10 Estratégias para desfrutar de umas férias low cost

Mesmo com pouco dinheiro é possível ir de férias. Algarve, Açores ou Madeira? Brasil ou Caraíbas? Já escolheu o seu destino de férias? Sim? Agora só tem de encontrar os melhores preços.
Artigo atualizado a 31-05-2023

É certo que os dias de descanso merecem uma despesa extra, mas não devem desequilibrar as finanças da família. E a verdade é que, se os euros não forem controlados, facilmente se podem cometer excessos. A solução é encaixar as férias no orçamento familiar. Se a sua disponibilidade financeira é limitada, siga os nossos conselhos para desfrutar de umas férias low cost.

Consequência da forte concorrência no mercado, os hotéis, as companhias de aviação e as agências de viagens apresentam preços cada vez mais competitivos. Os consumidores são os principais beneficiados, ao mesmo tempo que aguçam o engenho na procura da solução que melhor se adequa às suas necessidades.

1. Use (e abuse) da Internet

O turismo é um dos setores nos quais o comércio eletrónico está mais desenvolvido. A maioria dos operadores de turismo, incluindo hotéis, companhias aéreas, empresas de cruzeiros ou agências de viagens, divulga informação e disponibiliza serviços de reservas online. Existem ainda comunidades de utilizadores na Internet, nas quais são partilhadas recomendações de hotéis e destinos, numa lógica de “rede social” e reputação.

2. Aposte em voos low cost

Se procura um bilhete de avião, pode pesquisar nas páginas oficiais das companhias áreas que operam em Portugal ou pode recorrer a sítios que abrangem toda a oferta existente, como a Vrbo, eDreams, Rumbo ou Travelmarket.

Certifique-se de que planeia a viagem com a maior antecedência possível. Quanto mais cedo reservar, mais baixo será o preço. Confirme o custo do bilhete com e sem taxas e o aeroporto de destino, já que muitas vezes as companhias áreas de baixo custo voam para aeroportos secundários. Avalie a forma de pagamento mais adequada às suas finanças, considerando que as transportadoras cobram taxas diferentes consoante o tipo de cartão usado.

Atenção!

As companhias de aviação low cost criam taxas opcionais para encorajar os passageiros a viajar ao mais baixo custo. Para evitar algumas dessas taxas, não selecione serviços como o embarque prioritário ou lugares reservados, cumpra as limitações de peso de bagagem, não leve bagagem no porão, não use cartões de crédito nos pagamentos e evite comprar refeições no avião. Se optar pela tarifa mais baixa promocional, a taxa de check-in online é gratuita.

3. Arrende uma casa…

Arrendar uma casa, em especial se vai viajar com a família ou com um grupo de amigos com quem pode dividir as despesas, é uma opção que pode ser mais económica em comparação com um hotel. Alguns estudos indicam que é possível conseguir uma poupança entre 30% a 40% quando se arrenda uma casa ou um apartamento, face ao custo da estadia num hotel. Esta solução de alojamento também permite poupar nos gastos com as refeições, pois é possível cozinhar. As plataformas Vrbo e Airbnb, por exemplo, apresentam diversas ofertas nesta área.

4. … ou troque de casa

Outra modalidade de alojamento ainda mais em conta é a troca de casa. Existem vários grupos na Internet em que as pessoas pertencem a uma rede de troca de casas. Enquanto um português se acomoda no apartamento de um holandês, em Amesterdão, em troca, empresta-lhe a sua moradia no Algarve. Esta nova forma de intercâmbio cria sempre alguns receios, mas a verdade é que resulta bem e as pessoas destas redes são avaliadas e todas recomendadas (ou não) após a respetiva permanência.

5. Escolha o regime de alojamento mais adequado

Prefere ficar instalado num hotel? No momento de efetuar a reserva, tem várias opções de regime de alojamento: apenas alojamento, alojamento e pequeno-almoço, meia-pensão (que inclui o pequeno-almoço e o almoço) e pensão completa (pequeno-almoço, almoço e jantar). Avalie a melhor opção para o seu caso. Antes de escolher, faça uma estimativa de quanto poderá gastar se fizer as refeições fora do hotel e compare-a com os preços dos diferentes regimes.

6. Aproveite as ofertas “last minute”

Se não conseguir planear a sua viagem atempadamente, procure os descontos “last minute” (“última hora”, em português) oferecidos pelas agências de viagem e sites especializados, destinados a escoar lugares vazios nos aviões. Pode encontrar verdadeiras pechinchas.

7. Utilize os descontos da sua instituição

É sócio de um clube ou de uma associação? Se sim, então verifique se pode beneficiar de descontos em hotéis, viagens e atividades de lazer. Os associados do Montepio Associação Mutualista (MAM), por exemplo, têm um leque de vantagens à sua disposição nestas áreas. Conheça aqui os descontos do MAM disponíveis em todo o país.

8. Evite ir de férias na época alta

Para ter umas férias low cost, opte por gozá-las na época baixa, durante a qual os preços da viagem e do alojamento são muito inferiores aos praticados nos meses de pico do verão. Normalmente, as razões para estas tarifas mais reduzidas prendem-se com as condições meteorológicas menos favoráveis e com a menor procura. Além dos preços mais convidativos, existe outra grande vantagem em tirar férias na época baixa: possibilidade de gozar de uma maior tranquilidade. Se não tem filhos em idade escolar, esta é uma opção a considerar.

9. Seja turista no local onde vive

À partida parece uma ideia aborrecida, mas é caricato que, por exemplo em Lisboa, existam alfacinhas que já tenham visitado a Torre Eiffel, em Paris, ou o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e nunca tenham visitado o Cristo-Rei, o Castelo de São Jorge ou o Mosteiro dos Jerónimos. Uma forma de garantir umas férias low cost é fazer turismo na própria cidade. Dirija-se até um Posto de Turismo para obter informações sobre atividades de lazer e animação e a oferta cultural.

10. Recorra à tecnologia

As apps são uma poderosa ajuda para planear as férias ao cêntimo. Vai levantar voo nas férias? Pode recorrer, por exemplo, à Hopper. Se utilizar esta app poderá conseguir uma poupança de 40% no bilhete de avião. Há ainda aplicações que ajudam a encher o depósito do carro com menos euros, como a VivaGas e MaisGasolina.

Mais apps para férias low cost

  • TheFork – Escolhe o melhor restaurante com os preços mais acessíveis
  • XE Currency – Diz o valor do câmbio em tempo real
  • Citymapper – Ajuda a andar nos transportes públicos em 39 cidades do mundo

Preparado para usufruir de umas férias low cost?

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Férias , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais