14 dicas para planear a carreira

É possível preparar uma carreira enquanto frequenta o curso? Tome nota de algumas estratégias para ser bem-sucedido logo no início da sua carreira.
Artigo atualizado a 22-08-2017

1. Alargue a sua rede de contactos

Se ainda não o fez, entre em contacto com professores e colegas e pergunte-lhes se estão disponíveis para fazerem parte da sua rede de contactos. No LinkedIn, por exemplo.

Como fazer um CV?

Tome nota de 11 dicas infalíveis para fazer um currículo que leve os empregadores a quererem conhecê-lo

2. Mantenha o curriculum vitae atualizado

Esta é e será sempre uma regra de ouro ao longo de toda a sua carreira. O objetivo é poder reagir com rapidez a qualquer nova oportunidade profissional que possa surgir.

3. Organize os seus ficheiros

Quer sejam em papel ou em formato digital, vá revendo os documentos nos quais trabalha ao longo do curso. Recorra a palavras-chave para nomear ficheiros e criar marcadores para os seus links favoritos (sites, artigos ou apresentações que considere particularmente relevantes).

4. No final do curso, faça uma avaliação das práticas e métodos que funcionaram

A sua lista pode incluir hábitos de estudo, estratégias de gestão de tempo, recurso a tecnologias, etc.

5. Desenvolva hábitos que serão valorizados pelos seus empregadores

Aposte na pontualidade, cumpra horários, assuma as suas responsabilidades, seja diligente nos seus trabalhos, seja cordial e diplomata nas suas atitudes. Por exemplo, se vai faltar a uma aula ou chegar atrasado, tenha o cuidado de enviar um e-mail a avisar o professor.

6. Cuidado com o que veste e com a sua conduta na Web

Tenha especial cuidado sempre que possa estar em contacto com um potencial empregador. E tenha também atenção à sua presença na Web. Os empregadores verificam frequentemente os perfis dos candidatos nas redes sociais. Certifique-se de que aquilo que coloca na Web, para o mundo ver, corresponde à forma como quer realmente ser visto.

7. Tenha cuidado com a sua aparência e mantenha-se em forma

O livro Your Career: How to Make it Happen (“A Sua Carreira: Como fazer acontecer”) frisa que o facto de “estar no seu melhor aumenta a sua confiança em si próprio e os outros reagem positivamente a isso”. “Por isso, cuide do seu corpo, mente e espírito. Faça exercício, descanse e mantenha o equilíbrio entre o seu trabalho (escolar e/ou profissional) e outras atividades”.

8. Aposte na assertividade

Na hora de contratar, os empregadores preferem pessoas confiantes, que transmitem as suas qualificações profissionais de modo claro e demonstram ser assertivas nos currículos e entrevistas.

9. Invista na socialização

Está ‘de olho’ num potencial empregador? Apresente-se a alguém influente da empresa numa conferência ou evento onde saiba que estará presente. Para que isso seja possível, deve fazer bem o seu trabalho de casa. Faça o possível para aceder à lista de participantes no evento e pesquise os perfis do LinkedIn daqueles com quem poderá cruzar-se.

10. Dedique tempo às relações certas

Construa um conselho consultivo pessoal que o possa orientar nos seus objetivos de carreira. Aprenda a relacionar-se com as pessoas certas e cuide dessas relações, dedicando-lhes o tempo e a atenção que merecem.

11. Crie um perfil profissional na Web

De acordo com uma sondagem da Jobvite, plataforma de recrutamento para a Web social, nove em cada dez recrutadores recorrem às redes sociais para encontrar talento. Por isso, se ainda não tem, crie um perfil no LinkedIn e/ou no Twitter e comece a usá-lo para a sua rede profissional de contactos.

12. Cultive o pensamento positivo e uma atitude entusiasta

Faça um trabalho de auto motivação todos os dias e acredite que será bem-sucedido nos desafios a que se propuser. Lembre-se que os empregadores tendem a contratar pessoas positivas e entusiastas.

13. Seja flexível

Deve estar ciente que o rápido desenvolvimento tecnológico e a economia global fazem com que algumas profissões se tornem obsoletas ou mudem com elevada rapidez. Por isso, alargue as suas opções de emprego e faça um esforço para se qualificar para duas ou mais carreiras que exijam formação e competências semelhantes.

14. Continue a estudar ao longo da vida

A conclusão de um curso ou formação superior é uma conquista relevante a figurar no currículo. Contudo, lembre-se que deve ir fazendo formações adicionais para alargar o seu lote de competências. Aposte na aprendizagem ao longo da vida.

Checklist para aumentar o sucesso da sua carreira

  • Planeie e organize a sua procura de emprego de modo cuidadoso. Dedique algum tempo a esta missão todos os dias
  • Desenvolva um portefólio dos seus melhores trabalhos para demonstrar as suas qualificações profissionais a potenciais empregadores
  • Defina objetivos para a sua carreira e tome medidas práticas para os alcançar
  • Adote comportamentos assertivos que revelem confiança em si e nas suas capacidades
  • Desenvolva uma atitude proativa e responsável, com foco na resolução de problemas
  • Pense e aja de modo positivo e aposte no desenvolvimento da sua autoestima.
Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Educação , Emprego

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais