Saiba como calcular o SROI da sua organização

O SROI – Social Return on Investment é um indicador que calcula o retorno do investimento em projetos sociais. Destina-se, sobretudo, a organizações do setor social da economia.
Artigo atualizado a 21-12-2017

Com uma análise rigorosa, a sua organização sairá sempre a ganhar. A medição e a demonstração do impacto social são decisivas para qualquer entidade, como sublinha Vítor Simões. Para o coordenador da 4Change, consultora em impacto social que introduziu a metodologia SROI em Portugal, esta é uma ferramenta de gestão e diferenciação que pode ser implementada em qualquer tipo de organização.

O que é o índice SROI?

“O SROI atribui valor monetário a mudanças de natureza não comercial, nomeadamente sociais e ambientais. Ao fazê-lo, dá-nos uma linguagem comum – em euros – para comparar o impacto gerado por diferentes organizações, tenham fins lucrativos ou não”, explica Vítor Simões.

Avaliar resultados

Um SROI de 3:1 indica que cada euro investido produz três euros de valor social

O índice SROI é um rácio entre o investimento e o retorno líquido gerado pelos projetos desenvolvidos. De acordo com a 4Change, o SROI compara o valor gerado por uma intervenção (benefícios) com a despesa necessária (investimento) para obtê-lo.

Por setor, esta análise é “sobretudo utilizada por estruturas da sociedade civil e da administração pública”, realça o especialista.

A implementação do SROI permite às organizações duas vantagens essenciais:

  • Melhorar a gestão dos projetos, já que se trata de um sistema de monitorização de desempenho
  • Captar mais financiamento, ao demonstrar o impacto da organização perante investidores

Os resultados do índice de retorno do investimento social são verificados por organizações independentes, que atestam o seu desempenho e validam o cumprimento de objetivos. A monitorização de resultados é uma mais-valia para investidores sociais, que têm assim uma melhor perceção dos projetos a financiar. A SROI Network frisa que esta análise pretende aumentar a igualdade social, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar.

Passos para implementar o SROI

A 4Change aconselha uma estratégia de quatro etapas para implementar a metodologia SROI numa organização. Siga as recomendações, passo a passo:

1. Elabore um mapa de análise

Defina os parâmetros de análise do projeto e envolvimento das partes interessadas (stakeholders) para estabelecer quais são os resultados relevantes. Os parâmetros são depois estabelecidos num plano geral da análise com o âmbito, os recursos necessários (equipa, capital e tempo) e o cronograma.

2. Maximize os resultados

É nesta etapa que é atribuído valor financeiro aos resultados da intervenção, a partir dos indicadores, esclarece a entidade. É fundamental definir um conjunto credível de indicadores, destacando os “indicadores de mudança”. Na análise SROI todos os indicadores são monetizados, mesmo aqueles que não têm valor de mercado atribuído, como o tempo de lazer, a autoestima ou a qualidade do ar. Para estes casos, existem metodologias de avaliação específicas.

3. Calcule o impacto

É o momento de calcular o valor dos benefícios gerados. Aos resultados da intervenção some o valor monetário atribuído. Em paralelo, desconte fatores de compensação, como a proporção do resultado que teria acontecido independentemente da atividade da sua entidade, a proporção do resultado atribuível a terceiros e as consequências negativas inesperadas. Está agora em condições de calcular o valor do impacto gerado, através do Valor Atual Líquido (VAL). “Este indicador mostra o valor presente de pagamentos futuros, descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Se o VAL é superior a zero, estamos perante um projeto economicamente viável”, explica a 4Change.

4. Calcule o SROI

O SROI é o rácio entre o VAL dos benefícios e o VAL do investimento. Ou seja, compara o valor gerado com o valor do investimento. Um rácio de 3:1 indica que cada euro investido gera três euros de valor social.

 

Para mais detalhes sobre como implementar e calcular o SROI na sua organização, consulte a Academia Ei sobre o tema.

O caso português

A metodologia SROI já está a ser aplicada em Portugal. Todos os anos, a Conferência Internacional Impacto Social apresenta casos de sucesso da implementação da metodologia, resultantes do Programa Impacto Social.

A iniciativa, que capacita organizações da economia social para a avaliação de impacto das suas ações, é promovida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), pela Fundação Montepio e pela 4Change.

“A nível internacional, a análise SROI é uma das metodologias incorporadas nas decisões de investimento de fundações e de outros investidores sociais. Em Portugal, a Fundação Montepio e a Fundação EDP foram as primeiras entidades a promover o SROI como ferramenta de análise dos projetos a financiar”, acrescenta Vítor Simões.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Impacto social

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais