Quer trabalhar no estrangeiro? Pesquise nestes sites

Sempre sonhou em trabalhar no estrangeiro? Ou, face à falta de opções nacionais na sua área, resolveu alargar a sua procura a opções de emprego fora de Portugal?
Artigo atualizado a 18-08-2017

Sites para trabalhar no estrangeiro

1. Carreiras internacionais / CIEJD

Interessa-lhe um emprego numa instituição internacional? O site Carreiras Internacionais é o ponto de partida ideal. Esta iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desenvolvida pelo CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, dá-lhe acesso a oportunidades de emprego e estágio na União Europeia, no Conselho da Europa, na OCDE, nas Nações Unidas e na NATO. As ofertas podem ser pesquisadas por palavra-chave e em função da instituição empregadora.

2. Emprego pelo Mundo

Fundado por um estudante português a viver na República Checa, este é um portal vocacionado especificamente para ajudar desempregados portugueses a trabalhar no estrangeiro. Na pesquisa pelo site, é possível encontrar diversas ofertas de emprego no estrangeiro, sobretudo na Europa, mas também vagas nacionais.

Em paralelo, a plataforma funciona também como agregadora de outros sites de emprego, especializados em áreas específicas. Procura, por exemplo, uma oportunidade em Design? Escolha essa área no Emprego pelo Mundo e encontre os sites internacionais de emprego que lhe dão acesso a vagas em Design. O mesmo se aplica a outras especialidades, como Arquitetura, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Hotelaria, Marketing, Saúde e Turismo.

3. Manda-te!

Uma plataforma de procura de emprego que é, simultaneamente, um agregador de oferta formativa. No Manda-te! encontra diversas oportunidades para trabalhar no estrangeiro, filtradas por país de destino e área de atividade. Já na componente de formação, as ofertas são exclusivamente nacionais. Como complemento, o site disponibiliza artigos sobre carreira, liderança, motivação e inovação.

4. EURES

Com cerca de dois milhões de ofertas disponíveis, a EURES – Serviços Europeus de Emprego é uma das principais portas para trabalhar no estrangeiro, mais concretamente na Europa. A plataforma disponibiliza vagas sinalizadas por serviços públicos de emprego, sindicatos e organizações de empregadores, nos 28 Estados-Membros da União Europeia e também na Noruega, Liechtenstein, Islândia e Suíça. Para não se perder entre tantas vagas, use com eficiência os critérios de pesquisa disponíveis. Pode filtrar a sua procura por localização do emprego, duração do contrato (permanente ou temporário), tipo de contrato (full-time, part-time ou estágios), nível de habilitações exigidas e experiência.

Indeciso sobre qual o melhor país para procurar emprego? Também aqui a EURES o pode ajudar. A plataforma dispõe de fichas informativas sobre condições de vida e de trabalho para cada um dos 32 países abrangidos. Estas dicas são particularmente importantes para adaptar a sua candidatura ao contexto do empregador.

5. Euroaxess

Este é o portal indicado para investigadores à procura de oportunidades noutros países europeus. A sua aposta é uma carreira em investigação científica? Espreite aqui as vagas das várias instituições e, também, oportunidades de bolsas e financiamentos. Pode definir palavras-chave, área de investigação e país de destino como critérios para a pesquisa.

O Euroaxess resulta de uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e dos Estados-Membros participantes do Programa Quadro da União Europeia para a Investigação.

6. EuroActiv Jobs

O EuroActiv, portal de informação sobre a atualidade na União Europeia, é também um bom ponto de partida na procura de emprego em outros Estados-Membros. A plataforma dá uma atenção especial a ofertas de empregos de Bruxelas – tanto em instituições europeias, como nas várias entidades internacionais que marcam presença na cidade –, mas é possível encontrar muitas oportunidades em outras cidades e países. A pesquisa é feita por área de trabalho e anos de experiência, além das habituais palavras-chave.

7. Total Jobs

Sempre sonhou com um emprego no Reino Unido? O Total Jobs é um dos pontos principais de procura de emprego em Terras de Sua Majestade. Com cerca de dois milhões de candidaturas registadas por mês, a competição por uma vaga adivinha-se árdua. Mesmo assim, confie no seu perfil e na sua experiência e procure uma oportunidade em Inglaterra, na Escócia, em Gales ou na Irlanda. Se ficar desorientado na conversão entre euros e libras, recorra à ferramenta de verificação de salários da plataforma. Desta forma, pode confirmar se o salário proposto em cada anúncio está de acordo com a média. O site disponibiliza ainda vários artigos relacionados com a procura de emprego, como dicas para elaboração de currículos ou estratégias para uma entrevista de trabalho bem-sucedida.

8. Monster

O site é particularmente relevante para encontrar emprego nos Estados Unidos, mas a expansão e popularidade que ganhou nos últimos anos têm dado os seus frutos. A Monster está já presente em países como Espanha, Reino Unido e Alemanha.

A pesquisa de ofertas é bastante simples, com referência apenas a palavra-chave e localização. É possível também fazer o upload do seu próprio CV, que passa a constar na pesquisa para empregadores. Aproveite e navegue por todas as funcionalidades que a Monster tem ao seu dispor. As informações mais gerais sobre emprego (técnicas de elaboração de currículos ou de cartas de apresentação) são complementadas com indicações mais especializadas em torno de categorias, ou, como lhes chama a Monster, “comunidades”, que vão desde o primeiro emprego à tecnologia ou saúde. Aqui vai encontrar artigos especializados, ofertas de emprego relevantes para a categoria e, até, perfis expectáveis de salários.

9. Linkedin

A rede social profissional é também um recurso relevante para a procura de emprego para quem quer trabalhar no estrangeiro. Registe-se com um perfil e pesquise as ofertas disponíveis na secção Empregos. Pode filtrar os resultados encontrados por palavra-chave, localização, tipo de experiência pretendida, áreas de atividade e tamanho da empresa (definida pelo número de colaboradores). Tenha em atenção, no entanto, à forma como se apresenta e organiza a informação no seu perfil Linkedin. Tal como um CV, esta será a sua montra pessoal para potenciais empregadores (quer o procurem no Linkedin depois de se candidatar a oportunidades nesta rede social, quer na pesquisa livre pelo seu nome no Google).

10. UN Careers

Trabalhar nas Nações Unidas parece-lhe demasiado irrealista? Experimente investigar as oportunidades existentes no portal de carreiras da organização internacional, para diferentes tipos de perfis e experiências. A pesquisa tem em conta a categoria profissional, o departamento e a localização.

Uma candidatura bem-sucedida às Nações Unidas é sinónimo de um emprego de topo, em ambiente internacional, vocacionado para áreas tão cruciais como manutenção da paz, combate às alterações climáticas, apoio em crises humanitárias, monitorização de eleições, desarmamento de crianças-soldado e defesa dos direitos humanos. Se sempre quis ‘mudar o mundo’, as Nações Unidas são o sítio certo para trabalhar.

Agora que sabe onde começar a procurar emprego no estrangeiro, boa sorte!

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais