Escreva uma carta de apresentação sem falhas

Está à procura de emprego? Selecione as dez empresas onde gostaria de trabalhar e empenhe-se verdadeiramente na elaboração das respetivas cartas de apresentação. O Ei ajuda-o a conquistar o trabalho que procura.
Artigo atualizado a 04-05-2025
Saiba como escrever uma carta de apresentação sem falhas Saiba como escrever uma carta de apresentação sem falhas

Se não for capaz de escrever uma boa carta de apresentação, com a devida atenção aos detalhes, dificilmente conseguirá convencer potenciais empregadores de que terá um bom desempenho no cargo ao qual se candidata. Saiba como preparar uma boa carta de apresentação.

Impressione o empregador

A primeira oportunidade para um candidato se distinguir é a sua carta de apresentação. Se descuidar este “cartão-de-visita”, de pouco lhe valerão as horas que poderá ter dedicado a aperfeiçoar o seu CV: o seu potencial empregador pode nem chegar a vê-lo. “A carta de apresentação é a primeira oportunidade de impressionar o empregador, não apenas uma mera capa do seu Curriculum Vitae (CV)”, refere o artigo “Three excellent cover letter exemples”, do The Guardian.

Ao escrever a carta de apresentação, foque-se mais nas razões pelas quais a empresa precisa de si, e pelas quais deve contratá-lo, do que nos motivos pelos quais deseja a vaga a que se candidata. Antes de redigi-la pergunte a si próprio: como é que poderei ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos? Que competências possuo que me levam a ser uma verdadeira mais-valia? “O erro mais comum ao escrever uma carta deste tipo é concentrar-se nas razões pelas quais a oportunidade de trabalho é positiva para si, em vez de se focar nas necessidades da empresa”, explica o empreendedor Jesse Hertzberg, no artigo “The Best Cover Letter”.

Investigue antes de começar a escrever a carta de apresentação

Informe-se sobre a empresa e o trabalho a que se candidata. Visite o seu site e Facebook. Pesquise o Twitter e as páginas pessoais dos principais administradores no LinkedIn. Consulte os perfis de alguns colaboradores. Averigue os principais desafios da empresa. Finalmente, entenda de que forma poderá contribuir para o seu sucesso.

Seja breve e redija uma frase de abertura forte

A carta de apresentação deve ser breve, de modo a facilitar a sua leitura e evitar perdas de tempo ao destinatário. Sintetize as suas mais-valias profissionais em poucos parágrafos. “Quanto mais breve e poderosa for a sua comunicação, mais forte será a carta de apresentação. Os empregadores não têm muito tempo para analisar cartas de apresentação e currículos”, indica o artigo “6 Unconventional Ways To Start Your Cover Letter.

Prepare uma carta de apresentação personalizada para cada candidatura e pense numa frase de abertura forte. Deixe claro o motivo pelo qual é a pessoa certa para o emprego. Seja direto e dinâmico. A maioria das pessoas inicia a carta de apresentação de uma forma pouco apelativa: “Em resposta ao vosso anúncio, com a referência X, no dia Y, apresento a minha candidatura”. Não faça o mesmo. Diferencie-se pela positiva.

Enfatize o seu valor, sem exageros

Dê a conhecer os seus pontos fortes, analise a descrição do trabalho e as principais caraterísticas solicitadas. Quando estiver a redigir a sua carta de apresentação, torne claros os motivos pelos quais deve ser contratado.

Os empregadores procuram pessoas que os ajudem a resolver problemas. O artigo “How to Write a Cover Letter”, da Harvard Business Review, recomenda que comece por mencionar uma tendência genérica que condicione o setor da empresa a que se candidata. Indique, de seguida, como a sua experiência lhe permitirá ajudar a empresa a responder a esse desafio. Explique, por exemplo, como contribuiu para a resolução de um problema semelhante no passado, partilhando uma conquista relevante.

Era uma vez…

Contar uma pequena história relacionada com a sua experiência profissional valorizará a sua carta de apresentação. Ao mesmo tempo, irá revelar um pouco sobre a sua personalidade, permitindo ao empregador conhecê-lo melhor. Por exemplo, se sabe que a empresa a que se candidata tem uma cultura mais informal, poderá ser mais criativo e audaz na sua abordagem.

Quando estiver a redigir a carta de apresentação tenha sempre presente um fator decisivo: a honestidade. No artigo “The Cover Letters That Make Hiring Managers Smile (Then Call You)”, a especialista em recursos humanos Jenny Foss sublinha: “Se escrever uma carta de apresentação genuína irá sempre muito mais longe.”

No final, reveja minuciosamente a sua carta de apresentação e peça a outra pessoa da sua confiança que também o faça, com um olhar crítico e exigente. Depois, copie a sua carta e envie-a no corpo do e-mail com o seu CV em anexo. Boa sorte!

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Procurar emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.