Prémio Voluntariado Jovem Montepio: como o desporto vai mudar o Conjunto Habitacional do Mineiro

A ideia de reabilitar o campo de futebol do Conjunto Habitacional do Mineiro, apresentada pelo Instituto Madre Matilde, venceu a 8.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. A surpresa do dia, porém, chegou no fim: todos os projetos apresentados serão apoiados.
Artigo atualizado a 17-06-2021

O Museu Mineiro, em São Pedro da Cova, Gondomar, é um tributo à história desta região, marcada por anos de exploração das minas de carvão.

No dia 19 de janeiro o espaço foi, por uma tarde, palco para a apresentação dos projetos da 8.ª edição do Prémio de Voluntariado Jovem Montepio, com as quatro equipas que, no dia anterior, percorreram o bairro e traçaram um diagnóstico dos problemas que assolam os moradores.

Foi perante uma plateia entusiasmada e um júri curioso que as quatro equipas mostraram os projetos que desenharam para o Conjunto Habitacional do Mineiro.

A equipa Safira, composta por participantes do Instituto Madre Matilde, da Póvoa de Varzim, desenhou o projeto “De volta ao jogo”, para a reabilitação do campo de futebol do bairro. As voluntárias apresentaram a sua ideia em forma de teatro, detalhando que o objetivo é levar a cabo os trabalhos nos dias 10 e 11 de maio. Com um patrocínio de empresas de tintas, as participantes pretendem transformar o espaço num local de convívio “para todas as faixas etárias”, segundo referiram durante a apresentação. Outro dos objetivos passa por alargar o espaço a outros desportos, como o basquetebol e o andebol.

Por sua vez, o grupo Rubi desenhou o projeto “Animar, Respeitar e Minerar”, com os contributos de jovens da AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, de Lisboa. O objetivo, afirmaram, é “minerar” as potencialidades dos habitantes da urbanização, uma iniciativa que promete realizar ações como festas no coreto do bairro, workshops e churrascos. Todas elas serão apoiadas por recursos audiovisuais.

Já o projeto da equipa Topázio, “Pedalar para os afetos”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, trabalhou na ideia de criar uma bolsa de voluntariado para entregar as compras dos idosos em casa, de bicicleta. Com esta ideia, o grupo pretende contribuir para o bem estar de quem tem dificuldade em movimentar-se, sendo que, para já, o serviço estaria disponível entre as 18 e as 20 horas, três vezes por semana, mas poderia ser alargado.

Por fim, a equipa Esmeralda, da instituição Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, do Barreiro, sugeriu a criação de um espaço intergeracional no bairro para “combater a solidão”. Com início previsto para fevereiro deste ano e apresentação pública no coreto do bairro, a ideia é incentivar ao convívio e depois avaliar os efeitos nos moradores do bairro.

A equipa vencedora foi…

Depois de uma escolha difícil, o júri e comunidade, que este ano também votou, acabaram por escolher o projeto da equipa Safira como vencedor desta edição do prémio. As restantes três ideias serão também apoiadas, quer pelos parceiros desta iniciativa, quer em planos a executar no terreno.

Em declarações ao Ei, Hélder Nogueira, do Centro Social de Soutelo, que esteve na organização, destacou que “é importante, para abrir este território, promover a participação dos diversos parceiros, numa localidade que é por natureza pouco participativa”. O maior desafio foi “acolher tanta gente, mobilizar a comunidade e trabalhar com diferentes instituições”.

Joaquim Caetano, da Fundação Montepio, explicou ao Ei que o êxito desta edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio começou “no casamento feliz que foi a própria organização”. “Tivemos a oportunidade de capacitar os facilitadores para esta ação em si. E pela envolvência das entidades convidadas, que foram fantásticas”, recordou.

Como vai ser a próxima edição?

Para o ano, Joaquim Caetano pensa em inovar. “Não queremos modelos fixos, portanto vamos adaptando com o que vamos aprendendo. Queremos que este modelo tenha a capacidade de se reinventar anualmente e é isso que vamos tentar fazer. Já estamos a pensar na próxima edição e em possíveis alterações”.

Um dos desafios em cima da mesa passa pela possibilidade de uma “pequena experiência”, como lhe chama o representante da Fundação Montepio: “Podemos juntar as quatro entidades convidadas e criar grupos multidisciplinares”, concluiu.

A 8.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio decorreu nos dias 18 e 19 de janeiro e contou com as parcerias da Fundação Aga Khan, ADM Estrela, Delegação de Lisboa, Centro Social do Soutelo e Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso. O júri integrou também elementos da comunidade, de várias instituições e da Câmara de Gondomar.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais