Como gerir
as finanças
dos pais?

Por vezes, os papéis mudam. Saiba se chegou a hora de tomar decisões financeiras pelos seus pais.

Ler artigo

Reforma antecipada: conheça em que condições pode pedir (para não se arrepender)

Tenciona pedir a reforma antecipada? Leia este artigo e saiba com o que pode contar se decidir reformar-se antes de tempo.
Artigo atualizado a 12-07-2023

É possível pedir a reforma antes da idade normal de acesso à pensão de velhice (a chamada reforma antecipada), desde que se cumpram as condições que a lei exige. Mas, salvo algumas situações, gozar os dias de ócio e descanso mais cedo tem um preço elevado. Isto é, implica fortes penalizações no valor da pensão de velhice.

Se está a ler este artigo é provável que esteja a equacionar pedir a reforma antecipada. Esta é uma decisão muito importante, pois vai condicionar toda a sua vida futura. Por isso, não deve ser tomada de ânimo leve, mas de forma refletida. Neste artigo, explicamos o essencial sobre a reforma antecipada, para que possa decidir bem.

Regimes de reforma antecipada

A legislação prevê cinco regimes de reforma antecipada, com diferentes condições e penalizações. Comecemos pelo dito regime normal.

1. Normal

Pode reformar-se antecipadamente pelo regime normal quem tenha 60 anos ou mais de idade e pelo menos 40 de anos de descontos para a Segurança Social. No entanto, ao fazê-lo, a pensão de velhice sofre uma dupla penalização. Assim, por cada mês de antecipação, face à idade normal de acesso à pensão de velhice, aplica-se um fator de redução de 0,5%, ou seja, 6% por ano. A esta penalização soma-se outra: a aplicação do fator de sustentabilidade. Todos os anos, o Governo define este índice em função da esperança média de vida aos 65 anos de idade. Em 2023, é de 0,8617, correspondendo assim a uma penalização de 13,8%.

Exemplo

Imagine que decide reformar-se em 2023, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e quatro meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e quatro meses), o que perfaz 40 meses. Assim, aplicando o fator de redução de 0,5% por cada mês, a sua pensão sofreria uma penalização de 20%. Além disso, seria aplicada a penalização do fator de sustentabilidade desse ano, ou seja, de 13,8%. Tudo somado, teria uma pensão de velhice 33,8% mais baixa.

2. Desemprego de longa duração

O regime por desemprego de longa duração permite pedir a reforma antecipada aos 57 anos de idade ou aos 62 anos de idade.

Reforma antecipada aos 57 anos de idade

A aposentação aos 57 anos de idade é possível para quem fique desempregado aos 52 anos, conte com 22 anos de descontos para a Segurança Social e permaneça desempregado depois de esgotar o subsídio de desemprego ou subsídio social de desemprego.

Aqui, aplicam-se duas penalizações: o fator de redução de 0,5% por cada ano de antecipação, em relação aos 62 anos de idade, e o fator de sustentabilidade.

Se o despedimento for por mútuo acordo, acresce outra penalização. Trata-se de um corte de 0,25% por cada ano de antecipação entre os 62 anos de idade e a idade normal de acesso à pensão de velhice. Esta penalização adicional é eliminada no momento em que o pensionista atinge a idade normal de acesso à pensão de velhice.

Reforma antecipada aos 62 anos de idade

Pode pedir a reforma aos 62 anos de idade quem ficar desempregado aos 57 ou mais anos de idade, tiver pelo menos 15 anos de descontos e continuar sem emprego depois de esgotar o subsídio de desemprego ou o subsídio social de desemprego.

Aqui, aplica-se apenas a penalização do fator de sustentabilidade.

3. Carreiras muito longas

As carreiras contributivas muito longas (leia-se, com muitos anos de descontos) podem aliviar, ou mesmo eliminar, as penalizações por reforma antecipada. Enquadra-se neste regime quem aos 60 anos ou mais de idade tenha pelo menos 48 anos de descontos ou 46 anos de descontos (desde que tenha começado a descontar para a Segurança Social antes dos 17 anos de idade). Neste regime, não se aplica quaisquer penalizações.

4. Flexibilização da idade

Ter mais de 40 anos de desconto é também uma vantagem no que respeita às penalizações associadas a uma saída precoce do mercado de trabalho. Através do regime por flexibilização da idade é possível pedir a reforma antecipada a partir dos 60 anos de idade, se, nessa idade, o trabalhador contar com 40 anos de descontos.

Quem aposentar-se mais cedo por este regime é penalizado apenas pelo fator de redução de 0,5% por cada mês de antecipação, face à idade normal de acesso à pensão de velhice ou à idade pessoal de acesso à pensão de velhice (se for mais vantajoso).

Idade pessoal de acesso à pensão de velhice, o que é?

Os trabalhadores com carreiras contributivas longas podem reformar-se sem penalizações antes da idade normal de acesso à pensão de velhice. Tal possibilidade deve-se à chamada “idade pessoal de acesso à pensão de velhice”. Este mecanismo permite antecipar a reforma sem penalizações em quatro meses por cada ano que exceda os 40 anos de descontos, face à idade normal de acesso à pensão de velhice. Mas daí não pode resultar o acesso à pensão de velhice antes dos 60 anos de idade.

Exemplo

Supondo que decide reformar-se aos 63 anos de idade e com 43 anos de descontos. Pelas regras do regime por flexibilização da idade, tem direito a subtrair quatro meses por cada ano de descontos além dos 40 à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor. Como tem três anos a mais de descontos, pode deduzir 12 meses à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor, obtendo assim a sua idade pessoal de acesso à pensão de velhice.

Se efetuar o pedido de reforma antecipada em 2023, a sua idade pessoal de acesso à pensão de velhice corresponde a 65 anos e quatro meses (66 anos e quatro meses – 12 meses).

Existem ainda outros regimes de reforma antecipada ligados ao exercício de determinadas profissões. Saiba se a sua profissão está abrangida por um destes regimes.

5. Motivo da natureza da atividade profissional

Outra forma de antecipar a reforma é através de um dos regimes por motivo da natureza da atividade profissional. Para tal, basta que a profissão seja considerada de desgaste rápido para efeito de acesso à pensão de velhice.

 

Enquadra-se em alguns dos regimes de reforma antecipada de que lhe falámos? Faça as contas e, se garantir os níveis de conforto a que está habituado, pode usufruir mais cedo do seu dolce far niente (doce ociosidade, em português).

Uma forma de colmatar eventuais penalizações no valor da pensão de velhice é construir um pé-de-meia para esse efeito. O Montepio Associação Mutualista disponibiliza aos seus associados uma modalidade de poupança que permite assegurar algum conforto financeiro na reforma. Comece hoje a preparar a sua reforma de sonho.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Apoios do Estado , Reforma

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Voltar à página de Descontos

Um dos prazeres da vida? Começar o dia com o sabor e a cremosidade inconfundíveis de um café expresso. Para tornar este momento ainda mais perfeito, usufrua de 25% de desconto em cápsulas de café em encomendas de 8 ou mais tubos de 10 cápsulas (veja as condições).

Descontos

25% de desconto

na compra de um mínimo de 8 tubos de 10 cápsulas em mydeltaq.com, através da introdução de código promocional

Condições

Apenas válido em aquisições efetuadas na loja online de Portugal.

Como usufruir dos descontos?

Em loja online

Solicite abaixo o seu código promocional

Visite a loja online do nosso parceiro e aproveite o seu desconto

Onde comprar

 

Condições de utilização

Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.