Oito frases que um chefe nunca deve dizer aos colaboradores

Um líder de excelência sabe que, além de apostar nos seus conhecimentos técnicos, deve privilegiar a boa gestão dos recursos humanos. E isso passa, também, por evitar fazer alguns comentários aos colaboradores.
Artigo atualizado a 25-10-2023

Frases proibidas (do chefe para os colaboradores):

1. “Faça o que eu mando e não discuta”

Esta é uma frase que, enquanto líder de uma estrutura empresarial, deve abster-se de dizer a quem trabalha consigo. Este tom autoritário demonstra a fragilidade e insegurança de uma liderança. Não é com este tipo de ordens sem contexto ou uma explicação que vai fazer com o seu colaborador cumpra o que pretende. Ao invés, explique-lhe por que razão essa tarefa tem de ser realizada e oiça os argumentos do colaborador (também podem ser válidos). Lembre-se que ninguém gosta de ser um “pau mandado”.

2. “O seu trabalho está bom, mas eu teria feito melhor”

Com esta frase, apesar de estar a elogiar o desempenho do colaborador, está também a dizer-lhe que a qualidade do seu trabalho está aquém da sua. Este tipo de comparações gera insatisfação e perda de produtividade.

3. “Conseguiu alcançar os resultados, mas eu ajudei”

Ainda que tenha sido verdade, o seu papel como líder é estimular o colaborador. Por isso, não precisa de estar a sublinhar o seu contributo. O sucesso alcançado é o mais importante.

4. “Nunca será capaz de alcançar esse resultado”

Constatações como estas são inadequadas para a moral profissional dos seus colaboradores. Aposte nas valências de cada um dos membros da sua equipa e não estimule pela negativa, porque (quase) nunca funciona.

5. “O seu colega é a pessoa mais indicada para esse trabalho”

Fazer comparações entre colegas é desaconselhável. Desta forma, desmotiva o colaborador e gera mau ambiente na equipa. Seja claro na distribuição de tarefas.

6. “O seu salário inclui estas funções”

O tom intimidatório é sempre de evitar. Se um colaborador está reticente quanto à realização de uma tarefa, convença-o explicando-lhe que as suas capacidades são adequadas para o trabalho em causa.

7. “Tem sorte em ter este emprego”

Esta é uma frase que os maus líderes costumam dizer aos colaboradores em tempos de crise, numa tentativa de os fazer sentir gratos e persuadir a trabalhar mais. Mas o efeito produzido é exatamente o oposto. Ao agir assim, apenas mostram que são pessoas inseguras e que não sabem como motivar os seus colaboradores. Os líderes eficientes sabem que trabalhadores motivados são mais aplicados e obtêm bons resultados.

8. “Isso é uma ideia estúpida”

Nem todas as ideias são brilhantes, mas isso não justifica insultar e expor ao ridículo um colaborador. Com esta conduta, desencoraja os seus colaboradores de partilharem as suas ideias (boas ou más), gerando um prejuízo para a empresa. Um bom líder deve valorizar as ideias e opiniões dos seus colaboradores.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais