4 passos para organizar um Dia de Voluntariado

Pretende implementar um dia de voluntariado na sua organização? Descubra como fazê-lo.
Artigo atualizado a 21-08-2020

O Dia de Voluntariado é uma das formas que as organizações dispõem para incluírem o voluntariado corporativo na sua gestão diária. Trata-se de um modelo em que a empresa define um dia para apoiar causas sociais, com a participação dos colaboradores.

Reunir voluntários, definir locais, encontrar parceiros ou escolher as entidades a ajudar. A lista de afazeres é longa e os preparativos devem começar com a devida antecedência para que, no dia, tudo corra sem percalços. Existem outros pormenores que também precisam de ser assegurados, como a distribuição de equipamentos, instrumentos, supervisão técnica, seguros, transportes, assegurar a distribuição de t-shirts, enviar moradas e croquis.

Conheça os quatro passos necessários para organizar um Dia de Voluntariado com sucesso, de acordo com o ABC do Voluntariado Empresarial – um manual desenvolvido em parceria pela RSE Portugal (atualmente Associação Portuguesa de Ética Empresarial), a ACEP (Associação para a Cooperação Entre os Povos), a AIP-CE (Associação Industrial Portuguesa) e a SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, do Instituto Superior de Economia e Gestão).

1. Definir prioridades e conhecer a comunidade

Para implementar um Dia de Voluntariado na organização onde trabalha deve começar por recolher informações sobre as necessidades da comunidade onde está inserida, assim como das entidades sociais existentes e que carecem de ajuda. Comece por diagnosticar os problemas, selecionar áreas e públicos-alvo onde intervir e avaliar as organizações que atuam na comunidade.

2. Desenhar o programa do Dia de Voluntariado

Já definiu as prioridades? Está na hora de desenhar o programa do Dia de Voluntariado e distribuir as várias atividades ao longo da jornada. Tenha em consideração a opinião dos funcionários e das entidades sociais beneficiárias, para que o programa impacte todos de forma positiva. Redija um plano de trabalho que inclua o foco de atuação, checklist das atividades e calendário de trabalho.

3. Fazer o levantamento dos recursos

Para implementar o Dia de Voluntariado deve fazer um levantamento dos recursos disponíveis (materiais, humanos e logísticos). Mas também dos esforços necessários para realizar a ação. Este apuramento é importante para avaliar os recursos que tem, os que são necessários e quais os custos inerentes. É importante, por exemplo, aferir qual o custo da ausência de trabalho para a empresa. Se implicar obter recursos adicionais, esta é a altura de perceber onde pode encontrá-los, nomeadamente junto de outros parceiros. 

4. Envolver trabalhadores

Envolver o trabalhador desde o início do processo é imprescindível para conseguir adesão e alcançar o sucesso. Para atingir este objetivo, a comunicação é fundamental. Se todos estiverem a par da situação, sentir-se-ão mais envolvidos, aumentando o sentido de pertença. Para recrutar voluntários, deve informar e publicitar a iniciativa, sensibilizar para a causa e realizar formação sempre que for necessário.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais