4 Passos para organizar um Dia de Voluntariado

Pretende implementar um dia de voluntariado na sua organização? Descubra como fazê-lo.

O Dia de Voluntariado é uma das formas que as organizações dispõem para incluírem o voluntariado corporativo na sua gestão diária. Trata-se de um modelo em que a empresa define um dia para apoiar causas sociais, com a participação dos colaboradores.

dia de voluntariado

Reunir voluntários, definir locais, encontrar parceiros ou escolher as entidades a ajudar, a lista de afazeres é longa. Os preparativos devem começar com a devida antecedência para que, no dia, tudo corra sem percalços. Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio, conta que os preparativos para o “Dia de Voluntariado” do grupo Montepio, realizado em maio de 2017, começaram logo no início do ano. “O dia é importante, mas é o culminar de um crescendo e de um processo de solidariedade interna”, diz a responsável.

Dia de Voluntariado

“O dia é importante, mas é o culminar de um crescendo e de um processo de solidariedade interna”, diz Paula Guimarães.

O primeiro passo foi identificar as entidades da economia social parceiras. “Avaliámos a forma como atuam e estabelecemos uma relação próxima de envolvimento”, explica Paula Guimarães. Só depois se passou à etapa seguinte: divulgar internamente a informação. “Recolhemos as inscrições, distribuímos os colegas pelas ações, procurando ir ao encontro das suas preferências, da área geográfica onde trabalham e do seu perfil”, prossegue. Além destas questões práticas existem outros detalhes a cuidar. É preciso “prever equipamentos e instrumentos de trabalho, supervisão técnica, seguros, transportes, assegurar a distribuição das t-shirts para que estejamos todos identificados, enviar moradas e croquis, escolher correspondentes fotográficos e chefes de equipa”.

Conheça os quatro passos necessários para organizar um Dia de Voluntariado com sucesso, de acordo com o ABC do Voluntariado Empresarial – um manual desenvolvido em parceria pela RSE Portugal (atualmente Associação Portuguesa de Ética Empresarial), a ACEP (Associação para a Cooperação Entre os Povos), a AIP-CE (Associação Industrial Portuguesa) e a SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, do Instituto Superior de Economia e Gestão).

1. Definir prioridades e conhecer a comunidade

Para implementar um Dia de Voluntariado na organização onde trabalha deve começar por recolher informações sobre as necessidades da comunidade onde está inserida, assim como das entidades sociais existentes e que carecem de ajuda. Comece por diagnosticar os problemas, selecionar áreas e públicos-alvo onde intervir e avaliar as organizações que atuam na comunidade.

2. Desenhar o programa do Dia de Voluntariado

Já definiu as prioridades? Está na hora de desenhar o programa do Dia de Voluntariado e distribuir as várias atividades ao longo da jornada. Tenha em consideração a opinião dos funcionários e das entidades sociais beneficiárias, para que o programa impacte todos de forma positiva. Redija um plano de trabalho que inclua o foco de atuação, checklist das atividades e calendário de trabalho.

3. Fazer o levantamento dos recursos

Para implementar o Dia de Voluntariado deve fazer um levantamento dos recursos disponíveis (materiais, humanos e logísticos). Mas também dos esforços necessários para realizar a ação. Este apuramento é importante para avaliar os recursos que tem, os que são necessários e quais os custos inerentes. É importante, por exemplo, aferir qual o custo da ausência de trabalho para a empresa. Se implicar obter recursos adicionais, esta é a altura de perceber onde pode encontrá-los, nomeadamente junto de outros parceiros. 

4. Envolver trabalhadores

Envolver o trabalhador desde o início do processo é imprescindível para conseguir adesão e alcançar o sucesso. Para atingir este objetivo, a comunicação é fundamental. Se todos estiverem a par da situação, sentir-se-ão mais envolvidos, aumentando o sentido de pertença. Para recrutar voluntários, deve informar e publicitar a iniciativa, sensibilizar para a causa e realizar formação sempre que for necessário.

 

Ler mais

Saiba mais sobre

Impacto social , Voluntariado

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.