Avaliar o impacto social melhora a vida das pessoas

Qual é a importância da avaliação de impacto social? E como pode melhorar a qualidade de vida das pessoas? O Ei entrevistou Graham Randles, diretor executivo da NEF Consulting, um think-tank britânico.
Artigo atualizado a 12-03-2017

O Ei entrevistou o diretor executivo da NEF Consulting, Graham Randles, para perceber qual a importância da avaliação de impacto social. O especialista esteve em Portugal para participar, como orador principal, na 3ª Conferência Impacto Social. O evento decorre anualmente no âmbito do Programa Impacto Social, promovido pela Fundação Montepio, CASES e 4Change.

Qual é a missão da NEF Consulting, da qual é diretor executivo?

Fazemos parte da New Economics Foundation. Esta entidade dedica-se, sobretudo, a desenvolver um novo sistema económico para ajudar as pessoas a terem maior controlo sobre as suas circunstâncias económicas. Na NEF Consulting focamo-nos na avaliação de impacto, portanto, trabalhamos com muitos programas de impacto social. Ajudamos as organizações com quem trabalhamos a compreenderem o impacto que têm, a saberem como avaliar e como medir o impacto. E também as ajudamos a melhorarem o impacto que têm nas comunidades.

Quais têm sido as principais conquistas da New Economics Foundation (desde 1986) e da NEF Consulting (desde 2008)?

Nos últimos 30 anos, a New Economics Foundation tem aumentado a consciência das pessoas em relação a várias questões, nomeadamente:

  • as razões pelas quais o sistema económico não funciona e não beneficia muitas pessoas
  • os problemas de desigualdade
  • os motivos pelos quais o sistema económico beneficia apenas os 10% mais ricos e está na origem de problemas ambientais

Temos conseguido fazer com que as pessoas percebam a noção de economia a partir do conceito de bem-estar. Ou seja, que existem formas melhores de medir o sucesso de uma economia, para além da mera preocupação com o Produto Interno Bruto (PIB). Também temos sido muito bem-sucedidos a dar às comunidades e organizações locais um maior controlo das suas circunstâncias económicas.

A NEF Consulting, por seu turno, tem sido muito bem-sucedida a promover o Retorno Social do Investimento (SROI) e, mais genericamente, a avaliação de impacto social. Agimos internacionalmente, formamos pessoas no Reino Unido e em outros países, e desenvolvemos muitos programas de avaliação de impacto social.

Avaliação de impacto social: Sobre o SROI

A metodologia SROI – Social Return on Investiment ou Retorno Social do Investimento – permite compreender, medir e reportar o valor social, ambiental e económico gerado pela intervenção de uma organização. Este indicador compara o valor gerado (benefício) com a despesa (investimento) necessária para obtê-lo.

Como avalia a economia social em Portugal?

Estou a aprender sobre ela. Percebi que há muitas questões em comum sobre avaliação de impacto social em Portugal e no Reino Unido. E também há muitos programas de avaliação de impacto bastante similares. Estou a compreender que as iniciativas e a forma como o Programa Impacto Social é apoiado pela Fundação Montepio são muito semelhantes a alguns programas que avaliamos no Reino Unido. Talvez devesse haver um intercâmbio de ideias, porque podemos aprender com Portugal e Portugal pode aprender connosco.

Como é que a responsabilidade social empresarial deve ser exercida, de modo a beneficiar as empresas e as pessoas?

O mais importante é termos consciência de que a responsabilidade social das empresas não pode ser apenas um extra opcional. Não pode ser apenas uma forma de gastar uma pequena parte dos lucros. A responsabilidade social diz respeito à forma como a empresa atua e como alcança as suas receitas, em primeiro lugar. Não é nada positivo que uma empresa com imensos lucros doe à comunidade apenas uma pequena parte do que ganhou, se os lucros foram conseguidos de uma forma que prejudica a comunidade. É muito melhor que a organização compreenda, desde o início, como pode ter um impacto positivo na comunidade e no ambiente. E atue de forma a que o seu core business tenha um impacto global positivo. Se a empresa apoiar programas comunitários, então isso é um bónus.

O valor nem sempre está associado a dinheiro, mas é importante atribuir valor ao impacto social das organizações. Qual é a melhor forma de o fazer?

Há pessoas que têm dificuldade em perceber por que é que se deve atribuir um valor financeiro ao impacto social, e é verdade que isso nem sempre é necessário. Um dos aspetos mais importantes do SROI, enquanto metodologia, é o facto de ser um processo que começa por compreender a forma como uma iniciativa cria mudança, e depois avalia o efeito dessa mudança, medindo os resultados e não apenas as atividades. Isto é realmente a parte mais importante do SROI.

Para algumas pessoas é útil atribuir um valor monetário a estes resultados. Geralmente é útil para quem quer investir dinheiro nas iniciativas. Mas não é o passo mais importante. E às vezes pode ser confuso para algumas pessoas compreenderem como é que se atribui um determinado valor. É realmente mais importante compreender como as organizações alcançam os resultados.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Impacto social

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais