Conheça 4 caminhos para comprar bens em leilões

Está a pensar aderir aos leilões? Saiba onde poderá encontrar bons negócios.
Artigo atualizado a 11-05-2023

Automóveis, mobiliário, peças de arte, antiguidades, eletrodomésticos e até casas. A lista de bens móveis e imóveis que é possível comprar em leilões é interminável. Os preços são, por regra, mais apelativos do que os de mercado, por isso, representam boas oportunidades para quem está a adquirir estes bens.

Se pretende comprar em leilões, existem várias formas de o fazer. E, o melhor de tudo, é que na maior parte dos casos nem precisa de sair de casa. Saiba onde encontrar artigos a bons preços.

1. Finanças

Quando um contribuinte não cumpre as suas obrigações fiscais, a Administração Fiscal pode proceder à penhora dos seus bens. Posteriormente, esses bens são colocados à venda, para que as receitas daí resultantes, cubram as suas dívidas. Refira-se que, desde setembro de 2016, as Finanças não podem vender imóveis penhorados que se destinem exclusivamente a habitação própria e permanente do devedor ou do seu agregado familiar.

Os bens penhorados são publicitados no “Venda Eletrónica de Bens Penhorados das Finanças”. Aqui poderá comprar imóveis, automóveis, participações sociais e outro tipo de bens em leilão. As duas principais modalidades de venda são: leilão eletrónico e proposta em carta fechada.

Para consultar os bens disponíveis, terá de aceder ao site e seguir estes passos:

1. No lado esquerdo do ecrã, clique em “vendas em curso” e escolha a tipologia de bens que pretende adquirir;

2. Se quiser fazer uma proposta, selecione a venda pretendida, clique em “entrar em leilão”, registe-se com o número de contribuinte e código de acesso e coloque o valor de licitação. No campo ao lado, poderá ver qual o montante da última licitação. No dia e hora designados, termina o leilão, estando em posição vencedora a última pessoa que validamente apresentou uma proposta. O leilão dura 15 dias. Se a venda não for concretizada, passa para a modalidade de proposta em carta fechada, que decorre durante 15 a 20 dias.

2. Segurança Social

A falta de pagamento de contribuições à Segurança Social (SS) pode dar origem a um processo de execução por parte do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS). Posteriormente, poderá culminar na penhora e apreensão dos bens do devedor. Esses bens podem ser objeto de venda, caso a situação não seja regularizada.

Para consultar os bens disponíveis para venda, tem de aceder à página da Segurança Social e clicar em “Documentos Institucionais”. O negócio pode ser realizado através de proposta por carta fechada ou negociação particular. A Segurança Social tem, ainda, outro site, no qual promove os imóveis que tem disponíveis para venda (ou arrendamento). Mais uma vez, não sendo um leilão tradicional, os interessados têm de apresentar propostas até à data limite e o imóvel será adjudicado ao que tiver apresentado a melhor proposta financeira. Saiba mais aqui.

3. E-leilões.pt

O e-leilões.pt é uma plataforma de leilão eletrónico desenvolvida pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de execução. O principal objetivo é a venda, em leilão eletrónico, de bens penhorados no âmbito de processos de execução em que tenha sido designado agente de execução.

Nesta página, pode consultar os bens em leilão (imóveis, veículos, equipamentos, mobiliário, máquinas e direitos). Quem quiser apresentar uma proposta, deve aceder à plataforma, com certificado digital do cartão do cidadão ou chave móvel digital.

Qualquer pessoa inscrita na plataforma pode apresentar uma proposta sobre os bens em leilão, até à data e hora limite. Após a submissão da proposta é atribuído um número único de proposta (NUP), através do qual o licitante pode consultar o estado do leilão.

4. Leiloeiras online

Quem procura objetos de decoração, antiguidades ou raridades (mas não só), pode recorrer às tradicionais leiloeiras. Atualmente, já não é necessário deslocar-se ao local do leilão para apresentar a sua proposta ou enviar um representante para fazer uma licitação, pois a maioria destas casas disponibiliza leilões online, alguns em tempo real, onde os interessados podem fazer as suas ofertas sem sair do sofá.

Através da modalidade de leilões online, pode consultar os bens que compõem o lote e seguir o resultado do leilão. Sempre que possível, tente ver o objeto presencialmente antes de o licitar, principalmente caso se trate de um artigo de valor elevado.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais