4 ideias para presentes de Natal (menos óbvios)

Um presente menos óbvio tem, por vezes, mais significado do que os tradicionais. Reunimos 4 ideias que têm impacto a longo prazo na vida das pessoas.
Artigo atualizado a 21-12-2023

Uma peça de roupa, um perfume ou uns sapatos são presentes que enchem o olho, mas que, na generalidade dos casos, não perduram no tempo. A nossa sugestão é que, este ano, ofereça algo com significado e que tenha impacto positivo na vida de quem quer agradar. Conheça as nossas sugestões de presentes de Natal menos óbvias.

Lista de presentes de Natal:

1. Plantas

Um presente que, além de embelezar a casa, traz inúmeros benefícios para a saúde. Segundo estudos da NASA, as plantas dentro de casa ajudam na manutenção do ar limpo, porque, por um lado, absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono e toxinas e, por outro, libertam oxigénio. Essencial para a qualidade do ar que respiramos.

Certifique-se de que a pessoa a quem oferece este presente tem espaço para receber uma planta e disposição para cuidar dela.

2. Presente financeiro

À partida, não se lembraria de oferecer um presente poupança a alguém próximo. No entanto, que melhor forma há de demonstrar afeto do que ajudar a alcançar objetivos? Este presente é especialmente adequado para pais oferecerem a filhos, tios a sobrinhos, avós a netos, maridos a mulheres… Eis uma forma original de fazer pensar no seu futuro e na melhor forma de alcançar metas, seja para fazer uma viagem ou para frequentar a universidade.

A pensar nestas necessidades, a Associação Mutualista Montepio (AMM) disponibiliza o Presente Poupança, que inclui a oferta da jóia de admissão e a subscrição de uma poupança mutualista. Para os adultos, o presente inclui um cartão Repsol no valor de 10€. Saiba mais aqui.

3. Experiência inesquecível

Por vezes, os melhores presentes não são palpáveis, mas sim memórias que perduram no tempo. Este ano, em vez de comprar presentes, opte por uma experiência que vai criar histórias para mais tarde recordar e ajudar a estreitar relações com as pessoas de quem mais gosta.

Pode ser uma aventura radical, um passeio cultural, uma massagem ou um curso de culinária em conjunto. O importante é fazer algo que todos apreciem e que ajude a criar memórias. Espreite as experiências que a AMM disponibiliza, para todos os gostos e idades, e encontre a oferta certa para quem pretende presentear.

4. Voucher com uma tarefa

Não tem disponibilidade financeira para oferecer um presente ou experiência? Ofereça tempo livre, por vezes mais valioso do que qualquer outro presente. A ideia é oferecer um voucher personalizado, para realizar determinada tarefa rotineira, que liberte as pessoas durante um dia ou umas horas, para que possam ter tempo para si e realizar uma atividade que gostem.

Alguns exemplos de vouchers sem custo financeiro que pode oferecer são: fazer babysitting de filhos de familiares ou amigos próximos, realizar a limpeza da casa ou arranjar o jardim…

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Consumo , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais