5 ideias para aproveitar um dia de verão sem gastar dinheiro

Está de férias e não pode gastar muito dinheiro? Não se preocupe, pois existem formas divertidas e de baixo custo para aproveitar os dias de verão.
Artigo atualizado a 20-06-2023

Os dias de calor chegaram. Enquanto uma parte da população aproveita os dias ensolarados para rumar para outras paragens, outros há que estão com um orçamento limitado e não têm planos para os dias de férias. No entanto, isto não significa que não aproveite ao máximo a época, sem gastar muito dinheiro. Fique a conhecer cinco ideias para aproveitar um dia de Verão sem penalizar a carteira.

Dicas para um dia de verão

1. Pedir um livro emprestado numa biblioteca

Há quanto tempo não vai a uma biblioteca pública? Aproveite as férias do Verão para colocar a leitura em dia. Se já leu todos os livros que tem em casa, visite uma biblioteca pública para conhecer as novidades e, ainda, pedir emprestado um livro. Na maior parte destas bibliotecas, pedir um livro emprestado é gratuito (se o devolver intacto) desde que tenha um cartão de utilizador. A requisição destes cartões normalmente não tem custos associados. Muitas bibliotecas também têm uma agenda de atividades, algumas das quais não tem de pagar. É uma questão de se informar e aproveitar.

2. Visitar um mercado ou feira

Depois de ir à biblioteca, experimente visitar um mercado local ou uma feira. Pode ser uma experiência divertida e não tem de gastar dinheiro, se não estiver interessado. No entanto, pode aproveitar para comprar itens que façam falta em casa (alimentação e roupa, por exemplo). É uma ótima forma de comprar produtos de qualidade e ajudar os pequenos comerciantes.

3. Preparar um piquenique num parque

Se a família está em contenção financeira, ir almoçar a um restaurante não será ideal, embora seja possível encontrar ofertas para todos os gostos e carteiras. Uma boa ideia é fazer um piquenique num parque. Antes de sair de casa, prepare uma lancheira com pequenas refeições saudáveis e práticas. É económico e uma excelente oportunidade para usufruir dos dias solarengos ao ar livre. Pode aproveitar a visita que fez ao mercado para comprar comida que possa ser consumida no piquenique, como fruta ou saladas.

 4. Encontrar um tesouro escondido

Já ouviu falar em Geocaching? Este jogo é praticado por milhares de pessoas em todo o mundo. De uma forma simples, trata-se de uma espécie de caça ao tesouro realizada ao livre, através de coordenadas GPS. Para ser um geocacher é necessário ter um GPS ou usar o smartphone, descarregando a aplicação. O objetivo é, através das coordenadas indicadas, encontrar o local onde está escondida uma pequena caixa preta, chamada de cache. Normalmente, estes “tesouros” estão escondidos em locais com interesse ou contam histórias pouco conhecidas. Uma atividade ótima para ocupar um dia de Verão, em família ou com amigos, e que junta o melhor de dois mundos: conhecer novos lugares e fazer desporto, sem gastar dinheiro.

5. Ir a um concerto gratuito

Verão é sinónimo de convívio com família e amigos e noites ao ar livre. Com o bom tempo, muitas cidades organizam festivais e concertos gratuitos para os seus cidadãos. A melhor forma de se informar dos espetáculos realizados na localidade onde reside é através dos sites das camaradas municipais, onde geralmente existe uma agenda com todas as atividades previstas para época estival e os custos associados. Se está em contenção financeira é só procurar em atividades gratuitas.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Férias , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais