Mapa do cidadão: Tudo o que pode fazer com esta app
O que é o Mapa do Cidadão?
O Mapa do Cidadão é uma aplicação para computadores, smartphones e tablets. É uma espécie de GPS da administração pública, com informação útil sobre 5 000 serviços georreferenciados. É gratuita e disponibiliza versões para o sistema android, iOS ou Windows Phone.
Qual é o objetivo?
Simplificar e melhorar a relação com a administração pública, e evitar as filas de espera.
Que serviços públicos estão representados?
Lojas e espaços do cidadão, repartições de Finanças e Segurança Social, conservatórias do registo civil, tribunais, centros de saúde e hospitais, esquadras da PSP e postos da GNR.
Quais são as funcionalidades?
O Mapa do Cidadão disponibiliza informações sobre os serviços do Estado: Entre os quais:
- Localização;
- Horários de funcionamento;
- Preços e contactos;
- Custos associados;
- Documentos necessários para cada situação;
- Requisitar senha para a Loja do Cidadão.
Também é possível saber, em tempo real, quantas pessoas estão à espera, que senha está a ser chamada naquele instante e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida.
Se tenciona tratar de várias burocracias na mesma Loja do Cidadão, poderá selecionar até dez serviços e ser-lhe-á calculado o seu percurso ideal com base no tempo de espera estimado em cada balcão. Esta interação, em tempo real, só é possível para as Lojas do Cidadão que já têm implementado o SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento.
Quais são os passos para fazer uma pesquisa?
O Mapa do Cidadão permite pesquisar por entidades, serviços prestados ou localizações geográficas. Também é possível filtrar por distância ou categoria (casa, dinheiro, cidadania, documentos, emprego ou saúde.
Por exemplo, alguém que pretenda dirigir-se a um tribunal pode restringir a área de pesquisa a um raio de 5 ou 10 quilómetros. Também é possível escrever diretamente na caixa de pesquisa o serviço que se procura (por exemplo, “tirar o cartão do cidadão” ou “renovar o passaporte”), tendo depois acesso a uma lista ordenada ou a um mapa de Portugal com os balcões de atendimento mais próximos.
Se clicar num dos ícones, surgem informações, como a morada, o horário e os contactos. Assim como uma listagem das entidades presentes no local. Deverá carregar em cima do nome do balcão ao qual pretende dirigir-se para saber a afluência ao serviço (número da senha, tempo de espera, etc.).
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?