Preparar a reforma: segure o seu descanso merecido

Preparar a reforma é um dos "mandamentos" que deve incluir na sua gestão financeira, na passagem da condição de trabalhador para a de reformado.
Artigo atualizado a 13-03-2024

“Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”. A frase, celebrizada numa música, podia ser aplicada a todos os dias. Mas, no cruzamento entre o trabalho e a reforma, as palavras ganham especial sentido. Se depois do trabalho vem uma nova etapa, também é verdade que não há razão para não viver esta fase com o prazer e o conforto merecidos. Saiba como preparar a reforma.

Produtos para preparar a reforma

PPR

Quem preparou desde cedo o seu descanso tem uma nova vida bem protegida financeiramente. Quem está agora a preparar os seus anos de ouro tem produtos desenhados à medida, como os planos poupança-reforma (PPR). Estes produtos reúnem uma grande parte do capital de quem está a programar um complemento à reforma da Segurança Social ou da Caixa Geral de Aposentações. Os PPR que existem no mercado estão normalmente associados a um fundo ou a um seguro. Estes produtos visam a criação de um complemento de reforma para quem os subscreve. Mediante entregas regulares ou esporádicas, os subscritores vão amealhando e reforçando o seu plano, que poderá ter, ou não, rendimento e capital garantidos.

Para saber qual a solução certa para si, tenha em conta que:

  • Estes produtos têm condições de reembolso definidas e podem contemplar algumas barreiras no acesso em caso de resgate antecipado;
  • As comissões a pagar tanto na subscrição como na gestão do produto são dos maiores diferenciadores entre os PPR. Comissões mais baixas devem ser um ponto de partida para a sua escolha.

Soluções mutualistas

As modalidades mutualistas de poupança, como as que são disponibilizadas pela Associação Mutualista Montepio, destacam-se pela segurança e rendibilidade. Mas também pelos benefícios que garantem aos associados. No caso das modalidades de complemento de reforma, a grande singularidade das soluções mutualistas assenta no facto de permitir aos associados usufruir de rendimento e de capital garantido. E ainda na potencial partilha dos resultados gerados pela atividade. Note que nem todos os PPR são como as soluções mutualistas, que garantem capital e rendimento.

Quer começar a preparar a sua reforma? A solução mutualista Montepio Poupança Reforma pode ajudá-lo a juntar um pé-de-meia generoso para desfrutar depois dos 60 anos. Esta modalidade pode ser subscrita em qualquer idade, por um período mínimo de cinco anos. Para começar, só precisa de 100 euros. As entregas podem ser livres e efetuadas em qualquer altura, a partir de 20 euros. Se preferir, pode definir um plano de entregas periódicas (10 euros por mês, 25 euros por trimestre, 50 euros por semestre ou 100 euros por ano). O montante mínimo de manutenção da subscrição é de 100 euros.

Adicionalmente, ao subscrever a solução Montepio Poupança Reforma, poderá beneficiar dos benefícios fiscais dos produtos de poupança reforma (PPR).

A não esquecer

Nos produtos de investimento destinados a preparar a reforma importa ter cuidados que garantam que o período de descanso não se torna num mar de preocupações. Lembre-se que rendibilidades passadas não garantem ganhos futuros, pelo que é essencial diversificar o investimento realizado a pensar na reforma. Além dos PPR e soluções mutualistas pode ainda investir em ativos de tesouraria ou de rendimento fixo (depósitos), que darão tranquilidade à sua carteira.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais