Guia “Em forma para a reforma”: como planear, poupar e investir

Reunimos num guia as melhores estratégias para apoiar a chegada à reforma em boa forma financeira, seja qual for a fase da vida em que se encontre.
Artigo atualizado a 05-12-2022

Ainda que a reforma possa parecer distante, deve começar a prepará-la o mais cedo possível. Só assim poderá viver este novo momento da vida sem grandes perdas de rendimento.

Para desfrutar de uma aposentação tranquila e sem problemas financeiros, mantendo o nível de vida, é essencial criar um complemento de reforma. Neste guia ajudamos a planear a poupança para os anos de aposentação.

O Guia “Em forma para a reforma” está organizado em sete capítulos. Em cada tópico encontra dicas, métodos, conselhos e exercícios práticos para salvaguardar o seu futuro, quando deixar de trabalhar. Eis o que pode aprender, neste manual, sobre a preparação do período pós-vida ativa, capítulo a capítulo:

Capítulo 1 – Mente preparada

Os enviesamentos comportamentais (atalhos mentais) são os principais obstáculos à poupança para a reforma. Porquê? Fazem-nos agir por impulso e de forma irracional na relação com o dinheiro, desviando-nos das melhores decisões financeiras. Reconhecer estas armadilhas da mente é meio caminho andado para ser bem-sucedido no planeamento da reforma.

Capítulo 2 – Tiro de partida

A reforma deve começar a ser preparada cedo na vida. Existem boas razões para isso: maior retorno, maior margem para assumir riscos e menor esforço de poupança. Mas qual é a idade certa? É o que explicamos neste capítulo. Conheça, ainda, as implicações de iniciar a poupança para a reforma aos 30, 40 e 60 anos de idade.

Capítulo 3 – Plano de treinos

Aqui, mostramos-lhe como traçar um plano para uma reforma descansada e segura. Definir a idade em que pretende reformar-se, pensar no nível de vida que ambiciona para a aposentação e simular a pensão de velhice que receberá do Estado são algumas das etapas deste planeamento.

Capítulo 4 – Pequenos grandes sprints

 Para acautelar um futuro risonho, além de poupar, é necessário rentabilizar o dinheiro amealhado. Existem várias soluções financeiras para investir as poupanças para a reforma. Mas, antes de avançar, deve saber como funcionam estas aplicações e os cuidados a ter, sob pena de deitar por terra o esforço de poupança de uma vida.

Capítulo 5 – As regras do jogo

 As regras de cálculo da pensão de velhice e da idade legal da reforma têm mudado nos últimos anos, de modo a garantir o pagamento das pensões futuras. E é provável que voltem a ser revistas. Ainda assim, importa conhecer as condições de aposentação vigentes. Fique a saber tudo neste capítulo.

Capítulo 6 – Chegada à vista

Nos últimos anos de poupança para a reforma, há erros que deve evitar a todo o custo, para conseguir alcançar a aposentação com que sonhou. Alguns exemplos: não utilizar o dinheiro da poupança para responder às despesas do dia a dia, evitar contrair novos créditos e deixar de investir.

Capítulo 7 – Lesões? Nem vê-las!

O avanço da idade traz novos desafios financeiros, como a necessidade de viver numa residência sénior ou o aparecimento de problemas de saúde, aos quais o plano de poupança para a reforma deve, também, responder. O segredo para minimizar os gastos depois da aposentação é tomar medidas antes de surgirem os problemas.

 Leia (e releia) o Guia “Em forma para a reforma”, e aproveite a aposentação de forma plena, sem frustrações financeiras.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais