Conheça 5 filmes que ensinam a gerir o orçamento

Luzes, câmara… poupar! Além do aspeto lúdico, existem filmes que integram verdadeiras estratégias de poupança.
Artigo atualizado a 22-12-2021

5 filmes que ajudam a poupar

Desengane-se se espera encontrar filmes sobre bancos e mealheiros. Afinal, poupar é uma lógica do dia a dia. Desta lista de filmes há vários temas: compra de uma casa, dívidas  fora de controlo ou viver com um orçamento limitado. Descubra estes filmes que o ajudam a poupar ou, caso já os conheça, reveja-os nesta nova perspetiva. Tudo a postos? Ação!

 1. “Um Dia a Casa Vem Abaixo” (“The Money Pit”)

Sinopse: Um casal (Walter e Anna) compram, por impulso, uma mansão abaixo do valor do mercado, sem analisarem de forma cuidada o estado do imóvel. Depois de firmado o contrato, descobrem que a casa está num estado lastimável de conservação. Com danos estruturais e problemas graves no sistema de canalização e eletricidade. O resultado? Custos insuportáveis com reparações, que ameaçam levar à falência as contas de Walter e Anna, assim como a própria relação amorosa do casal.

Lição de Poupança: Lembre-se que nem sempre o preço mais baixo representa a maior poupança. Antes de cada compra – sobretudo nas aquisições de imóveis ou viaturas – pondere os custos a médio e longo prazo. Como demonstra o filme, de nada serve comprar uma habitação abaixo do valor de mercado se tiver de despender uma quantia avultada em reparações e remodelações. A melhor opção de poupança tem em conta uma análise de custos futuros. Por outro lado, o filme chama à atenção para a necessidade de refletir antes de fazer uma compra de valor avultado.

2. “Louca por Compras” (“Confessions of a Shopaholic”)

SInopse: Rebecca Bloomwood é viciada em compras. Esta jornalista trabalha na revista Successful Savings e escreve artigos sobre gestão de finanças pessoais. Contudo, na vida pessoal, Rebecca tem dívidas incontroláveis – proporcionais ao tamanho do seu guarda-roupa. De cartão de crédito em cartão de crédito, a jornalista enfrenta uma situação de iminente falência pessoal. Despedida da revista e perseguida por um cobrador de dívidas, Rebecca tem de lutar para a gerir as suas finanças pessoais.

Lição de Poupança: Nesta comédia o entretenimento cruza-se com avisos sábios à gestão das finanças pessoais. É bom lembrar que, para cada nova compra, mais vale investir economias próprias do que recorrer ao crédito. E, antes disso, pondere se necessita desse produto ou serviço: faça a distinção entre o que realmente precisa e o impulso da compra. Para ter maior controlo sobre as suas despesas, opte por ter apenas a um cartão de crédito. Além disso, mantenha sempre as dívidas num patamar em que tenha capacidade para pagar. Não efetue novas dívidas para pagar as existentes. Se estiver em apuros, negoceie com credores o pagamento faseado.

3. “Moneyball – Jogada de Risco” (“Moneyball”)

Sinopse: O responsável de uma equipa de basebol tem o desafio de criar uma equipa com um orçamento limitado. Sem a possibilidade de competir pelas grandes estrelas da modalidade, estabelece uma estratégia de contratar jogadores em início de carreira, mas com potencial. Esta visão não-tradicional não é bem recebida pelos “olheiros” tradicionais. Mas o modelo de análise que segue (Sabermetrics) foi depois considerado o “futuro do basebol”. Perante os resultados, a esta equipa foi uma das melhores relações de qualidade/preço na história desta modalidade.

Lição de Poupança: À primeira vista, este filme sobre basebol (baseado numa história verídica) pouco está relacionado com poupanças. Contudo, um olhar aprofundado deixa a descoberto uma lição importante sobre como gerir um orçamento (pessoal ou profissional). A saber: Na ausência de muitos recursos financeiros, aposte na criatividade e em soluções alternativas. A estratégia pode ser também valiosa para o seu dia a dia. Pensar sempre em alternativas de menor custo, é um caminho para novas oportunidades. Por exemplo, tem um orçamento reduzido para as prendas de Natal? Opte por prendas artesanais, para economizar. Quem sabe se não vai descobrir um talento escondido?

4. “Nunca é Tarde Demais” (“The Bucket List”)

SInopse: Um mecânico e um multimilionário partilham um quarto no hospital, depois de terem sido diagnosticados com cancro em fase terminal. À medida que são submetidos aos tratamentos médicos, começam a estabelecer uma relação de amizade. O mecânico faz uma “lista de desejos” para realizar antes de morrer. Um dos seus desejos era realizar uma viagem à volta do mundo, que o amigo se oferece para financiar. Os amigos viajam para o Pólo Norte, França, Índia, China, Tanzânia, Egipto e Nepal, à medida que refletem sobre as suas vidas e mágoas.

Lição de Poupança: Esta comédia-dramática permite analisar a importância da poupança para o futuro. Existem imprevistos que importa acautelar com as poupanças possíveis. Tenha a preocupação de poupar a pensar na reforma ou noutras circunstâncias futuras que requeiram um investimento adicional. Mesmo que não consiga imitar a viagem à volta do mundo destes amigos, ganhará certamente alguma segurança para fazer face a situações inesperadas.

5. “Os Descendentes” (“The Descendants”)

SInopse: Matt King tem de lidar com o coma da esposa e a pressão dos familiares para vender uma propriedade. Entre o difícil adeus a Elizabeth e a decisão sobre o terreno (cujo direito de propriedade da família expirará daqui a sete anos), Matt tem ainda de gerir a relação difícil com as duas filhas.

Lição de Poupança: A principal lição financeira a reter assenta na indecisão de Matt entre vender os hectares de terreno a uma construtora imobiliária – e distribuir os lucros entre os familiares. Ou manter a propriedade e conservar como herança para as gerações futuras.  Por ter poupado ao longo da vida, os seus rendimentos são suficientes para viver. O mesmo não acontece com os restantes familiares. Esse controlo orçamental permite-lhe não ceder ao impulso de vender a terra para obter dinheiro rápido, pensando também no futuro das suas filhas e das gerações seguintes. Poupar dá-lhe liberdade financeira, essencial para tomar as melhores decisões para a sua vida.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais