Saiba como utilizar o cartão de crédito a seu favor

O seu cartão de crédito é muito mais do que “dinheiro de plástico” para satisfazer necessidades de consumo. Para ser um bom utilizador do cartão de crédito, terá de conhecer os seus benefícios e riscos. Saiba como beneficiar deste meio de pagamento sem comprometer o seu orçamento.
Artigo atualizado a 11-01-2023

Comprar hoje e pagar depois. Este é o conceito que melhor descreve o funcionamento dos cartões de crédito. É importante que saiba como funcionam, em que situação é benéfico utilizá-los, quais os descontos e benefícios associados e como ajustar o seu uso ao orçamento familiar. Tudo em nome de uma utilização consciente e responsável do cartão de crédito.

O cartão de crédito está associado a uma conta bancária ou conta cartão e permite aceder ao crédito concedido pela entidade emitente para fazer pagamentos e levantamentos de dinheiro (cash advance). Este cartão tem um limite máximo de crédito, designado plafond, previamente estabelecido.

Conheça o seu cartão de crédito

Preocupe-se em conhecer os custos associados ao seu cartão, tais como anuidades e taxa de juro. Informe-se também sobre o que pode e deve fazer em caso de roubo ou perda, ligando para o apoio técnico do banco.

Os cartões de crédito são muitas vezes diferenciados pelo perfil do utilizador. Existem cartões para estudantes, caçadores e adeptos de futebol, por exemplo. Mas também existem os “clássicos”, que se adequam a quem pretende um cartão generalista. A diferença na escolha do cartão de crédito assenta, muitas vezes, nos seguros e vantagens associados.

Ajuste o seu cartão ao orçamento familiar

A generalidade dos cartões de crédito contempla um período de crédito gratuito, de 20 e 50 dias, em que não são cobrados juros. Para isso, o utilizador tem de pagar o total da dívida até ao final desse período.

Se não conseguir pagar tudo no período de crédito gratuito, poderá pagar apenas uma parte da dívida. Nesse caso, o pagamento refere-se ao montante do crédito utilizado e não liquidado e ser-lhe-ão cobrados juros.

Descontos e vantagens

O cartão de crédito oferece descontos, como, por exemplo, promoções em hotéis, produtos de lazer, material informático ou serviços de saúde. Muitos têm ainda a vantagem de dispor de um conjunto de seguros relativos ao próprio cartão, a acidentes pessoais ou a assistência em viagem.

Compras online

O cartão de crédito é sempre uma opção quando se trata de fazer pagamentos pela Internet. Os sites que aceitam este meio de pagamento pedem o número do cartão, a validade e o código de segurança. É importante verificar se o sítio onde está a comprar é de confiança, para que os dados não sejam desviados por um “amigo do alheio”. Deverá estar atento a eventuais taxas cobradas pela utilização deste meio de pagamento.

Para maior segurança e proteção contra utilizações fraudulentas, o cartão de crédito pode estar associado a sistemas seguros, como é o caso do MBNet. Através deste serviço são gerados e utilizados números de cartões de crédito virtuais para a realização das transações. Desta forma, os pagamentos online são efetuados com total segurança. No máximo, pode perder o montante que definiu para o cartão virtual.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Consumo , Crédito

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais