Levantar dinheiro: O que saber sobre as caixas multibanco?

Costuma utilizar cartão de débito e crédito? Tenha especial atenção aos custos associados por realizar operações nas caixas automáticas.
Artigo atualizado a 31-07-2018

Em Portugal ou no estrangeiro, os cartões bancários acompanham-nos para todo o lado. Têm inúmeras funções e, no geral, permitem realizar operações bancárias de forma rápida e mais barata. Mas há exceções. Conheça a resposta a seis dúvidas comuns sobre operações em caixas multibanco.

Caixas multibanco: O que saber

1. O que são caixas multibanco?

As caixas automáticas (ATM), mais conhecidas pelos portugueses como “caixas multibanco”, são terminais de uma rede do sistema bancário, que permitem realizar um conjunto de serviços sem ter de ir ao balcão do banco. De forma rápida, cómoda e com custos menores.

2. Que operações pode realizar?

Na generalidade dos casos, pode realizar operações como:

  • Levantamento de dinheiro;
  • Consulta de saldo bancário;
  • Pagamentos;
  • Depósitos;
  • Transferências;

3. Que tipo de Caixas Automáticas existem?

Em Portugal, existem dois tipos de Caixas Automáticas: pertencentes a redes partilhadas (como a rede Multibanco e Euronet Worldwide) e os pertencentes a redes privativas, que só podem ser utilizadas por clientes dessa instituição bancária.

  • Redes partilhadas

 

É o caso da rede multibanco, a mais conhecida em Portugal. O acesso faz-se com um cartão de pagamento de uma rede aceite, como Multibanco, American Express, Maestro, MasterCard, Visa, Visa Electron, entre outros.

  • Redes privativas

A utilização é restrita aos clientes da instituição proprietária da Caixa Automática. O acesso pode ser realizado através de cartão ou através de caderneta.

4. Quanto paga de comissões pelas operações em Caixas Automáticas?

Em operações de levantamento a débito, depósito ou pagamento de serviços não paga encargos, de acordo com o artigo 2º do Decreto-Lei nº 3/2010. No entanto, as instituições de crédito podem cobrar comissões noutro tipo de operações, como transferências bancárias ou levantamento de dinheiro com cartão crédito, designado por cash advance. Antes de realizar uma destas operações é importante conhecer as comissões aplicadas. Veja o preçário, que é obrigatório constar nos sites dos bancos.

5. Levantamentos com cartão de débito ou crédito. Que cuidados ter?

Quando levanta dinheiro com um cartão com dupla função, débito e crédito, por regra, a caixa automática assume que a função de débito. No entanto, atualmente existem ATM de redes estrangeiras (é o caso da Euronet Worldwide), mais vocacionadas para turistas, configuradas para levantar dinheiro a crédito. Nessas situações, tenha especial atenção. Caso seja possível, selecione a opção de levantamento a débito, em vez de crédito. Senão pagará comissões.

6. O que é o cash advance e qual o valor das comissões por levantar dinheiro a crédito?

A generalidade dos cartões de crédito permitem levantar dinheiro a crédito (cash advance). A utilização desta modalidade não é gratuita e está sujeita ao pagamento das taxas de juro e comissões, que devem constar nas condições gerais de utilização. Em Portugal, e restantes países da União Europeia, por cada levantamento de dinheiro a crédito paga um valor fixo e uma percentagem sobre o montante levantado. Em caso de levantamento em cash advance fora da União Europeia, além destas, paga ainda comissão de Serviço Interbancário (2%) e a comissão de Serviço Internacional (1%). Acresce Imposto do Selo.
Atenção que os levantamentos a crédito realizados em redes privativas podem ser acrescidas de despesas adicionais.

7. Euronet vs SIBS (Multibanco): Como distinguir os ATM?

Pelas cores. Os ATM da Euronet Worldwide são azuis e amarelos, enquanto as caixas automáticas da SIBS (Multibanco) são cinzentas e azuis. Além dos tradicionais Multibancos, a SIBS também disponibiliza caixas automáticas dirigidas a estrangeiros, chamadas de ATM Express. Nestas máquinas, cinzentas e laranja, apenas pode realizar levantamentos de dinheiro e consultas de saldo e movimentos.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais