Quer ficar rico? Estes livros explicam como consegui-lo

É possível ficar rico, mesmo sem ter nascido em berço de ouro. Saiba como.
Artigo atualizado a 12-04-2022

10 livros de finanças que o ajudam a ficar rico

1. A verdade nua e crua sobre homens, mulheres e dinheiro – Kevin O’Leary

Kevin O’Leary é conhecido do público português pela sua participação no programa “Lago dos Tubarões”. Neste livro, o milionário partilha uma série de conselhos para ganhar e poupar dinheiro, que, como admite o autor, são difíceis de seguir, apesar de parecerem simples à primeira vista. Recorrendo a exemplos da vida real, num dos capítulos, O’Leary alerta para erros frequentes na gestão das finanças pessoais. Noutra secção, o autor partilha dicas para conseguir chegar ao final do mês com mais dinheiro e multiplicá-lo.

2. Como fazer fortuna – Benjamin Franklin, Steve Shipside

Benjamin Franklin, que viveu no século XVIII, continua na lista dos 100 americanos mais ricos de sempre e é uma referência para qualquer empresário de sucesso. Steve Shipside pegou nos ensinamentos de um dos livros mais inspiradores de sempre, publicado originalmente em 1758, e transportou-os para a atualidade. Eliminar impulsos de consumo, investir em si mesmo e gerir o tempo sabiamente são alguns dos truques que “Como fazer fortuna” ensina, numa adaptação da obra do século XVIII ao mundo das finanças atual.

3. O seu primeiro milhão – Pedro Queiroga Carrilho

É o primeiro guia de finanças pessoais escrito por um português. Diagnosticar e compreender a maneira como nos relacionamos com o dinheiro, perceber quanto ganhamos verdadeiramente e aprender a tirar melhor partido dos rendimentos são pontos fundamentais para começar a poupar. Além disso, “O seu primeiro milhão” ensina como e onde investir de forma segura. Apresenta exercícios de disciplina financeira. Pedro Queiroga Carrilho, formador na área das finanças pessoais, quer pôr o dinheiro a trabalhar para si.

4. Trabalhar menos, produzir mais e enriquecer – Luís Antunes

O sucesso financeiro depende da força de vontade e de conhecimentos que tem de adquirir. Mas também de um balanço entre as várias vertentes da sua vida – relacionamentos sociais, realização profissional e família. Luís Antunes escreveu um livro que explica que, tal como a Economia não se resume apenas a preços e mercados, também o seu sucesso financeiro depende de outras variáveis além do dinheiro. E só tendo consciência disso poderá verdadeiramente enriquecer.

5. Como enriquecer na bolsa com Warren Buffet – David Clark e Mary Buffett

Traduzido em 12 países, este continua a ser um livro essencial para quem está a começar na área financeira e quer ficar rico. A obra está dividida em duas partes. “A arte da Buffettologia básica” ensina-lhe a reconhecer um negócio onde deve investir. A “Buffettologia Avançada” explica-lhe procedimentos mais complexos, como determinar a taxa de rendibilidade anual, por exemplo. Tudo com base na filosofia do investidor Warren Buffet.

6. 100 regras para enriquecer – Richard Templar

É a compilação de 100 regras de ouro que não se esgotam no dinheiro. Richard Templar criou um guia para lidar com o dinheiro e as finanças, que analisa formas de estar na vida e até os objetivos em que se aposta. E tudo porque, como explica o autor, existem inúmeros fatores que conduzem à prosperidade e podem dar origem a uma fortuna avultada. As regras são explicadas, ao longo do livro, de forma muito simples e passível de ser aplicada no dia-a-dia.

7. Enriquecer – Mark Tier

Um livro que desvenda os truques que transformaram Buffett, Icahn e Soros nos três investidores mais bem-sucedidos do mundo. Mark Tier defende que os três seguem os mesmos hábitos e estratégias: não investem muito dinheiro, compram tudo o que podem, não estão focados exclusivamente no lucro e colocam a tónica em não perder dinheiro, mais do que em ganhá-lo. Um livro que o pode ajudar a rever as suas estratégias de investimento e a ficar rico.

8. Pense e fique rico – Napoleon Hill

Há quem defenda que se trata do livro de auto motivação empresarial mais inspirador da história. Napoleon Hill era um jovem jornalista quando entrevistou Andrew Carnegie, um dos norte-americanos mais ricos do início do século XX. O magnata do aço desafiou-o a entrevistar 500 milionários para descobrir o que tinham em comum. E Napoleon Hill fez isso mesmo. Depois, escreveu “As leis do sucesso”. “Pense e fique rico” é a compilação dessas leis, que incluem receitas objetivas para ganhar dinheiro.

9. Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki

É um dos livros de finanças pessoais mais vendidos em todo o mundo. Robert Kiyosaki, conferencista de assuntos financeiros, defende que é preciso combater o analfabetismo financeiro e aprender a gerir o dinheiro pessoal, criando riqueza mesmo quando não se tem um salário muito elevado ou outro tipo de receitas. Na obra, o autor também mostra como a classe média trabalha para ter dinheiro, enquanto os ricos fazem com que o dinheiro trabalhe para eles. Robert Kiyosaki ensina-lhe, ainda, o que deve transmitir aos seus filhos sobre o futuro e o dinheiro.

10. Como ser rico – Patricia G. Horan

“Como ser rico – Os segredos dos maiores milionários do mundo” é uma antologia de excertos de livros de 11 dos maiores líderes mundiais que inspiram milhares a ser ricos. Todas as filosofias parecem coincidir num ponto: as decisões que tomamos refletem-se na forma como vivemos e a chave do sucesso está naquilo que pensamos, nos nossos anseios e nas nossas ações. Por isso, é preciso trabalhar a mente para ficar rico.

 

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais