Espaço da Economia Social lança questionário sobre modelo social europeu

A visão dos europeus sobre a saúde, a segurança social, o combate às desigualdades sociais e a promoção do ambiente estão em destaque no questionário que o movimento Espaço da Economia Social acabou de disponibilizar online.
Artigo atualizado a 29-01-2021

O Espaço da Economia Social, movimento formado por dez organizações europeias do setor da Economia Social, entre as quais a Associação Mutualista Montepio, lançou um questionário online que recolherá a opinião dos cidadãos europeus sobre o papel da Economia Social e do mutualismo na construção do modelo social europeu.

Antes de responderem ao inquérito, os cidadãos são incentivados a ler o manifesto do Espaço da Economia Social. Trata-se de um documento que lança uma reflexão sobre a Europa social dos próximos anos e a construção do modelo social europeu.

O questionário, que está disponível em várias línguas, pretende perceber como é que o modelo económico europeu pode continuar a influenciar positivamente as próximas décadas da União Europeia. A proteção e saúde, a segurança social, o combate às desigualdades sociais e a promoção do ambiente são alguns dos temas do inquérito, num total de cinco perguntas.

Clique aqui para responder ao inquérito.

Eleições europeias no horizonte

Tanto o manifesto como o questionário pretendem sensibilizar os políticos que se candidatam às eleições europeias de 2019 para a importância da Economia Social e do mutualismo na coesão económica e social na Europa.

Um dos objetivos passa por organizar um debate sobre os resultados do inquérito entre as organizações pertencentes ao Espaço da Economia Social e os cabeças de lista às eleições europeias, de forma a procurar conhecer melhor os projetos de cada um deles e as suas respostas às aspirações e inquietações dos cidadãos europeus relativamente à europa social.

As eleições europeias realizam-se entre 23 e 26 de maio de 2019 em vários países da Europa.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais