Pilates: saiba se é para si e os benefícios da modalidade

Correção da postura, aumento da flexibilidade e da força abdominal, redução da dor lombar e prevenção de lesões são alguns dos benefícios que o pilates traz aos seus praticantes.
Artigo atualizado a 13-10-2023

Joseph Pilates, o norte-americano de origem alemã que inventou o método de preparação física que hoje tem o seu nome, sobreviveu a uma infância frágil e marcada por diversas doenças. Terá sido esta razão que o levou a dedicar o resto da vida a inventar exercícios para melhorar a força física e a encorajar o uso da mente para controlar os músculos, nomeadamente os abdominais.

Pilates focou-se na atenção à postura natural dos músculos, de modo a manter o corpo equilibrado e a dar suporte à coluna vertebral. Nos exercícios, realçava a importância da respiração. Este é, aliás, um dos princípios fundamentais da modalidade, a par do controlo, da precisão, da concentração, da centralização e da fluidez.

“Uma respiração correta é essencial em pilates, embora possa ser a parte mais complicada de dominar”, explica Débora Muro, marketing manager do Vivafit, ginásio parceiro da Associação Montepio especialista em aulas de pilates.

Assim, além de potenciar o reforço dos músculos respiratórios mais profundos, o que melhora a capacidade respiratória global, o foco na respiração é essencial para tirar um maior proveito dos exercícios e do próprio alinhamento corporal. “No pilates, a respiração deverá conduzir a velocidade do movimento e nunca o contrário”.

Pilates: quais os principais benefícios?

O pilates é recomendada por ortopedistas e médicos de outras especialidades. Realizado em ambiente calmo e sereno, o pilates contribui para o aumento da consciência corporal e da melhoria postural, bem  como para o fortalecimento da musculatura do centro do corpo. Assim, proporciona um melhor rendimento em todas as atividades diárias. “Os benefícios de tonificação, alívio das dores de costas, maior mobilidade articular e da saúde geral da coluna vertebral surgem em paralelo com uma sensação de alongamento e relaxamento do corpo”, adianta Débora Muro.

Vivafit: homem não entra

Com 21 anos de experiência em Portugal, o Vivafit é um ginásio de exercício físico, nutrição e treino personalizado e exclusivo para mulheres. A par do Yoga Fusion, Burn it, SBarre ou Zumba, o pilates é uma das principais modalidades disponíveis. “Não é apenas uma moda, mas persiste no tempo pelos seus benefícios, sendo reconhecida pela classe médica como um excelente método de prevenção e tratamento de muitas lesões, patologias e até recuperação de cirurgias”, afirma Débora Muro. As associadas Montepio beneficiam de 50€ de desconto na inscrição e ainda de 5% a 15% de desconto nas diversas mensalidades disponibilizadas pela dezena e meia de ginásios Vivafit espalhados por Portugal

Antes de se chamar pilates, esta modalidade era conhecida como “contrologia”. Nesse sentido, Débora Muro explica. “A chave desta modalidade são os movimentos controlados, fluidos e lentos, nos quais a mente é responsável pelo controlo do corpo”, diz a marketing manager da Vivafit. Por exemplo: pretende-se a prática dos exercícios de forma anatomicamente alinhada, “com a ausência de hiperativação de músculos acessórios, diminuindo ao máximo a sobrecarga das estruturas osteoarticulares e musculares.

Deste modo, o praticante de pilates desenvolve o controlo físico e mental, conseguindo uma consciência corporal muito superior à que conseguiria com outra modalidade.

Pilates: quantas vezes deve fazer por semana?

Como tantas vezes acontece com a prática de exercício físico, também no pilates cada caso é um caso. Assim, depende de cada um a frequência com que deve garantir o seu lugar numa aula de grupo. “No Vivafit, a frequência semanal é totalmente adaptada a cada aluna”, refere Débora Muro. “Ainda assim, podemos dizer que todos beneficiam se frequentarem aulas de pilates entre duas a três vezes por semana.”

Em média, uma aula de pilates dura 45 minutos. Se a aula for particular, este período de tempo pode iniciar nos 30 minutos.

Uma modalidade sem idade

Não existe limite de idade para praticar pilates. Se a pessoa for praticante assídua, terá um adjuvante para uma saúde física e uma longevidade superiores. Ainda assim, a idade ideal para iniciar a prática de pilates encontra-se entre os 16 e os 17 anos.

“O primeiro passo é sempre o mais difícil. No Vivafit, [as associadas Montepio] poderão experimentar esta aula num ambiente calmo, em pequenos grupos e onde usufruirão de um acompanhamento mais personalizado”, garante Débora Muro. Deste modo, continua a responsável, poderão “sentir-se mais à vontade e com a garantia de que estão a realizar os movimentos certos”.

3 níveis de dificuldade

Básico, médio e avançado são os três níveis de dificuldade existentes na modalidade. A utilização de equipamentos e das máquinas pode ser feita em qualquer um dos níveis e consoante as características particulares dos praticantes.

“Enquanto nuns casos a utilização de pequenos equipamentos ou máquinas terão como objetivo facilitar o movimento, noutros irá proporcionar um desafio extra”, explica Débora Muro.

Amador vs. profissional: como perceber os limites do corpo?

Qualquer atleta, profissional ou amador, mas também os cidadãos comuns beneficiam dos princípios do método de pilates na prevenção e recuperação de lesões. O princípio da centralização ajuda a desenvolver a força muscular e a evitar os problemas de coluna. O controlo é também um fator muito importante na prevenção de potenciais lesões, uma vez que o movimento lento, controlado e fluído ajuda na consciencialização do corpo.

Por fim, alerta Débora Muro, a precisão é essencial para a segurança física: “Cada movimento e toda a sequência deve ser perfeitamente controlado. O pilates ensina-nos a mover de modo a evitar a fadiga e a dor”, conclui.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    Somos parte do seu presente
    e do seu futuro. Conheça as soluções que reservámos a pensar na sua saúde e bem-estar.

  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    Viva mais tranquilo, todos os dias.
    O seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio e permite-lhe aceder a uma vasta rede de serviços de saúde: 24 horas/dia, 365 dias/ano.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Montepio Associação Mutualista também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio Montepio

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência Montepio

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores Montepio

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Descontos Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Na Montepio Associação Mutualista usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde - Residências Montepio

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

  • Montepio Saúde - Germano de Sousa
Outros parceiros

Como aceder ao seu cartão Montepio Saúde na APP?

repsol - passo 1
Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.
Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.
Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.
  1. Ainda não sou Associado. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para Associados.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os Associados usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pelo Montepio Associação Mutualista a todos os Associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. Como aceder ao meu cartão Montepio Saúde na App?

  8. Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

    Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

    Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  9. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  10. Tem de ser Associado, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  11. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  12. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  13. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  14. Não, mas os Associados beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  15. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde do Montepio Associação Mutualista?

  16. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  17. Qual a experiência do Montepio Associação Mutualista na disponibilização de produtos de saúde?

  18. A ligação do Montepio Associação Mutualista à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência do Montepio Associação Mutualista neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais