Conheça 8 plataformas de cursos online gratuitos

Gostava de tirar um curso em universidades conceituadas, como Harvard ou em Yale, sem sair de casa? Saiba como.
Artigo atualizado a 07-09-2022

Alguma vez ouviu falar nos MOOC? Os Massive Online Open Courses (MOOC) são cursos gratuitos online destinados a democratizar o ensino, de modo a que cada um possa gerir o seu próprio tempo de estudo sem ter a obrigatoriedade de frequentar as aulas tradicionais. A matéria está dividida em módulos, as aulas são gratuitas e lecionadas através de vídeos e outras ferramentas disponíveis online, sobretudo em inglês. Por norma, as formações estão associadas a instituições de ensino superior, mas não só. Saiba onde poderá encontrar estes cursos online gratuitos.

Onde encontrar cursos online gratuitos?

MOOC List

A MOOC List é uma plataforma online que agrega e disponibiliza a lista destes cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa e disponibilizados “pelas melhores universidades do mundo”. Pode filtrar a pesquisa por cursos lecionados em Portugal – ou em português (incluindo os cursos do Brasil) – e, ainda, por categorias, universidades e tipos de certificados. Se encontrar um curso que lhe interesse, clique no botão “go to class”, que redireciona diretamente para o site do curso (uma plataforma diferente), onde pode registar-se e seguir os procedimentos pedidos para se inscrever.

Coursera

É uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos. O Coursera disponibiliza centenas de cursos nas mais variadas categorias e conta com 114 entidades parceiras no mundo, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia e Yale. No geral, os cursos são gratuitos. Apenas tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso e esperar que comece. Os cursos são divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes. Em alguns casos, para aceder a algum material terá de pagar. No final, pode pedir um certificado mediante pagamento de uma taxa. A generalidade dos cursos são lecionados em inglês, mas é possível encontrar aulas traduzidas ou legendadas para outras línguas, como o português.

EdX

É uma “iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1 500 cursos online, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley, entre outras, à semelhança do Coursera. Os temas dos cursos incluem Biologia, Química, Ciências computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita. No final, se passar, pode ter acesso ao certificado mediante pagamento de uma taxa que varia de acordo com o curso. Veja aqui o catálogo de cursos.

Udacity

O Udacity é uma plataforma com cursos online especializados na área da tecnologia de informação (TI), que vão desde programação, machine learning até à realidade virtual. Uma das vantagens da Udacity são as parcerias com grandes empresas do mundo tecnológico, como a Google, Amazon ou IBM. Nesta plataforma, existem cursos gratuitos e programas pagos (Nanodegrees). Estes últimos são programas de ensino para profissões altamente procuradas no mercado de trabalho e que garantem emprego quando terminar o curso. Refira-se ainda que a Udacity lançou uma plataforma no Brasil, pelo que é possível realizar cursos em português. Ou seja, existem conteúdos traduzidos, vídeos legendados e possibilidade de efetuar os projetos em português.

MIT OpenCourseWare

Trata-se da plataforma de cursos do MIT (Massachusets Institute of Technology). Com cerca 2 400 cursos disponíveis, a OpenCourseWare partilha conhecimento e torna-o acessível a todos. “A ideia é simples: publicar online todo o material relativo aos nossos cursos e torná-los amplamente disponíveis para todos”, afirma Dick K.P. Yue, professor da Escola de Engenharia do MIT. Como tal, não é necessário inscrever-se nem esperar pela data de início do curso. Todo o material está disponível para descarregar, permindo que os interessados naveguem e estudem ao seu ritmo. É totalmente gratuito, porém, não disponibiliza certificados.

Open Yale courses

É a plataforma da Yale University e funciona de forma semelhante ao MIT OpenCourseWare.  Disponibiliza acesso gratuito a uma seleção de cursos lecionados por professores e académicos da conceituada universidade. “O objetivo do projeto é expandir a todos aqueles que desejem aprender o acesso a materiais educativos”. As palestras de cada curso foram gravadas na Yale University e estão disponíveis em formato vídeo, áudio e texto. Contudo, estas formações não dão direito a qualquer grau académico, crédito curricular ou certificado.

Miríada X

A Miríada X é uma plataforma ibero-americana de MOOCS exclusivamente dedicada ao ensino superior em espanhol e em português. Para poder frequentar um destes cursos online é necessário registar-se, clicar em “ir para o curso” e depois em “inscreva-se”. Uma vez tendo concluído o curso, pode obter gratuitamente um certificado de participação. Pode ainda obter um certificado de conclusão, mediante pagamento da uma taxa de 40 euros. Para tal, é necessário ter completado todos os módulos do curso e atividades obrigatórias incluídas. ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior portuguesas que representam Portugal nesta plataforma.

OpenupEd

É uma iniciativa liderada pela Associação Europeia de Ensino à Distância (EADTU), mas conta com o apoio da Comissão Europeia. Envolve principalmente universidades abertas em Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas diferentes. As matérias vão desde a matemática, escrita de ficção e alteração climática. Quem concluir um destes cursos recebe um certificado de conclusão e um distintivo. Podem, ainda, receber um diploma de fim de curso, cujo preço vai desde 25 a 400 euros, consoante a extensão do curso e a instituição.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Formação

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais