10 apps de viagem para levar consigo nas férias

Chega o calor e todos os pensamentos se fixam nas férias. Se já escolheu o seu destino, conheça 10 apps de viagem gratuitas que prometem facilitar-lhe a vida este verão.
Artigo atualizado a 07-08-2018

O potencial das apps de viagem não se esgota em encontrar o voo mais barato. Chegado ao destino, existem aplicações para smartphones que o ajudam a orientar-se nos transportes públicos, a descobrir hotspots gratuitos de Wi-Fi, a converter qualquer moeda e, até, a comunicar com as pessoas locais na língua do país onde está.

Apps de viagem para este Verão

1. Skyscanner – Encontre o voo ideal

app essencial para quem quer viajar de avião durante as férias. Ao comparar viagens de avião das diferentes companhias, low cost ou tradicionais, a ferramenta mostra-lhe as opções de voos mais baratas. O melhor do Skyscanner é, no entanto, a opção de alertas eletrónicos. Todos os dias recebe uma atualização de preços para a rota selecionada. A app, gratuita, está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

2. Hopper – Antecipe as tendências de preços das viagens

O Hopper também ajuda, gratuitamente, a encontrar a opção mais económica para a sua viagem de avião. Contudo, mais do que apresentar informações em tempo real da rota pretendida, a grande mais-valia desta app é a vertente de predição. Ao inserir as datas e o destino da viagem, o Hopper prevê quando é que o voo ficará mais barato. A partir daí, tem duas opções recomendadas pela ferramenta: reserve ou espere. No caso de preferir esperar, o Hopper envia-lhe notificações no instante em que os preços desçam. Disponível para iOS e Android.

3. Hipmunk – Agregador de viagens e estadias, sem “agonia”

Ainda na fase de planeamento da viagem, o Hipmunk pode ser o seu amigo ideal entre as apps de viagem. A ferramenta alia a pesquisa de opções de viagens de avião à procura de alojamento, consoante o destino e dias escolhidos. Perante os resultados, pode escolher a opção mais económica ou, em alternativa, a que representa uma menor “agonia” – indicador Hipmunk que combina a duração do voo com o número de escalas. Na pesquisa de alojamento é ainda possível cruzar os resultados de hotéis tradicionais com opções Airbnb, na procura da opção mais vantajosa para as suas férias. Disponível na versão web e também em app para iOS e Android.

4. Viator – Planeie atividades com antecedência e poupe euros

Diversão com descontos

Com a app Montepio pode beneficiar de descontos num vasto leque de atividades de lazer. Saiba como utilizar a aplicação.

A ausência de uma agenda é uma das vantagens de estar de férias, mas a verdade é que planear com antecedência pode ser sinónimo de poupança. Aqui, o Viator é uma ferramenta indispensável. A app apresenta-lhe as melhores oportunidades de atividades no destino à escolha. De espetáculos a tours personalizadas nos principais monumentos, as opções são várias e a escolha depende inteiramente dos seus gostos. Depois de selecionar as melhores ofertas – muitas vezes com preços especiais e acesso prioritário em locais repletos de turistas – faça as reservas diretamente através da plataforma. A versão mobile está disponível apenas para iOS.

5. Go Euro  – Todos os caminhos vão dar a Roma… mas qual o melhor?

De avião, de comboio ou autocarro? A opção até pode parecer óbvia, mas conhecer os transportes disponíveis – e tarifas associadas – é um trunfo para poupar na viagem. Imagine, por exemplo, que vai passar férias a Itália e quer visitar Roma e Veneza – qual a melhor forma de viajar de uma cidade para a outra? A Go Euro mostra-lhe as opções existentes de avião, autocarro e avião, para a mesma rota e período de tempo, com indicação de preço e horas de viagem. Em versão web, iOS e Android, apenas para destinos europeus.

6. Praia em direto – Antes de sair de casa, informe-se sobre a temperatura do mar

Se optar por não fazer grandes viagens nestas férias, existem apps de viagem que o ajuda a aproveitar o melhor que as praias portuguesas têm para oferecer. O Praia em Direto, por exemplo, dá-lhe informação, em tempo real, sobre as condições das praias nacionais. Escolha a praia da sua eleição e veja, no ecrã do seu telemóvel, informações sobre a temperatura da água e do ar, o índice UV, a velocidade do vento ou a ondulação. Disponível em versão web, iOS e Android.

7. Wi-Fi Finder – Encontrar Wi-Fi nas férias

No estrangeiro, cada megabyte de Internet é precioso. Como o uso de dados assume, muitas vezes, valores proibitivos, o melhor é mesmo optar por ligações Wi-Fi de acesso livre. Para as encontrar, recorra à apps de viagem específicas para o efeito, como a Wi-Fi Finder, da Avast. A ferramenta mostra-lhe hotspots perto da sua localização (através do sinal GPS) ou em qualquer lado do mundo que queira pesquisar. Para cada hotspot, obtenha indicações georreferenciadas sobre como chegar à zona abrangida.  As redes indicadas são verificadas e protegidas por pessoas reais, garantindo que navega em segurança pela Web. Disponível para iOS ou Android.

8. XE Currency  – Evite ficar perdido entre câmbios

Usar uma moeda diferente para as transações quotidianas pode ser uma dor de cabeça para quem viaja para fora da Zona Euro. Para que tenha uma melhor noção dos seus gastos, o mercado das apps disponibiliza várias soluções de conversão de moedas. O XE Currency é uma destas ferramentas. Com um interface intuitivo, a app permite-lhe fazer conversões com taxas de câmbio atualizadas de mais de 150 moedas. É possível ainda predefinir pares de conversão preferenciais. Disponível em duas versões, gratuita e pro, o XE Currency pode ser acedido nos sistemas operativos iOS, Android e Windows Phone.

9. Citymapper – Uma das apps de viagem dentro da cidade

Ambientar-se ao sistema de transportes públicos de uma cidade nova nem sempre é tarefa fácil. Para o ajudar, a Citymapper coloca ao seu dispor várias opções para se deslocar e sem utilizar táxi, tendo em conta os seus locais de partida e chegada. Com ligação às redes de metro e autocarros de cada cidade, mas também aos sistemas disponíveis de partilha de bicicletas, descubra os melhores itinerários em tempo real (atualizados até com alertas de interrupção de serviço de transporte). Para cada rota, existe ainda informação sobre as calorias gastas na viagem. A Citymapper pode ser usada, atualmente, em 31 cidades, espalhadas por todo o mundo. Os itinerários detalhados estão disponíveis para iOS e Android.

10. Tradutor Voz – O intérprete linguístico que cabe no bolso

Quando não conhece a língua local, passar férias no estrangeiro significa transformar uma mera ida às compras numa aventura linguística. Neste contexto, expressões simples como pedir um táxi ou perguntar pelo WC mais próximo são um desafio. Pode evitar gastar dinheiro em dicionários e guias de conversação com a app Tradutor Voz. De forma muito simples, a ferramenta grava expressões na sua língua e faz a sua tradução, automaticamente, para a língua pretendida. Depois, basta escolher a opção de reprodução em alta voz da expressão traduzida. Apesar de robotizada, a “voz” que o seu telemóvel emite domina o sotaque com mestria e permite-lhe comunicar com as pessoas locais. Disponível para Android.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Férias , Viagens

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais