Conheça o preço dos combustíveis

Quer poupar nos combustíveis? Saiba onde abastecer com o combustível mais económico, no posto mais próximo de si.
Artigo atualizado a 28-07-2023

Preço dos combustíveis num mapa virtual

O cartão-de-visita do Preço dos Combustíveis Online é um mapa de Portugal continental, dividido por distritos. Se clicar em Lisboa ou Porto, por exemplo, pode escolher várias opções de pesquisa.  Pode obter a lista dos postos com os preços mais económicos no distrito. Também pode selecionar o município que lhe interessa e nele descobrir onde está o combustível ao melhor preço mais perto de si.

A plataforma digital apresenta os resultados da pesquisa em euros por litro. Os valores surgem com três casas decimais e todos os impostos incluídos. Também é indicada a morada, o horário de funcionamento e os serviços disponíveis em cada ponto de venda.

Quer conhecer o ranking dos postos mais económicos? No canto superior esquerdo da homepage encontra uma tabela com os postos de abastecimento com os preços mais baixos.

Diferentes critérios de pesquisa

Na homepage da plataforma online da DGEG também pode fazer a pesquisa, indicando uma localidade, rua, bairro, avenida ou zona. Após carregar em “procurar”, terá acesso a um mapa com os postos de abastecimento ativos nesse local.

Pode também procurar pelo combustível pretendido e pesquisar de forma alternada ou em conjunto com outras opções. Por exemplo, é possível procurar por marca, tipo de postos pretendidos (auto-estrada, área comercial ou outro) e distrito. No final, terá acesso à lista dos 50 postos de abastecimento mais económicos, ordenados por ordem crescente.

É obrigatório

Os postos que vendam mais de 500 m3 de combustível por ano têm de comunicar os preços que praticam

A plataforma Preço dos Combustíveis Online disponibiliza ainda um separador dedicado a estatísticas. O consumidor pode consultar, na coluna mais à direita nessa secção, informação sobre os 5 postos de combustíveis mais económicos e os 5 mais caros. Nessa área também pode ver o preço médio diário dos combustíveis no continente. E, no fundo da página, é ainda possível visualizar um gráfico com a evolução dos preços médios dos combustíveis nos últimos 12 meses.

Quem tem o dever de informar?

Todos os postos que vendam mais de 500 m3 de combustível por ano têm a obrigação de fornecer informações atualizadas sobre os preços de combustíveis praticados. O objetivo é estarem disponíveis na plataforma digital da responsabilidade da DGEG. Os preços são transmitidos pelos titulares de exploração dos postos de abastecimento, através da própria página online, antes de entrarem em vigor. Tem de ser comunicada a indicação do dia e da hora em que se aplicará a alteração.

A lei que exige que as informações estejam sempre atualizadas é de 2008. Caso contrário, os responsáveis podem ser alvo de coimas entre os 250 e os 30 000 euros.

Tome nota…

Pode comparar os preços apresentados no site da DGEG com os preços de referência divulgados diariamente pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, responsável pela fiscalização do setor. Poderá assim verificar se o posto onde está a pensar abastecer está a cobrar mais ou menos face ao preço de referência.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais