Este simulador diz-lhe se o seu rendimento é alto ou baixo

Compare o seu rendimento
O Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, criou um simulador que permite aos cidadãos compararem o rendimento da sua família com os de outros agregados familiares do seu país, ficando a saber se estão acima ou abaixo da média nacional. Através desta aplicação é possível ainda fazer comparações com outros países da União Europeia. Preparado para começar?
O simulador “Compare your income” (compare o seu rendimento, em português) está disponível no site do Eurostat, apenas em inglês. Pode aceder aqui à ferramenta e iniciar já a sua simulação. Para o ajudar nesta tarefa, o Ei explica-lhe tudo o que deve fazer, passo a passo:
- Comece por escolher o país (neste caso, Portugal). Se pretender comparar o seu rendimento familiar disponível com os de famílias de outro país da União Europeia, basta selecionar esse país. Após seleção do país, este será imediatamente assinalado, a cor laranja, no mapa;
- De seguida, indique o rendimento mensal líquido (após os descontos) da sua família. Deve somar salários, pensões, apoios sociais, lucros de investimentos e rendas. Ou seja, todos os rendimentos auferidos por mês;
- Preenchidos estes dois campos, clique na seta à direita do ecrã;
- Adicione o número de pessoas do seu agregado e se estas têm menos ou mais de 14 anos de idade;
- Para concluir a simulação, clique na seta à direita do ecrã.
Simulações
O Ei fez duas simulações para uma família fictícia composta por dois adultos e dois filhos com menos de 14 anos de idade e com um rendimento mensal líquido de 2 500 euros. Comparando com a realidade nacional, o simulador permite concluir que este agregado familiar tem uma situação financeira privilegiada: apenas 20% das famílias em Portugal dispõem de um rendimento mensal líquido mais elevado (ver imagem abaixo). O mesmo é dizer que 80% das famílias portuguesas têm menos do que este valor para organizarem o seu orçamento mensal.
Já em comparação com a realidade alemã, a situação financeira desta família portuguesa não é animadora. O simulador mostra que 70% dos agregados familiares na Alemanha levam mais do que este dinheiro para casa (ver imagem abaixo). Isto é, apenas 30% das famílias alemãs vivem com um rendimento mensal líquido inferior.