. Deve, por isso, proceder à renovação do CC assim que possível.
Como fazer a renovação do CC?
Caso esteja elegível para a renovação automática do Cartão de Cidadão, recebe uma carta, contendo códigos PIN e uma referência multibanco. Após o pagamento do serviço no prazo indicado, o Cartão de Cidadão é enviado para sua casa. Tal é possível quando se reúnem todas as condições seguintes:
- O titular é um cidadão português com residência em Portugal;
- O titular tem 25 ou mais anos;
- O Cartão de Cidadão caducou ou vai caducar dentro de 60 dias e ainda não pediu a renovação por outra via;
- As impressões digitais e fotografia do titular existem na base de dados do Instituto dos Registos e Notariado;
- Não está sujeito ao regime do maior acompanhado;
- Não necessita de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos.
Em alternativa, pode solicitar a renovação do CC online ou ao balcão, dirigindo-se a um dos seguintes espaços:
- Balcões de atendimento do IRN, incluindo Conservatórias e Lojas do Cidadão;
- Rede de Espaços Cidadão com serviço de renovação do CC (serviço disponível a partir dos 25 anos e apenas quando não é necessário alterar dados);
- Lojas RIAC, nos Açores;
- Postos consulares portugueses em que o serviço esteja disponível, caso se encontre no estrangeiro.
Quanto custa renovar o Cartão de Cidadão?
Os preços do serviço de renovação do CC variam de acordo com o pedido de rapidez na entrega e do local de levantamento do documento.
Assim, se levantar o seu Cartão de Cidadão em Portugal, terá de pagar:
- 16,20 euros pela renovação automática;
- 16,20 euros pelo pedido online em caso de fim de validade ou por motivos de perda, destruição, roubo ou furto, se a validade do novo cartão for superior a 5 anos;
- 13,50 euros pela renovação pedida online, por motivos de perda, destruição, roubo ou furto, se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos.
Nas restantes tipologias de pedidos, com levantamento em Portugal, aplicam-se os preços da tabela seguinte:
Cartões com validade de 5 anos | Cartões com validade de 10 anos | |
---|---|---|
Pedido normal presencial | 15 euros | 18 euros |
Pedido urgente, até 3 dias úteis em Portugal Continental e até 5 nas Ilhas | 30 euros | 33 euros |
Pedido extremamente urgente, no próprio dia ou no dia útil seguinte, apenas disponível no Campus da Justiça de Lisboa e na Loja de Cidadão do Porto | 50 euros | 53 euros |
Saiba também que, nos pedidos urgentes e extremamente urgentes solicitados online, cobram-se os preços do atendimento presencial.
Já se levantar o seu CC no estrangeiro, este será o preçário:
- 20,70 euros pelo pedido online, em caso de fim de validade;
- 20,70 euros pelo pedido online, em caso de perda, destruição, roubo ou furto, se a validade do novo cartão for superior a 5 anos;
- 18 euros pela renovação pedida online, por motivos de perda, destruição, roubo ou furto, se a validade do novo cartão for inferior a 5 anos.
E ainda:
Cartões com validade de 5 anos | Cartões com validade de 10 anos | |
---|---|---|
Pedido presencial normal | 18 euros | 23 euros |
Pedido urgente, com prazo de entrega a depender do país de destino | 45 euros | 48 euros |
Como alterar a morada do Cartão de Cidadão?
Quem muda de residência, tem um prazo de 60 dias para alterar a morada do Cartão de Cidadão. A mudança não obriga, no entanto, a uma renovação do documento e, assim que é confirmada, entra automaticamente na base de dados dos Registos, Finanças, Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde e Recenseamento Eleitoral.
Para comunicar a alteração de morada gratuitamente, pode recorrer ao serviço de alteração online ou dirigir-se a um Espaço Cidadão. Já nos balcões de atendimento do Cartão de Cidadão, o serviço tem um custo de 3 euros.
Alteração da morada do CC online
Através de uma ligação à Internet e tendo consigo a sua Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão e PIN de autenticação, poderá, a qualquer momento, alterar a morada do CC. Para tal, deve:
- Autenticar-se no portal ePortugal;
- Selecionar a opção relativa à alteração de morada;
- Escolher o botão Alterar Online;
- Indicar a nova morada completa.
No prazo de cinco dias úteis, vai receber na nova morada uma carta para confirmar a alteração. Note, contudo, que o prazo pode aumentar, em envios para o estrangeiro, Açores ou Madeira.
Em caso de dúvidas durante o processo, pode sempre assistir a este vídeo, com o passo a passo:
Alteração da morada do CC ao balcão
Se pretender alterar a morada do Cartão de Cidadão num Espaço Cidadão ou num balcão do Instituto dos Registos e Notariado, é aconselhável agendar o atendimento na aplicação SigaApp. Após fazer a marcação, vai necessitar de:
- Levar consigo o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital;
- Indicar a nova morada completa, no momento do atendimento;
- Confirmar a alteração de morada, após receber uma carta com as respetivas indicações.
Quando e onde cancelar o Cartão de Cidadão?
Quando perde ou danifica o seu Cartão de Cidadão, deve cancelá-lo nos 10 dias seguintes. O mesmo se aplica em caso de furto ou roubo do CC. O cancelamento é gratuito, irreversível e, se não o fizer, arrisca-se a uma coima entre 100 e 500 euros.
Para cancelar o Cartão de Cidadão, tem três meios à disposição:
- Online, com ou sem autenticação, a partir desta página;
- Através da linha telefónica 210 990 111, disponível 24h por dia para cancelamentos do CC;
- Presencialmente, em conservatórias do Registo Civil, Espaços Registos, balcões de atendimento do IRN e postos consulares portugueses, se residir no estrangeiro.
Após o cancelamento, deve solicitar a respetiva renovação do seu cartão.
O que muda com o novo Cartão de Cidadão?
A 10 de junho de 2024, entra em circulação um novo modelo do Cartão de Cidadão, mas poderá continuar a usar o seu até que a validade expire. Conheça as novidades em três pontos essenciais.
Design renovado
O chip informativo passa para o verso do cartão. A fotografia de rosto e as letras serão maiores para facilitar a correspondência de identificação entre o documento e o seu portador. Mas não é tudo: o novo Cartão de Cidadão distingue-se, ainda, por incluir elementos culturais do país, tais como o padrão da calçada portuguesa.
Segurança reforçada
Entre as novidades contra fraudes, destacam-se elementos apenas visíveis sob luz ultravioleta e um fundo anticópia. Já a miniatura da fotografia de rosto terá uma janela transparente, que varia de cor consoante o fundo. Ao todo, são mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital.
Tecnologia contactless
A nova geração do Cartão de Cidadão segue a linha do que já acontece com muitos cartões bancários, que permitem realizar tarefas através da sua simples aproximação a um leitor contactless. Assim, levanta-se a hipótese de o CC poder ser utilizado como título de transporte em todo o país e, ainda, permitir a entrada em eventos, pela sua associação a bilhetes eletrónicos.
Sabia que…
Apresentar o CC no telemóvel tem o mesmo valor jurídico do documento físico? Com efeito, o processo de digitalização do Cartão de Cidadão já começou há algum tempo.
Na aplicação id.gov.pt, pode guardar o seu Cartão de Cidadão e outros documentos, de forma prática e segura. Para isso, deve:
1. Instalar a app id.gov.pt;
2. Aceder com os dados da chave móvel digital e definir um código de acesso;
3. Selecionar os documentos que pretende incluir na carteira digital;
4. Aceitar os termos de utilização dos dados pessoais;
5. Após a configuração estar completa, pode utilizar os seus documentos de forma digital, bastando para isso abrir aquele que deseja ou apresentar o código QR correspondente, sempre que solicitado.
Tem mais dúvidas sobre o Cartão de Cidadão?
Quem necessitar de auxílio em assuntos relacionados com o CC, pode recorrer à Linha Cidadão. O atendimento é feito por videochamada e, durante a sessão, poderá colocar questões, bem como pedir ajuda para fazer a renovação do documento ou alterar a morada. Para agendar:
- Selecione o serviço pretendido no Portal do Governo;
- Carregue no botão Apoio, no lado direito da página;
- Preencha o formulário de agendamento;
- Submeta o pedido.
Posteriormente, receberá um e-mail a confirmar a sua marcação e, na hora indicada, acede à chamada através do link enviado.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?