Apoio de 15 euros adicional ao abono de família: como receber

Apoio de 15 euros mensais é um complemento do abono de família. Saiba mais sobre este apoio extraordinário para o ano de 2023.
Artigo atualizado a 15-05-2023
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

O Governo aprovou em março o pagamento de um apoio de 15 euros, durante o ano de 2023, que visa reforçar o valor do abono de família e mitigar as consequências do aumento do custo de vida. A primeira prestação deste apoio, no valor de 45 euros (referente ao primeiro trimestre do ano), é paga a 16 de maio, juntamente com o abono de família. Neste artigo, saiba quem tem direito a este complemento e conheça as datas dos restantes pagamentos.

Apoio de 15 euros: quem tem direito?

São elegíveis para receber este apoio todas as crianças e jovens que beneficiem de abono de família e que estejam, portanto, inseridas no 1.º, 2.º, 3.º ou 4.º escalões de rendimentos do agregado familiar. Para confirmar se tem direito a este apoio na Segurança Social Direta, siga estes passos:

1. Aceda ao portal da Segurança Social Direta;

2. Autentique-se, inserindo o seu Número de Identificação de Segurança Social (NISS) e a palavra-passe. Também se pode autenticar com a Chave Móvel Digital ou com o cartão de cidadão;

3. Na sua área pessoal, no menu, clique em “Conta-corrente” e depois em “Consultar recebimentos”.

4. Indique a “Data de início” e a “Data de fim” em que pretende consultar os pagamentos feitos pela Segurança Social. Por fim, clique em “Pesquisar”. De imediato, será exibida uma listagem com todos os pagamentos realizados no período que indicou.

Qual é o valor total do apoio?

O apoio é de 15 euros mensais, até ao final de 2023. Assim, o valor total do apoio é de 180 euros (15 euros x 12 meses). 

Quando será pago?

Este apoio extraordinário será pago em quatro prestações de 45 euros. Assim, as famílias deverão receber o apoio por transferência bancária, nos meses de maio, junho, agosto e novembro. 

O que é necessário fazer para receber o apoio?

Além de cumprir o único requisito que dá direito ao apoio, ou seja, ser titular do abono de família, é necessário ter o IBAN atualizado na página da Segurança Social Direta.

Saiba como validar o IBAN na Segurança Social

Para alterar ou confirmar o seu IBAN, aceda ao site da Segurança Social Direta e autentique-se através do seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS). Uma vez na sua área pessoal, siga estes passos:

1. Aceda a “Conta-Corrente”;

2. Selecione a opção “Conta Bancária”;

3. Registe, confirme ou atualize o seu IBAN.

Pode, ainda, assistir ao vídeo abaixo que explica todos os passos para atualizar os seus dados.

Existem outros apoios semelhantes em 2023? 

Sim. O Governo começou a pagar em abril um apoio trimestral de 90 euros às famílias vulneráveis que obedecessem a determinados critérios económicos. Por outro lado, em março, foi também pago o Complemento Garantia para a Infância, outro apoio do Estado adicional ao abono de família.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.