Infografia: Quanto vale a economia social em Portugal?

A economia social engloba um conjunto de entidades cujo objetivo primordial não é o lucro, mas sim o bem-estar das pessoas. No entanto, estas organizações também têm o objetivo de contribuir para a riqueza nacional.
Artigo atualizado a 08-04-2019

Embora existam diferenças de natureza, missão, dimensão, modelo de gestão ou setor de atividade, todas as organizações que integram a Economia Social em Portugal têm algumas características em comum, nomeadamente a preocupação com as pessoas e com os aspetos sociais. O compromisso social destas entidades é encontrar respostas adequadas para os seus membros, soluções inovadoras para os desafios económicos, sociais e ambientais do nosso tempo. Para saber quais as diferenças entre a economia social e economia tradicional, leia este artigo.

Economia Social em Portugal: Como saber o seu impacto na Economia Nacional?

O impacto é medido através da Conta Satélite da Economia Social, que resulta de um protocolo entre o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Este estudo elabora um retrato da Economia Social no País, com informação estatística e a sua dimensão económica. Alguns dos dados mais relevantes apurados por estes estudos estão relacionados com os tipos de organizações existentes, o emprego gerado e o valor gerado para a economia (VAB).

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais