Regulamento

Consulte aqui o regulamento da Corrida Montepio e encontre toda a informação que necessita para conquistar a meta.

  1. Informações Técnicas

  2. 1.1         Organização

    A CORRIDA MONTEPIO é uma prova organizada pelo Associação Mutualista Montepio, a favor da Instituição Comunidade Vida e Paz.

     

    1.2         Prova – Data / Hora / Local

    • Corrida 10 km: dia 27 de outubro, domingo, às 10h00 com partida e chegada no Rossio.
    • Caminhada 5 km: dia 27 de outubro, domingo, às 10h20, com partida e chegada no Rossio.
    • Corrida Pelicas (crianças): dia 27 de outubro, domingo, às 9h15, com partida e chegada no Rossio.

    1.3         Distância

    O evento compreende três provas: uma corrida com a distância de 10 km, uma caminhada com a distância de 5 km e uma prova para crianças dirigida a crianças nascidas entre 2008 e 2014, que varia entre 300 e os 700 metros.

     

    1.4         Percurso

    10 km – Corrida (Prova Principal)

    Partida na Praça Dom Pedro IV ( praça do Rossio) – Rua do Ouro – Terreiro do Paço –virar à direita para Av. Ribeira das Naus – virar à esquerda para o Cais do Sodré – Av. 24 de Julho – Av. da Índia – Retorno antes do cruzamento de acesso ao  Hospital Egas Moniz – Av. da Índia – Av. 24 de Julho – Cais do Sodré – virar à direita para Av. Ribeira das Naus – virar à esquerda para Terreiro do Paço – Rua do Ouro – Praça Dom Pedro IV ( praça do Rossio), onde esta instalada a  Meta.

    5 km – Caminhada

    Partida na Praça Dom Pedro IV ( praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”) – Rua da Betesga – Rua da Prata – Terreiro do Paço – virar à esquerda para a Av. Infante Dom Henrique – retorno junto à “discoteca Lux” – Av. Infante Dom Henrique – virar à direita para a Rua da Prata – virar à esquerda para a Rua da Betesga – virar à direita para a Praça Dom Pedro IV (praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”), onde esta instalada a  Meta.

    Os percursos da corrida 10 km e caminhada 5 km podem ser alterados devido a obras na cidade de Lisboa.

    Corrida Pelicas – crianças

    • Bambis* (nascidos entre 2013 e 2014) – Aproximadamente 300 metros

    Descrição:

    Partida na Praça Dom Pedro IV (Praça do Rossio no lado da “ Pastelaria Suíça”) – Rua do Ouro –retorno no inicio da Rua do Ouro – Rua do Ouro – virar à direita para a Praça Dom Pedro IV  – virar à esquerda para Praça Dom Pedro IV (praça do Rossio no lado da “ Pastelaria Suíça”), onde esta instalada a Meta.

    • Benjamins A (nascidos entre 2010 e 2012) – Aproximadamente 500 metros

    Descrição:

    Partida na Praça Dom Pedro IV (Praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”) – Rua do Ouro – retorno em frente ao edifício do Montepio – Rua do Ouro – virar à direita para a Praça Dom Pedro IV – virar à esquerda para Praça Dom Pedro IV (praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”), onde esta instalada a Meta.

    • Benjamins B (nascidos entre 2008 e 2009) – Aproximadamente 700 metros

    Descrição:

    Partida na Praça Dom Pedro IV (Praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”) – Rua do Ouro – retorno em frente ao “My Story Hotel Ouro” – Rua do Ouro – virar à direita para a Praça Dom Pedro IV – virar à esquerda para Praça Dom Pedro IV (praça do Rossio no lado da “Pastelaria Suíça”), onde esta instalada a Meta.

    As provas terão partida e chegada na Praça do Rossio.

    * No escalão dos Bambis a criança poderá ser acompanhada por um adulto.

     

    1.5         Abastecimento

    10 km – Corrida (Prova Principal)

    A organização providenciará dois abastecimentos no percurso, aos quilómetros 3 e 7, e um abastecimento na meta.

    5 km – Caminhada

    A organização providenciará abastecimento ao quilómetro 2,5 km e na meta.

    Corrida Pelicas – crianças

    A organização providenciará abastecimento na meta.

     

    1.6         Partida

    Os participantes deverão apresentar-se no local da partida com os elementos facultados pela organização – dorsal ou dorsal e chip da respetiva prova, em conformidade com o ponto 4.1 deste regulamento.

     

    1.7         Blocos de partida e Vagas

    A partida dos 10 km será dividida por blocos, que correspondem aos diferentes níveis de preparação física dos atletas.

    Como referência, deve ser utilizado o tempo obtido no último ano numa prova com distância mínima de 10 km.

    Elite BSub45'Sub50'Sub60'+60'
    Atletas com tempo inferior ou igual a 37:30 minutosAtletas com tempo inferior ou igual a 45:00 minutosAtletas com tempo inferior ou igual a 50:00 minutosAtletas com tempo inferior ou igual a 60:00 minutosAtletas com tempo superior a 60:00 minutos
    Acesso
    Obrigatória a apresentação de comprovativo de tempoObrigatória a apresentação de comprovativo de tempoObrigatória a apresentação de comprovativo de tempoObrigatória a apresentação de comprovativo de tempoNão é necessária a apresentação de comprovativo

    Para usufruir da partida Elite B, SUB45’, SUB50’ ou SUB60’, é obrigatória a apresentação de um registo de tempo, efectuado numa prova de 10 km, no último ano.

    O comprovativo deve ser enviado para info@corridamontepio.pt, com a indicação do nº de dorsal + nome do atleta + link ou diploma de prova.

    Apenas são aceites comprovativos até dia 13 de outubro de 2019.

    Todos os atletas que se inscrevam após dia 13 de outubro, têm um prazo de 3 dias após fazerem a inscrição para enviarem o comprovativo de tempo para alteração do bloco de partida.

    Para que todos os participantes possam desfrutar ao máximo da CORRIDA MONTEPIO, a organização irá dividir a partida em três vagas:

    1.ª vaga2.ª vaga3.ª vaga
    Elite BSub45'Sub50'Sub60'+60'

    Todos os atletas devem estar alinhados na partida, obrigatoriamente, até às 10h00 no respectivo local, de acordo com o seu bloco de partida. As portas dos blocos serão encerradas às 10h00 e todos os atletas que não tiverem entrado no seu bloco até essa hora, deverão fazê-lo pela entrada do bloco + 60′.

    O tempo de chip apenas será ativado quando o atleta passar a linha de partida. Desse modo, o facto de sair na segunda ou terceira vagas não implica uma penalização no tempo de prova.

    A classificação final será ordenada em função do tempo oficial.

    O tempo de chip e a respetiva classificação poderão ser consultados no diploma eletrónico.

     

    1.8         Duração

    A prova tem como duração máxima duas horas após o início, terminando às 12h00.

    Após esse período as autoridades competentes restabelecem a circulação automóvel.

     

    1.9         Limite de participantes

    A Corrida 10 km e caminhada 5 km estão limitadas a 15.000 participantes.

    A Corrida Pelicas está limitada a 500 crianças.

     

    1.10      Condições de participação

    A participação na corrida, caminhada e prova das crianças está aberta a todos os interessados, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que se encontrem devidamente inscritos, de acordo com o regulamento e dentro do prazo.

    A idade mínima de participação na corrida 10 km é de 18 anos, efetuados até à data da prova segundo as regras da FPA – Federação Portuguesa de Atletismo para provas com distâncias iguais ou superiores a 10 km.

    Para segurança de todos os participantes não será permitida a participação de pessoas que se desloquem em bicicletas, acompanhadas por animais, skates e patins. A organização não aconselha a participação em carrinhos de bebé.

    A participação de atletas em cadeira de rodas é permitida e deverá obedecer às regras gerais do presente regulamento.

     

    1.11      Sistema de cronometragem

    A organização garante a todos os inscritos na prova de 10 km, que recolham o seu kit, um sistema de cronometragem através de chip. O chip encontra-se no verso do dorsal e não pode ser descolado ou removido. Caso o chip seja descolado ou removido pelo atleta, o atleta não terá classificação. O chip é descartável e não terá que ser devolvido no final da prova.

     

    1.12      Assistência médica

    A organização disponibilizará assistência médica na zona de partida, meta e em todo o percurso.

    • Zona de partida e meta: tenda de campanha com capacidade para hospitalização + ambulância de evacuação.
    • No percurso: bicicletas de apoio + ambulância no final do pelotão.

     

    1.13      Condições do percurso

    A organização compromete-se a escolher sempre as melhores vias possíveis, de modo a não colocar em risco os participantes, não se responsabilizando, todavia, pelas condições do piso ou pelos defeitos/obstáculos apresentados no trajeto das provas.

    Os percursos são aprovados pelas respetivas entidades municipais.

     

    1.14      Cancelamento da prova

    O cancelamento da prova pode ocorrer devido a fatores externos à organização, nomeadamente: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação.

    Nestes casos, a organização reserva-se o direito de, nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização da prova, emitir um parecer acerca das ações a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.

     

    1.15      Reclamações

    As reclamações deverão ser apresentadas de acordo com a normativa da International Association of Athletics Federations (IAAF) e da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), juntando 50 euros à reclamação. Este valor ficará depositado até que se resolva a reclamação apresentada, demorando o tempo necessário para comprovar e consultar os dados apresentados. O valor será restituído se a reclamação for deferida.

    Qualquer reclamação terá de ser apresentada por escrito em papel timbrado da organização no local do evento.

     

    1.16      Segurança e assistência médica no percurso

    Caberá às forças policiais a gestão, planeamento, controlo e eliminação do trânsito não autorizado no decorrer das provas, bem como a garantia da segurança dos participantes.

    O trânsito automóvel será cortado, em toda a extensão do percurso, 15 minutos antes da partida.

    A reabertura do trânsito automóvel será feita duas horas após a partida.

    A organização da prova disponibilizará aos participantes da CORRIDA MONTEPIO apoio médico com ambulâncias de pronto atendimento durante percurso, partida e chegada das provas.

    Caso haja necessidade de continuidade do atendimento médico de emergência, este será efetuado no serviço nacional de saúde, sob a responsabilidade do mesmo.

    A equipa médica terá autoridade para retirar da CORRIDA MONTEPIO qualquer participante que não se revele apto a participar ou que tenha recebido cuidados médicos vitais no momento.

  3. Informações - Inscrições

  4. 2.1         Prazo e valor de inscrição- 10 KM e 5 KM

    10 KM e 5 KM

    • Até 30 de setembro: 5€
    • De 1 a 24 de outubro: 8€
    • 25 e 26 de outubro: 15€

     

    CORRIDA PELICAS (crianças)

    • Preço único: 5€

     

    A inscrição em qualquer uma das provas deve ser realizada, impreterivelmente, até 26 de outubro. Não são aceites inscrições no dia da prova. A organização encerrará as inscrições assim que se atingirem os 15.000 participantes na Corrida 10 km e Caminhada 5 km e os 500 participantes na prova das crianças.

     

    2.2         Método de inscrição

    Só são aceites inscrições online através do site oficial: montepio.org. Na inscrição os participantes irão declarar, sob sua responsabilidade, que reúnem as condições de saúde necessárias à participação na prova e que se irão abster de participar se tais condições se alterarem.

     

    2.3         Método de pagamento

    Serão aceites pagamentos processados através das referências multibanco, geradas automaticamente no processo de inscrição, ou por VISA. Cada referência tem uma validade máxima de 72 horas. Após essa validade, a referência expira e será necessário que o atleta realize uma nova inscrição.

     

    2.4         Valor da inscrição

    O valor das inscrições reverte, na totalidade, para a Instituição Comunidade Vida e Paz.

     

    2.5         Recibos

    Os recibos de pagamento serão emitidos pela Instituição Comunidade Vida e Paz. Para o efeito, o participante deverá inserir o seu número de contribuinte no formulário de inscrição. Os recibos serão enviados por e-mail pela Comunidade Vida e Paz.

     

    2.6         Encerramento de inscrições

    A organização poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar os prazos, ou ainda adicionar ou limitar o número de inscrições na prova em função de necessidades/disponibilidades técnicas/estruturais, sem aviso prévio.

     

    2.7         Aceitação

    Ao se inscreverem, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

    Com a inscrição, todos os participantes declaram aceitar o presente regulamento.

    Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou para qualquer questão não prevista no presente regulamento, os participantes deverão entrar em contacto com a organização através do e-mail:  geral@hmssports.pt.

     

    Corrida 10 km / Caminhada

     

    Com a inscrição, todos os participantes declararam assumir o seguinte termo de responsabilidade:

    1. a) Li e estou de acordo com o regulamento da CORRIDA MONTEPIO, disponível no site montepio.org.
    2. b) Estou ciente do meu estado de saúde e de estar física e psicologicamente capacitado para participar.
    3. c) Assumo o compromisso de me abster de participar na CORRIDA MONTEPIO, caso as minhas condições de saúde se alterem após a inscrição.
    4. d) Estou ciente do teor da apólice de seguro em vigor e li as especificações da mesma, constantes no regulamento da prova.
    5. e) Ao participar na CORRIDA MONTEPIO, autorizo gratuita e incondicionalmente a Associação Mutualista Montepio e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.
    6. f) Participo na CORRIDA MONTEPIO de livre e espontânea vontade, isentando a Associação Mutualista Montepio, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização do evento de qualquer responsabilidade resultante da minha participação na CORRIDA MONTEPIO, antes, durante e depois da mesma (por ex. perda de objetos pessoais por roubo ou por outras circunstâncias).

     

    Equipas – 10KM

     

    O responsável, ao inscrever os membros da equipa, assume que todos eles aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

    Declaram ainda assumir o seguinte termo de responsabilidade e nos termos do qual expressam que:

    1. a) Lemos e estamos de acordo com o regulamento da CORRIDA MONTEPIO, disponível no site montepio.org.
    2. b) Estamos cientes do nosso estado de saúde e de estarmos física e psicologicamente capacitados para participar.
    3. c) Assumimos o compromisso de nos abster de participar na CORRIDA MONTEPIO, caso as nossas condições de saúde se alterem após a inscrição.
    4. d) Estamos cientes do teor da apólice de seguro em vigor e lemos as especificações da mesma, constantes no regulamento da prova.
    5. e) Ao participar na CORRIDA MONTEPIO, autorizamos gratuita e incondicionalmente a Associação Mutualista Montepio e os parceiros da prova a utilizarem a nossa imagem. Por este instrumento, cedemos todos os direitos de utilização da nossa imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.
    6. f) Participamos na CORRIDA MONTEPIO de livre e espontânea vontade, isentando a Associação Mutualista Montepio, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização do evento de qualquer responsabilidade resultante da nossa participação na CORRIDA MONTEPIO, antes, durante e depois da mesma (por ex. perda de objetos pessoais por roubo ou por outras circunstâncias).

     

    Corrida Pelicas

     

    Com a inscrição da criança, os pais, tutores legais e/ou encarregados de educação, aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

    O legal responsável pela criança declara ainda assumir o seguinte termo de responsabilidade, nos termos do qual expressa que:

    1. a) Li e estou de acordo com o regulamento da CORRIDA MONTEPIO, disponível no site montepio.org.
    2. b) Estou ciente do estado de saúde do menor a meu cargo e da sua capacidade física e psicológica para participar.
    3. c) Assumo o compromisso de não permitir a participação do menor a meu cargo na Corrida Montepio, caso as suas condições de saúde se alterem após a inscrição.
    4. d) Estou ciente do teor da apólice de seguro em vigor e li as especificações da mesma, constantes no regulamento da prova.
    5. e) Ao participar na CORRIDA MONTEPIO, autorizo gratuita e incondicionalmente a Associação Mutualista Montepio e os parceiros da prova a utilizarem a imagem do menor a meu cargo. Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização da sua imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.
    6. f) O menor a meu cargo participa na CORRIDA MONTEPIO de livre e espontânea vontade, isentando a Associação Mutualista Montepio, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização do evento de qualquer responsabilidade resultante da participação do menor a meu cargo na CORRIDA MONTEPIO, antes, durante e depois da mesma (por ex. perda de objetos pessoais por roubo ou por outras circunstâncias).

    2.8         Tratamento de Dados

    Os dados pessoais serão processados automaticamente, nos termos aprovados pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, da União Europeia, pela organização do evento, entidade responsável pelos dados, destinando-se exclusivamente à prestação dos serviços necessários à participação no evento em que se inscreve.

    O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, sempre em conformidade com a Diretiva 95/46/CE de 27 de Abril de 2016.

    É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

    Os dados pessoais recolhidos em função do presente evento serão armazenados pelo prazo de dois anos e estarão acessíveis de forma gratuita para consulta, retificação ou eliminação através do email geral@hmssports.pt

     

    2.9         Seguros

    Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova em que irão participar.

    Todos os participantes, sem exceção, devem reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva, isentando a organização da prova, seus parceiros, apoiantes e órgãos públicos envolvidos de quaisquer responsabilidades.

    A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no D.L. 10/2009 (Seguro Desportivo) com um capital de morte ou invalidez de 27.087€, despesas de tratamento até 4.335€ e despesas de funeral até 2.167€.

     

    • Maiores de 14 anos

    A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no ofício nº CR/7/2013 (Seguro Desportivo de AAL – Época 2013/2014) com um capital de morte ou invalidez de 27.087€, despesas de tratamento até 4.335€ e despesas de funeral até 2.167€.

     

    • Menores de 14 anos

    A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no ofício nº CR/7/2013 (Seguro Desportivo de AAL – Época 2013/2014) com um capital de morte ou invalidez de apenas 10% de 27.087€, despesas de tratamento até 4.335€ e despesas de funeral até 2.167€.

    A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro.

     

    2.10      Escalões Etários

    Serão considerados os seguintes escalões etários nas respetivas provas:

    Escalão
    JunioresMasculinos e femininos nascidos entre 2000 e 2001
    SenioresMasculinos e femininos nascidos entre 1985 e 1999
    V35 *Masculinos e femininos dos 35 aos 39 anos.
    V40 *Masculinos e femininos dos 40 aos 44 anos.
    V45 *Masculinos e femininos dos 45 aos 49 anos.
    V50 *Masculinos e femininos dos 50 aos 54 anos.
    V55 *Masculinos e femininos dos 55 aos 59 anos.
    V60 *Masculinos e femininos dos 60 aos 64 anos.
    V65 *Masculinos e femininos dos 65 aos 69 anos.
    V70 *Masculinos e femininos dos 70 aos 74 anos.
    V75 *Masculinos e femininos dos 75 aos 79 anos.
    V80 *Masculinos e femininos dos 80 aos 84 anos.
    V85 *Masculinos e femininos dos 85 aos 89 anos.
    V90 *Masculinos e femininos dos 90 anos em diante.

    * Na caminhada 5 km, todos os atletas nascidos após o ano de 2001 serão considerados juniores.

     

    Corrida Pelicas

    • Bambis* (nascidos entre 2013 e 2014)
    • Benjamins A (nascidos entre 2010 e 2012)
    • Benjamins B (nascidos entre 2008 e 2009)

    * No escalão dos Bambis, a criança poderá ser acompanhada por um adulto

    A idade mínima de participação na corrida 10 km é de 18 anos, efetuados até à data da prova segundo as regras da FPA – Federação Portuguesa de Atletismo para provas com distâncias iguais ou superiores a 10 km.

    Para os atletas nascidos até 1985 a mudança de escalão é feita com base no ano civil. Para os atletas nascidos após essa data a mudança de escalão é feita de acordo com a data de nascimento.

    Os participantes devem ser portadores de um documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Carta de Condução) no qual conste a sua data de nascimento, para o caso de ser necessário confirmar a idade.

     

    2.11      Alteração de dados

    O participante que ceder o seu dorsal e chip a outra pessoa e não comunicar à organização, até 15 dias antes do dia do evento, formalmente por escrito – info@corridamontepio.pt, será responsável por qualquer acidente ou dano que este atleta venha a sofrer, isentando de responsabilidade a  organização da prova, seus parceiros, apoiantes e órgãos públicos envolvidos.

    A organização garante a personalização dos dorsais em todas as inscrições feitas até 15 dias antes da data do evento (pagamento efetuado).

     

    2.12      Cedência dos direitos de imagem

    O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, à Associação Mutualista Montepio e aos parceiros da prova, dos direitos de utilização da sua imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

     

    2.13      Cedência dos dados de inscrição

    A Associação Mutualista Montepio não partilhará a base de dados com elementos preenchidos pelos participantes com empresas externas ao Grupo, podendo utilizá-la para comunicação/partilha de informação relacionada com a sua atividade.

     

    2.14      Cancelamento de inscrição

    Tratando-se de uma corrida com fins solidários, cujos fundos revertem a favor da Instituição Comunidade Vida e Paz, em caso de cancelamento de inscrição não haverá lugar à restituição do valor pago.

    No entanto, até 15 dias da data da prova, qualquer inscrito poderá ceder a sua participação a outro atleta, desde que o comunique à organização através do e-mail info@corridamontepio.pt.

  5. Informações - Kit do atleta

  6. 3.1         Kit de participação do atleta

    10 KM | PROVA PRINCIPAL

    O kit do atleta é constituído por uma t-shirt técnica, um chip descartável e um dorsal.

    5 KM | CAMINHADA

    O kit do atleta é constituído por uma t-shirt técnica e um dorsal.

    Crianças | CORRIDA PELICAS

    O kit do atleta é constituído por uma t-shirt de algodão e dois dorsais.

    A organização garante a todos os atletas uma t-shirt. Os tamanhos disponíveis para a corrida de 10 km e caminhada de 5 km serão: S, M, L e XL.

    As medidas (altura x largura) dos tamanhos de t-shirt disponíveis são:

    • S: 69 x 47 cm
    • M: 72 x 50 cm
    • L: 74 x 53 cm
    • XL: 76 x 56 cm

     

    Os tamanhos disponíveis para a Corrida Pelicas são: 5-6 anos, 7-8 anos, 10-11 anos, 12-13 anos e S (adulto).

    As medidas (altura x largura) dos tamanhos de t-shirt disponíveis são:

    • 5-6 anos 45 cm / 35 cm
    • 7-8 anos 47 cm / 38 cm
    • 10-11 anos: 51 cm / 43 cm
    • 12-13 anos: 56 cm / 46 cm
    • S (adulto): 69 cm / 50 cm

     

    O tamanho de cada t-shirt será escolhido no formulário de inscrição da respetiva prova (corrida de 10 km, caminhada 5 km e Corrida Pelicas). As medidas de cada tamanho podem ser consultadas também no formulário de inscrição de cada prova.

    No ato da entrega do kit de participação, não serão aceites trocas de tamanhos de t-shirts.

    Caso exista stock disponível após o evento, a organização efetuará a troca.

     

    3.2         Kit final de participação

    O atleta com inscrição válida que termine a prova terá direito a uma oferta alusiva à prova.

    Na Corrida Pelicas, será entregue uma medalha a cada  criança que conclua a respetiva prova.

    Estará disponível no site da prova um diploma eletrónico de participação para todos os atletas que terminem a corrida 10 km, a caminhada 5 km e a Corrida Pelicas (crianças).

     

    3.3         Entrega de kits – Data / Hora / Local

    A recolha dos kits de participação deve ser efetuada nas seguintes datas, horas e local:

    PRAÇA DO ROSSIO

    25 de outubrosexta-feira10h às 19hPraça do Rossio
    26 de outubrosábado10h às 19hPraça do Rossio

    Não são entregues kits no dia do evento.

     

    3.4         Documentos necessários para a recolha do kit de participação

    1. Confirmação de inscrição recebida na caixa de e-mail após o pagamento.
    2. Documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Carta de Condução).

     

    3.5         Levantamento de kit de participação em nome de outro atleta

    A recolha do kit de participação em nome de outro participante pode ocorrer desde que sejam apresentados os seguintes elementos:

    1. Confirmação de inscrição do atleta detentor do dorsal recebida na caixa de e-mail após o pagamento.
    2. Documento de identificação da pessoa que recolhe o kit (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Carta de Condução).

     

    3.6         Kits não recolhidos

    A organização assegura, pelo período de 15 dias a contar da data de realização da prova, a guarda de todos os kits de partida pagos e não recolhidos.

    Para obter o kit de participação não recolhido o atleta deverá entrar em contacto com a organização.

    As despesas de envio do kit de participação ficarão a cargo do atleta.

    Após o período definido, a organização entregará todos os kits de participação não recolhidos a uma instituição de natureza social.

    As ofertas de final de prova são exclusivas para os participantes que concluam o percurso, atravessem a meta, com o dorsal oficial e o chip na prova dos 10 km, e com o dorsal da Caminhada de 5 km e da Corrida Pelicas.

  7. Informações - Dorsal e chip de prova

  8. 4.1         Obrigatoriedade

    10 km | PROVA PRINCIPAL

    É obrigatório o uso do dorsal, de forma visível e nos locais especificados pela organização.

    É obrigatório o uso do chip da prova.

    O dorsal é pessoal e intransmissível.

    O dorsal deve ser colocado na parte frontal da t-shirt, utilizando os alfinetes fornecidos pela organização.

    Os dorsais dos participantes na corrida serão diferenciados dos da caminhada.

    A organização apenas garante a personalização do dorsal a atletas inscritos até dia 13 de outubro (pagamento efetuado até dia 13 de outubro).

    O chip encontra-se codificado para o atleta, sendo pessoal e intransmissível.

    O chip encontra-se no verso do dorsal e não pode ser descolado nem removido. Caso seja descolado ou removido o atleta não terá classificação.

    A organização não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados que advenham da incorreta utilização do chip.

    Todos os participantes que não cumpram estes requisitos serão desclassificados.

     

    5 km – CAMINHADA | CORRIDA PELICAS

    É obrigatório o uso do dorsal da prova, de forma visível e nos locais especificados pela organização.

    A organização apenas garante a personalização do dorsal a atletas inscritos até dia 13 de outubro (pagamento efetuado até dia 13 de outubro).

    O dorsal é pessoal e intransmissível.

    O dorsal deve ser colocado na parte frontal da t-shirt utilizando os alfinetes fornecidos.

    Na prova das crianças cada atleta terá dois dorsais iguais: um para ser usado pelo atleta durante a prova e outro para o pai e/ou tutor legal apresentar quando for recolher a criança.

    A caminhada e a Corrida Pelicas não serão cronometradas e não haverá classificação.

  9. Prémios

  10. 5.1         Pessoais e intransmissíveis

    Os três primeiros classificados, masculinos e femininos, da prova de 10 km, receberão um troféu comemorativo, atribuído no final da prova.

    Os vencedores masculino e feminino da prova de 10 km recebem a subscrição de um Fundo de Pensões Aberto à sua escolha: Fundo Futuro XXI, Fundo VIVA, Fundo Futuro Clássico ou Fundo Futuro Plus, no valor de 750€.

    Os segundos classificados (masculino e feminino) da prova de 10 km recebem a subscrição de um Fundo de Pensões Aberto à sua escolha: Fundo Futuro XXI, Fundo VIVA, Fundo Futuro Clássico ou Fundo Futuro Plus, no valor de 500€.

    Os terceiros classificados (masculino e feminino) da prova de 10 km recebem a subscrição de um Fundo de Pensões Aberto à sua escolha: Fundo Futuro XXI, Fundo VIVA, Fundo Futuro Clássico ou Fundo Futuro Plus, no valor de 250€.

    Encontrar-se-á disponível no site da prova – montepio.org – um diploma eletrónico de participação. O diploma dos atletas da corrida de 10 km fará referência ao escalão etário no qual se inserem e a posição em que terminaram a prova.

     

    5.2         Prémios por escalão

    Não existem prémios por escalão.

  11. Desclassificações e comportamento antidesportivo

  12.  

    6.1         Desclassificação de participantes

     

    A organização não permitirá a participação na prova/desqualificará qualquer atleta que:

    • Falsifique qualquer elemento relativo à sua inscrição
    • Não se apresente na partida, com respeito pelo disposto no ponto 1.6 deste regulamento
    • Não respeite as instruções da organização
    • Apresente manifesto mau estado físico
    • Não tenha dorsal
    • Não leve o dorsal na parte frontal da t-shirt e bem visível nos locais especificados pela organização
    • Utilize o dorsal de outro atleta
    • Dobre ou manipule a publicidade do dorsal
    • Utilize inadequadamente o chip fornecido
    • Utilize mais do que 1 chip
    • Utilize o chip de outro atleta
    • Não cumpra a sinalização colocada pela organização e salte as grades para a partida
    • Não cumpra o percurso na sua totalidade
    • Manifeste comportamento antidesportivo (v.g empurrões e obstruções que prejudiquem de forma intencional os outros atletas)
    • Não respeite os restantes participantes
  13. Apoio aos participantes

  14. Para informações adicionais ou esclarecimentos de dúvidas, os interessados deverão contactar a organização da CORRIDA MONTEPIO através dos seguintes meios:

    1. a) montepio.org
    2. b) info@corridamontepio.pt
    3. c) Tel. + 351 214 574 405; +351 926 695 128

    (Contactos disponíveis de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

Contactos

Tel: +351 214 574 405

Tel: +351 926 695 128

Email: info@corridamontepio.pt