< Voltar à página de Gestão diária

5 ideias simples de decorações de Natal DIY

Ponha mãos à obra e “faça você mesmo” os pormenores de Natal que vão dar brilho à sua casa nesta quadra.

decorações de Natal

Quer criar um ambiente especial para a semana do Natal? Encontrámos cinco ideias de decorações de Natal simples de executar, de baixo custo e que vão fazer a diferença na sua casa. Reúna a família e dê asas à imaginação para personalizar esta época especial.

Decorações de Natal DIY

1. Estrela de Natal orgânica

Esta sugestão que a apresentadora Leonor Poeiras publicou no seu blogOficina Poeiras” é simples e bonita. É uma estrela de Natal feita com paus, que pode apanhar na natureza, cordel para unir as canas e fitas de cetim para decorar. Uma atividade ideal para realizar com crianças.

Para fazer esta estrela orgânica, as canas têm de ter o mesmo comprimento. O passo seguinte é fazer dois triângulos iguais e colocá-los um em cima do outro. Nas junções entre os dois triângulos é necessário utilizar cordel para que a estrela fique segura. Depois, é decorá-la como preferir. Uma sugestão da autora é colocar fitas de cetim vermelho nas junções. Se gostou da ideia, espreite aqui o passo a passo, assim como as sugestões alternativas de decoração de Leonor Poeiras.

2. Vela decorada com paus de canela

Mais uma ideia simples, que retirámos do canal de Priscilla Paes, uma bloguer e youtuber brasileira, e que pode ser utilizada para decorar a mesa de Natal ou colocar em vários pontos da casa, para dar ambiente. Para fazer esta peça precisa de velas redondas brancas, canela em pau, fita branca (mais ou menos da mesma largura que a vela) e adornos de Natal pequenos.

O primeiro passo é envolver a vela com a fita branca, de seguida colar os paus de canela na fita, utilizando cola quente. Depois pode decorar com uma fita dourada e apliques. Veja este vídeo para saber como se faz.

3. Bolas de Natal brilhantes feitas com lã

São simples de fazer, duradouras e utilizam materiais baratos. Para concretizar esta ideia, retirada do site brasileiro “Assim que faz”, apenas necessita de balões de água, cola branca, lã (branca ou vermelha), glitter e água.

O primeiro passo é diluir a cola branca com água, encher os balões e dar um nó. Amarre a extremidade do balão com o fio de lã e contorne o balão, como desejar. De seguida, mergulhe o balão na mistura de cola com água e cubra com o glitter. Deve depois deixar a bola a secar durante cerca de 48 horas. Por fim, quando estiver seco, retire o balão da bola e pendure na árvore. Veja aqui como se faz.

4. Pinhas douradas

E que tal um pouco de dourado para abrilhantar a quadra? No site A pumpkin and a princess encontra uma sugestão low cost para dar este toque mais glamoroso. Basta utilizar pinhas, tinta dourada, um pincel e fita de seda, que pode ser dourada ou com o xadrez típico da época natalícia.

Para concretizar esta ideia basta passar o pincel na tinta dourada e pintar apenas as pontas da pinha e deixar secar. De seguida ate a fita à base da pinha. Pode colocar na árvore de Natal ou, se juntar várias pinhas, fazer um adorno para a porta. Veja como concretizar este projeto de bricolage.

Para o efeito ser mais intenso, pode mergulhar diretamente as pinhas na tinta dourada e deixar secar durante, pelo menos, 24 horas.

5. Frascos de neve brilhantes

Encontrámos esta ideia no Pinterest, publicada pelo site A pumpkin and a princess, que consiste num frasco de neve brilhante. Podem servir para adornar a mesa ou ser colocadas em pontos estratégicos da casa e que precisem de brilho. Para concretizar a ideia, precisa de frascos, sal, glitter, cola universal, velas pequenas, cordel e decorações de natal, como vegetação artificial.

Numa tijela junte uma chávena de sal com uma colher de glitter, depois aplique uma camada de cola universal em redor do frasco. Polvilhe o frasco com a mistura de sal e glitter e deixe secar durante a noite. Quando estiver bem seco, coloque um pouco e cola no topo do frasco, enrole o fio em torno da cola e coloque um pedaço pequeno de vegetação artificial, típica da época. Coloque uma vela no interior do frasco e, em alturas especiais, acenda-a para abrilhantar o frasco. Veja aqui como se faz.

Ponha mãos à obra e divirta-se a fazer estas decorações de Natal!

 

Ler mais

Saiba mais sobre

Casa , Poupança