6 presentes originais que ajudam a poupar (e são realmente úteis)

Procura ideias para presentes que não fiquem a ganhar pó na prateleira? Fique a conhecer algumas sugestões para todas as idades e estados de vida.
Artigo atualizado a 30-03-2021

Os melhores presentes nem sempre chegam em caixas, embrulhados com papel bonito e um laçarote. Oferecer um objeto físico pode trazer felicidade instantânea, mas não perdura no tempo. As memórias e aprendizagens são ofertas que podem acompanhar as pessoas ao longo da vida. Fique a conhecer alguns exemplos de presentes para dar a quem gosta, que ajudam a poupar dinheiro, trazem felicidade e perduram no tempo.

Presentes originais e úteis:

1. Presente-poupança | Para todas as pessoas, de todas as idades

É um presente que faz sentido oferecer em qualquer idade, dos 0 aos 65 anos. Aos mais pequenos, oferecer uma poupança é o primeiro passo para assegurar o futuro financeiro deles e garantir que, quando chegar a hora de irem para a faculdade, o dinheiro não será um constrangimento.

No caso dos jovens entre os 18 e os 30 anos, idades em que começam a ter mais despesas, a poupança pode ter a forma de um fundo de emergência, que assegure a estabilidade da pessoa ou família perante um acontecimento inesperado.

A partir dos 40 anos, o presente-poupança pode servir para “dar aquele empurrão” a alguém que gosta, seja familiar ou amigo, a concretizar projetos profissionais há muito tempo guardados na gaveta ou a realizar um sonho antigo (uma grande viagem, por exemplo).

A Associação Mutualista disponibiliza presentes-poupança para crianças e adultos, que aliam a poupança a outros benefícios, como a oferta de bilhetes ou descontos.

2. Consulta de finanças pessoais |Para quem vai casar

O início de uma vida a dois traz inúmeros desafios, principalmente no campo das finanças. Questões como o regime de bens a escolher, o orçamento familiar, os objetivos financeiros, a partilha de despesas após matrimónio, a poupança, a necessidade de contas bancárias conjuntas, entre outras, devem ser esclarecidas antes de dar o nó.

Se tem um tio, primo, irmão ou amigo que vai casar, ofereça-lhe de presente umas horas com um consultor financeiro. É um presente perfeito e verdadeiramente útil para orientar os casais no caminho financeiro certo e ajudá-los a criar um plano para atingir determinadas metas, como comprar casa ou poupar para a reforma.

3. Subscrição em plataforma de streaming | Para quem está na casa dos 20

Hoje em dia existem muitas plataformas de streaming à disposição dos consumidores, pelo que escolher só uma pode ser difícil.

Pode ajudar familiares ou amigos a poupar dinheiro (e a dor de cabeça da escolha), ao oferecer-lhes a subscrição de uma destas plataformas. A Netflix tem, por exemplo, Cartões-oferta à sua disposição, que pode adquirir online ou em lojas físicas. O valor da oferta pode ir dos 25 aos 150 euros. Se preferir oferecer uma subscrição da HBO, paga por mês 4,99 euros. Ao final de um ano, o custo total é de 59,88 euros. No caso de optar pelo serviço da Amazon Prime, a mensalidade é de 5,99 euros, sendo que os novos subscritores apenas pagam 2,99 euros nos primeiros seis meses. Neste registo, pagaria ao final de um ano 53,88 euros.

4. Curso online | Para quem está a precisar “daquela” ajuda profissional

É o presente ideal para oferecer a alguém que está numa encruzilhada profissional: desempregado, descontente com o seu emprego ou que queira adquirir novas competências, para aumentar os rendimentos.

Há inúmeras plataformas que disponibilizam cursos online e que permitem aumentar os conhecimentos sem sair de casa. Tudo depende dos interesses da pessoa a quem pretende oferecer o curso. Por exemplo, no Learn Café, um portal de ensino à distância, pode encontrar inúmeras aulas em áreas como arte e entretenimento, marketing e publicidade, informática, entre muitos outros. No final, o aluno tem direito a um certificado. Existem outras plataformas, como o Ilearning.comevolui.com ou o e-learn.pt. É importante que, antes de comprar e oferecer um curso destes, faça uma pesquisa online acerca da idoneidade da plataforma e procurar opiniões em fóruns, como o reddit.

5. Aulas de culinária | Para solteiros que gastem demasiado dinheiro em take away

Quase todas as pessoas conhecem alguém que gasta muito dinheiro em refeições em restaurantes, take away ou congelados menos saudáveis. Esta descrição é-lhe familiar? Um presente ideal seria um workshop de culinária. São presentes três em um: proporcionam momentos divertidos, educativos e úteis.

Hoje dia há inúmeros locais onde pode adquirir aulas de culinária, dirigidas a todos os públicos. Desde aqueles que não sabem estrelar um ovo, aos que já dominam várias técnicas e querem aprender um estilo novo. Fique atento à Agenda de Experiências da Associação Mutualista Montepio para descobrir workshops desenvolvidos à sua medida.

6. Experiência original | Para quem está a precisar de uma dose de felicidade

Vários estudos revelam que as experiências fazem as pessoas mais felizes do que coisas. E a razão reside naquilo que os investigadores denominam de “adaptação”. Ou seja, a satisfação que obtemos quando abrimos um presente e recebemos um gadget, brinquedo ou roupa, por exemplo, esgota-se em pouco tempo, porque rapidamente nos habituamos a esses itens. Como resultado acabamos por desejar ter cada vez mais coisas, para voltar a encontrar essa felicidade perdida.

Portanto, se o objetivo dos presentes passa por fazer alguém feliz, uma experiência é capaz de desempenhar melhor esse papel. A Associação Mutualista disponibiliza uma série de experiências ao ar livre, de aprendizagem ou de conhecimento. Pronto para um fim de semana repleto de felicidade?

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Consumo , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais