Simulador de crédito à habitação: saiba quanto vai subir a prestação da casa

Tem crédito à habitação? Faça as contas à subida da prestação da casa com a ajuda de um simulador.
Artigo atualizado a 09-10-2023

A subida constante da Euribor – em consequência dos sucessivos aumentos dos juros do Banco Central Europeu (BCE), para fazer face à elevada inflação que a economia da zona euro enfrenta – tem encarecido (e muito) as prestações do crédito à habitação de taxa variável.

Na última reunião de política monetária, a 14 de setembro, o BCE subiu em 25 pontos base (um quarto de ponto percentual) as suas taxas diretoras, prosseguindo o ciclo de aumentos iniciado em julho do ano passado. Com esta decisão, a taxa de juro de operações principais de refinanciamento, que influencia as taxas Euribor, passou de 4,25% para 4,5%. Ao mesmo tempo, a taxa de juro de facilidade permanente de depósito e a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez avançaram para 4% e 4,75%, respetivamente.

Juros do BCE vão continuar a subir?

A resposta a esta pergunta só se saberá no dia 26 de outubro, quando o Conselho do BCE reunir para decidir o próximo passo na sua política monetária. Mas, na audição trimestral no Parlamento Europeu, no dia 25 de setembro, a presidente do BCE admitiu que a instituição monetária pode não voltar a subir os juros “se não houver outros choques significativos” com impacto na inflação. No entanto, também avisou que é muito improvável que as taxas comecem a descer, sublinhando que os atuais níveis deverão manter-se “um tempo suficientemente longo” até que a inflação regresse ao objetivo de 2% na zona euro. Uma meta só deve ser atingida no terceiro trimestre de 2025, segundo as mais recentes previsões dos economistas do BCE.

Não se vislumbra, assim, um alívio na prestação do crédito à habitação de taxa variável nos próximos dois anos.

Quanto vai aumentar a prestação da casa em outubro?

Se o seu crédito à habitação vai ser revisto em outubro, faça uma simulação da prestação mensal e saiba, desde já, quanto vai pagar a mais por mês até à próxima atualização. Para simular, siga estes passos:

1. Insira o valor do crédito à habitação em dívida ao banco;

2. Indique quantas mensalidades ainda faltam liquidar;

3. Selecione a taxa Euribor associada ao seu crédito à habitação (três, seis ou 12 meses);

4. Introduza o spread contratado.

Pode consultar os elementos do empréstimo solicitados no site ou na app do seu banco.

 

Simulador Prestação Crédito Habitação

Quanto vai subir a prestação do seu crédito habitação?

Insira os dados do seu empréstimo e saiba quanto pode subir a prestação da sua casa.

Se fosse hoje a revisão da sua prestação ficaria a pagar mais
0€ /mês

Prestação até agora
0,00
Nova prestação
0,00

Cenários para a sua prestação com a subida da Euribor

Prestação Diferença
Euribor a 4% 0,00 0,00
Euribor a 5% 0,00 0,00
Euribor a 6% 0,00 0,00

 

Simulação

Atualização do crédito à habitação: outubro

Valor em dívida: 150 000 euros

Mensalidades por pagar: 300 meses (25 anos)

Euribor: seis meses

Spread: 1%

Neste cenário, o valor da nova prestação da casa, a partir de outubro, será de 879,51 euros, mais 65,47 euros do que nos últimos seis meses. Este valor reflete o valor médio da taxa Euribor a seis meses de setembro (4,030%). Segundo as regras do crédito à habitação com taxa variável, para efeito de atualização do contrato, considera-se o valor médio da taxa Euribor do mês anterior ao da atualização.

A nova prestação da casa é demasiado elevada?

Nesse caso, pode contar com as mais recentes medidas de apoio às famílias com créditos à habitação de taxa variável. Em causa está a moratória de capital, que, no imediato, permite a redução e estabilização da prestação da casa durante dois anos. Neste artigo, explicamos todos os detalhes desta medida.

A bonificação de juros, agora com regras menos restritivas, é outro apoio a que pode recorrer, se for elegível. Traduz-se no pagamento de 75% ou 100% dos juros da prestação do crédito à habitação que excederem 3% da taxa Euribor. Saiba mais sobre esta medida, neste artigo.

Está a pensar transferir o seu crédito à habitação de taxa variável para outro banco ou amortizar parte do capital em dívida? Saiba que, até ao final de 2024, não terá de pagar a comissão de amortização antecipada. Esta comissão é de 0,5% do capital amortizado, ou seja, cinco euros por cada mil euros amortizados.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais