< Voltar à página de Gestão Diária

Já conhece os novos passes sociais (mais baratos)?

Os preços dos passes sociais vão baixar significativamente já em abril. Em alguns casos, os novos tarifários podem permitir uma poupança mensal superior a 100 euros.
passes sociais

Para incentivar o uso dos transportes públicos foi lançado, em 2019, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). Uma medida que se concretiza num apoio financeiro às autoridades de transportes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e das 21 comunidades intermunicipais (CIM).  Pelo menos 60% do financiamento será aplicado na redução dos tarifários dos passes sociais. Os restantes 40% serão utilizados para melhorar e aumentar a oferta ou criar melhores condições no acesso à rede de transportes coletivos.

A fixação dos tarifários cabe às autoridades de transportes de cada área metropolitana e comunidade intermunicipal.

Novos passes sociais na área metropolitana de Lisboa

A partir de abril, já pode adquirir o Navegante Municipal e Navegante Metropolitano. No entanto, as versões “família” só estão disponíveis a partir de julho.

Navegante Municipal – 30 euros

Preço: 30 euros.
Onde pode usar: Com este passe, pode utilizar qualquer transporte público dentro de 1 dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
Quem pode utilizar: Uma pessoa (titular do Navegante Municipal).
Válido: Para todos os serviços de transporte público.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma pessoa que tenha o Navegante Municipal para o município de Lisboa,  pode utilizar este passe social para se deslocar dentro desta cidade. No entanto, já não pode utilizar este título se pretender deslocar-se para Cascais.

Navegante Municipal Família – 60 euros

Preço: 60 euros (independentemente da dimensão do agregado familiar);
Quem pode utilizar: Todo o agregado familiar, desde que tenham residência comprovada no município em causa.
Válido: Para todos os serviços de transporte público de um município.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma família de 4 pessoas, com mais de 12 anos, que adquiram o Navegante Municipal Família para o município de Lisboa, podem deslocar-se com este passe social, sem limites, dentro desta cidade. No entanto, já não podem utilizar este título se pretender deslocar-se para Cascais.

Navegante Metropolitano – 40 euros

Preço: 40 euros
Quem pode utilizar: Uma pessoa (titular do Navegante Metropolitano).
Válido: Em todos os serviços de transporte público, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma pessoa que viva em Oeiras e trabalhe em Lisboa, pode utilizar o Navegante Metropolitano para deslocar-se entre estes dois municípios, utilizando qualquer operador do serviço público de transporte.

O passe Navegante Metropolitano tem duas variantes:

  • Navegante 12 (gratuito). Os menores de 12 anos, podem utilizar todos os serviços de transporte público, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, sem pagar. Este título é válido até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos.
  • Navegante + 65 (20 euros). Os maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, podem utilizar todos os serviços de transporte público, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Navegante Metropolitano Família – 80 euros

Preço: 80 euros
Quem pode utilizar: Todo o agregado familiar, desde que tenham residência comprovada num município da área metropolitana de Lisboa.
Válido: Em todos os serviços de transporte público, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
Prazo: Do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Exemplo: Uma família de 4 pessoas, com mais de 12 anos, que adquiram o Navegante Metropolitano, podem deslocar-se com este passe social, sem limites, dentro da área metropolitana de Lisboa.

Atenção

O Navegante Metropolitano ou Municipal Família é exclusivo para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa. Para mais informações, leia o artigo “AML: como funcionam e quanto custam os novos passes Navegante?”

Ler mais

Saiba mais sobre

Carro e transportes , Família

Torne-se Associado

Saiba mais