6 sites onde pode encontrar quartos para estudantes

É estudante universitário e procura um quarto para arrendar? Conheça seis sites onde pode procurar um alojamento à medida das suas necessidades.

O início de um novo ano letivo é sinónimo de recomeço para milhares de jovens portugueses. No entanto, para aqueles que estão longe da sua cidade natal, começa também a odisseia de procurar um local para viver. Por uma questão de poupança, a maior parte dos estudantes opta por arrendar um quarto. Porém, encontrar o alojamento certo para as necessidades do jovem nem sempre é tarefa fácil. Para ajudá-lo, o Ei reuniu seis sites que ajudam a descobrir anúncios de quartos para estudantes. Conheça-os.

quartos para estudantes

6 sites onde encontrar quartos para estudantes

Bquarto

O Bquarto é um site de colocação de anúncios de quartos para estudantes ou apartamentos para partilhar em todos os distritos de Portugal. Quem procura quarto para arrendar tem duas hipóteses: Colocar um anúncio em “procuro” – com a descrição das características que pretende – ou pesquisar anúncios em “tenho”. Pode filtrar por preço, zonas, tipo de quarto e outras condições.

EasyQuarto

A EasyQuarto é uma plataforma mundial de classificados, especializada na procura e oferta de quartos. Se quer encontrar um local para viver, deve criar um perfil, selecionar a cidade onde gostava de viver e clicar em “preciso de um quarto” para ver todos os anúncios. O site disponibiliza filtros, para aprimorar a pesquisa. Automaticamente, a plataforma enviará o seu perfil a todos os utilizadores que tenham anúncios ativos que correspondam às suas definições. Com a versão gratuita pode criar uma conta, colocar dois anúncios e fazer pesquisas. A versão premium (Passe Premium) permite que o anúncio se destaque no motor de pesquisa, ficando sempre no topo da lista, com mais visibilidade. Possibilita ainda que possa contactar livremente qualquer membro da plataforma e vice-versa.

Custo Justo

No Custo Justo – uma plataforma de compra e venda de artigos -, também pode encontrar um quarto para viver. Na secção “imobiliário” pode fazer uma triagem por apartamentos, moradias ou quartos, zonas e preço. Neste site pode publicitar o imóvel para arrendar, mas também colocar um anúncio de procura de quarto. Seja qual for o caso, é necessário registar-se para ter acesso aos contactos de potenciais anunciantes. A inserção de um anúncio é gratuita e livre de comissões. No entanto, se pretender destacá-lo, terá de pagar. Pode escolher “subir” o anúncio, “subir 7 dias”, colocar na “montra 7 dias” ou “montra 30 dias”. O preço a pagar oscila entre 2 e 30 euros, consoante a opção.

OLX

É um site semelhante ao Custo Justo, no qual pode pesquisar por quartos para arrendar, na secção “Imobiliário”. O motor de pesquisa é mais aprimorado, pois permite efetuar triagens por preço e área. Além disso, também pode assinalar se pretende um quarto já mobilado ou viver num apartamento que não permita animais de estimação (ou vice-versa). No entanto, nesta plataforma apenas pode pesquisar a oferta disponível e não pode colocar um anúncio de procura de quarto.

Uniplaces

A Uniplaces é uma plataforma online especialmente concebida para encontrar quartos para estudantes. Para descobrir um alojamento, terá de aceder ao site, escolher a cidade, universidade ou bairro onde gostava de residir e clicar em pesquisar. Pode filtrar a pesquisa por orçamento, tipo de cama ou outros critérios específicos.

Para reservar um quarto através da Uniplaces, é necessário registar-se. À semelhança de sites como o “Airbnb”, ao fazer um perfil poderá guardar os imóveis favoritos e adicionar informações pessoais que facilitem a aceitação por parte dos senhorios. Uma desvantagem desta plataforma é que não permite visitas ao imóvel para conferir se corresponde ao anúncio. É, por isso, importante ter atenção ao sistema de verificações da empresa antes de reservar o quarto (“Ainda não foi verificado”, “verificado” ou “Visitado”). O registo na plataforma é gratuito, mas se efetuar uma reserva tem de pagar uma taxa de serviço única, cujo valor não é fixo, mas é elevado.

Casa Sapo

No portal Casa Sapo também é possível encontrar quartos para arrendar em todos os distritos do país. Pode fazer uma triagem por tipo de imóvel, natureza, distrito, concelho, freguesia, estado, preço e área útil. Caso se registe nesta plataforma, pode criar alertas, guardar os seus favoritos ou fazer uma pesquisa avançada, com critérios de escolha mais definidos. Se encontrar um imóvel do seu interesse, poderá contactar o proprietário através da plataforma. O registo é gratuito e não existem custos associados à pesquisa.

A saber:

  • Exija sempre contrato de arrendamento e recibos de renda eletrónicos mensais. Caso contrário, não poderá deduzir esta despesa no IRS.
  • Se já entrega o IRS sozinho, esta despesa será deduzida na categoria “encargos com imóveis”. Porém, se ainda faz parte do agregado familiar dos pais, são consideradas como “despesas gerais familiares”.
  • Assegure-se que o preço que irá pagar mensalmente já inclui extras como água, eletricidade, gás e telecomunicações.
  • Confirme qual a política de caução, o seu valor e em que casos é acionada.
  • Informe-se também se o senhorio exige o pagamento antecipado de rendas mensais não vencidas. Este valor nunca pode ultrapassar três meses de rendas.
  • Os estudantes deslocados que recebam uma bolsa de estudos, aos quais tenha sido recusado alojamento em residência dos serviços de ação social, têm direito a um complemento de alojamento. Este complemento é mensal e não pode ser superior a 126,40 euros (30% do valor do IAS).
Ler mais

Saiba mais sobre

Arrendamento , Educação

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.