Saiba o que vestir para uma entrevista de emprego

Foi chamado para uma entrevista de emprego e tem dúvidas sobre o que vestir para causar uma boa impressão? Conheça sugestões de uma especialista em imagem.
Artigo atualizado a 21-02-2019

Num mercado cada vez mais competitivo, todos os detalhes contam. E a imagem é um dos trunfos para quem quer conseguir um bom emprego ou progredir no mundo profissional. Sabia que o modo como um colaborador se veste pode ajudar a abrir nove em cada 10 portas na carreira? A conclusão é de um estudo baseado num inquérito às 500 maiores empresas norte-americanas, citado por Teresa Braga, especialista em comunicação. Se não sabe o que vestir, não se preocupe, nós ajudamos.

A importância do dress code da empresa

Um visual cuidado e adequado à empresa a que se candidata pode ajudá-lo a conseguir o emprego que sempre desejou.  Por isso, no momento de escolher o que vestir para uma entrevista de emprego, tenha em conta o dress code da empresa a que se candidata.

Por exemplo, se está a concorrer para um escritório de advogados, onde todos usam fato e gravata, deverá optar por um registo formal. Mas se ambiciona um lugar numa agência de publicidade ou comunicação é provável que o estilo seja mais informal e criativo.

Seja qual for o tipo de vestuário a adotar, é importante que transmita uma imagem de segurança, credibilidade e estabilidade. Marque a diferença, sem exageros e sem roupas ou acessórios que possam distrair o entrevistador.

O que vestir?

Para elas

Os vestidos com blazer, fatos de casaco e saia travada ou calças em tons escuros são elegantes e indicados para um ambiente mais conservador. Os conjuntos com camisa branca, saias simples e femininas (com comprimento até quatro dedos acima do joelho, no máximo) e os blazers são também opções adequadas para a maioria dos ambientes profissionais. Os decotes pronunciados e as transparências estão proibidos. Os saltos muito altos são de evitar porque podem prejudicar a postura e o equilíbrio. Use uma maquilhagem suave, que transmita um aspeto confiável, competente e amável.

Para eles

Recomendam-se fatos azuis ou cinzento-escuro, gravatas discretas e camisas brancas. Contudo, tudo depende do lugar e da empresa a que se candidata. Se é uma empresa mais informal, criativa ou até uma tecnológica vocacionada para a Internet, por exemplo, o melhor é deixar o fato no armário e usar algo discreto e elegante, mas que não passe despercebido. Em ambos os casos, não descuide o pormenor das meias. Devem ser escuras e altas, de modo a tapar o tornozelo.

Que cores usar (e evitar)?

As cores transmitem sensações e falam sobre si, revela a especialista em comunicação e imagem. Por isso, é importante que escolha os tons certos no momento de decidir o que vestir.

Preto

O preto é a cor do poder e transmite liderança, mas também pode intimidar e passar uma imagem de arrogância, pelo que deve ser contrabalançado com outras cores. “Quanto maior for o contraste de cores, por exemplo preto e branco, mais poderoso alguém parecerá”, salienta Teresa Braga.

Vermelho

O vermelho também está associado a uma imagem de poder. Mas deve ser utilizado com “conta, peso e medida”, por exemplo, num apontamento como uma écharpe, na gravata, nos sapatos ou no blazer. “Um vestido totalmente de cor vermelha será exagerado para usar numa entrevista de trabalho, na medida em que pode ser associado à arrogância. As mulheres, em particular, devem lembrar-se que um vestido vermelho tem conotações associadas à atratividade. Quer ter uma imagem profissional ou simplesmente atraente?”, questiona.

Azul

O azul é a cor da honestidade e credibilidade. Segundo Teresa Braga, “40% das pessoas gostam de azul, o que aumenta em 23% a probabilidade de ser contratado”. Mas cuidado com as tonalidades. “Um azul elétrico será certamente demais para uma entrevista de emprego”, avisa.

Cinzento

O cinzento também é uma escolha segura e transmite a ideia de que é uma pessoa coerente e profissional. Contudo, se pretender imprimir mais energia à sua imagem, deverá usar um acessório de uma cor viva.

Verde

O verde é igualmente uma cor adequada para uma entrevista de emprego, transmitindo um ar descontraído e equilibrado.

Amarelo e roxo

O amarelo e o roxo remetem para a criatividade e o luxo, mas devem ser utilizados com moderação. O amarelo também pode transmitir ansiedade e o roxo passar um sentimento de superioridade.

Castanho

Para uma entrevista de emprego não use castanho. É uma cor associada à resistência à mudança. Se tem uma carreira consolidada pode vestir-se desta cor para ir trabalhar, porque transmitirá uma imagem de estabilidade, mas, no caso de um novo emprego, deve demonstrar abertura de espírito no momento da entrevista.

Cor-de-laranja

“O cor-de-laranja transmite entusiasmo. Porém é uma cor considerada pouco profissional por 25% dos empregadores, por isso, é melhor deixá-la na gaveta ou usar como muita discrição”, sublinha Teresa Braga.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Procurar emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais