Conheça 8 plataformas de cursos online gratuitos

Gostava de tirar um curso em universidades conceituadas, como Harvard ou em Yale, sem sair de casa? Saiba como.

Alguma vez ouviu falar nos MOOC? Os Massive Online Open Courses (MOOC) são cursos gratuitos online destinados a democratizar o ensino, de modo a que cada um possa gerir o seu próprio tempo de estudo sem ter a obrigatoriedade de frequentar as aulas tradicionais. A matéria está dividida em módulos, as aulas são gratuitas e lecionadas através de vídeos e outras ferramentas disponíveis online, sobretudo em inglês. Por norma, as formações estão associadas a instituições de ensino superior, mas não só. Saiba onde poderá encontrar estes cursos online gratuitos.

cursos online

Onde encontrar cursos online gratuitos?

MOOC List

A MOOC List é uma plataforma online que agrega e disponibiliza a lista destes cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa e disponibilizados “pelas melhores universidades do mundo”. Pode filtrar a pesquisa por cursos lecionados em Portugal – ou em português (incluindo os cursos do Brasil) – e, ainda, por categorias, universidades e tipos de certificados. Se encontrar um curso que lhe interesse, clique no botão “go to class”, que redireciona diretamente para o site do curso (uma plataforma diferente), onde pode registar-se e seguir os procedimentos pedidos para se inscrever.

Coursera

É uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos. O Coursera disponibiliza centenas de cursos nas mais variadas categorias e conta com 114 entidades parceiras no mundo, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia e Yale. No geral, os cursos são gratuitos. Apenas tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso e esperar que comece. Os cursos são divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes. Em alguns casos, para aceder a algum material terá de pagar. No final, pode pedir um certificado mediante pagamento de uma taxa. A generalidade dos cursos são lecionados em inglês, mas é possível encontrar aulas traduzidas ou legendadas para outras línguas, como o português.

EdX

É uma “iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1 500 cursos online, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley, entre outras, à semelhança do Coursera. Os temas dos cursos incluem Biologia, Química, Ciências computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita. No final, se passar, pode ter acesso ao certificado mediante pagamento de uma taxa que varia de acordo com o curso. Veja aqui o catálogo de cursos.

Udacity

O Udacity é uma plataforma com cursos online especializados na área da tecnologia de informação (TI), que vão desde programação, machine learning até à realidade virtual. Uma das vantagens da Udacity são as parcerias com grandes empresas do mundo tecnológico, como a Google, Amazon ou IBM. Nesta plataforma, existem cursos gratuitos e programas pagos (Nanodegrees). Estes últimos são programas de ensino para profissões altamente procuradas no mercado de trabalho e que garantem emprego quando terminar o curso. Refira-se ainda que a Udacity lançou uma plataforma no Brasil, pelo que é possível realizar cursos em português. Ou seja, existem conteúdos traduzidos, vídeos legendados e possibilidade de efetuar os projetos em português.

Atenção!

Nem todos estes cursos online são totalmente gratuitos. Em muitos casos, terá de pagar para obter certificado ou aceder a algum material

MIT OpenCourseWare

Trata-se da plataforma de cursos do MIT (Massachusets Institute of Technology). Com cerca 2 400 cursos disponíveis, a OpenCourseWare partilha conhecimento e torna-o acessível a todos. “A ideia é simples: publicar online todo o material relativo aos nossos cursos e torná-los amplamente disponíveis para todos”, afirma Dick K.P. Yue, professor da Escola de Engenharia do MIT. Como tal, não é necessário inscrever-se nem esperar pela data de início do curso. Todo o material está disponível para descarregar, permindo que os interessados naveguem e estudem ao seu ritmo. É totalmente gratuito, porém, não disponibiliza certificados. Esta plataforma também disponibiliza alguns cursos em português. Veja-os aqui.

Open Yale courses

É a plataforma da Yale University e funciona de forma semelhante ao MIT OpenCourseWare.  Disponibiliza acesso gratuito a uma seleção de cursos lecionados por professores e académicos da conceituada universidade. “O objetivo do projeto é expandir a todos aqueles que desejem aprender o acesso a materiais educativos”. As palestras de cada curso foram gravadas na Yale University e estão disponíveis em formato vídeo, áudio e texto. Contudo, estas formações não dão direito a qualquer grau académico, crédito curricular ou certificado.

Miríada X

A Miríada X é uma plataforma ibero-americana de MOOCS exclusivamente dedicada ao ensino superior em espanhol e em português. Para poder frequentar um destes cursos online é necessário registar-se, clicar em “ir para o curso” e depois em “inscreva-se”. Uma vez tendo concluído o curso, pode obter gratuitamente um certificado de participação. Pode ainda obter um certificado de conclusão, mediante pagamento da uma taxa de 40 euros. Para tal, é necessário ter completado todos os módulos do curso e atividades obrigatórias incluídas. ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior portuguesas que representam Portugal nesta plataforma.

OpenupEd

É uma iniciativa liderada pela Associação Europeia de Ensino à Distância (EADTU), mas conta com o apoio da Comissão Europeia. Envolve principalmente universidades abertas em Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas diferentes. As matérias vão desde a matemática, escrita de ficção e alteração climática. Quem concluir um destes cursos recebe um certificado de conclusão e um distintivo. Podem, ainda, receber um diploma de fim de curso, cujo preço vai desde 25 a 400 euros, consoante a extensão do curso e a instituição.

Ler mais

Saiba mais sobre

Emprego , Formação

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.