Descubra as profissões mais procuradas no futuro

O mercado laboral está em mudança profunda e, para garantir emprego, é necessário antecipar tendências. Descubra as características das profissões do futuro e prepare-se.
Artigo atualizado a 07-08-2018

Até 2020 serão criados dois milhões de empregos, por todo o mundo, em áreas ligadas à inovação. Em sentido contrário, 7,1 milhões de postos de trabalho ficarão obsoletos e serão eliminados. Quais são as profissões do futuro? O que é necessário para ter sucesso e conseguir um emprego nas próximas décadas?

O Fórum Económico Mundial prevê, no relatório The Future of Jobs, que dois milhões de empregos sejam criados até 2020, em profissões ligadas à inovação e tecnologias. Estas são as áreas com maior criação de emprego:

  • Computadores
  • Matemática
  • Arquitetura
  • Engenharia

Que competências profissionais serão procuradas?

“65% das crianças que entram hoje na escola primária vão ter um tipo de emprego que ainda não existe”, frisou Rowan Trollope, da Cisco Systems, por ocasião da Web Summit, um dos mais importantes eventos europeus de tecnologia.

A atividade da multinacional Cisco centra-se, precisamente, na tecnologia. Dentro desta área, Rowan Trollope apontou também algumas das competências que a empresa considera essenciais no futuro:

  • Comunicação/interação social
  • Criatividade/inovação
  • Pensamento crítico
  • Empreendedorismo
  • Compreensão vertical (das várias áreas de um negócio)
  • Contexto de negócio.

No setor da Internet das Coisas – revolução tecnológica que consiste na ligação à Internet de todos os dispositivos e objetos quotidianos –, as oportunidades de emprego são muitas, sublinhou ainda o especialista canadiano.

Neste setor, as necessidades serão criadas, sobretudo, em profissões ligadas à análise de dados, gestão da rede de vendedores (altamente especializada em tecnologia), arquitetura de sistemas, segurança & privacidade, gestão de dispositivos, integração & conetividade, experiência do utilizador, gestão de projeto e aplicações.

Duas profissões em destaque

As orientações de Rowan Trollope estão em sintonia com as conclusões do relatório do Fórum Económico Mundial. No relatório The Future of Jobs, as profissões ligadas à Análise de Dados e Vendas Especializados são tipologias de emprego com perspetivas de crescimento. A indicação foi dada em praticamente todas as indústrias e geografias analisadas.

Empregos com futuro

Ser analista de dados ou representante de vendas especializado dá-lhe boas perspetivas em quase todas as indústrias

A explicação para a necessidade crescente destas tipologias de emprego é simples. Por um lado, a revolução tecnológica resulta em grandes quantidades de dados – para todos os setores – que necessitam de ser analisados. Por outro, as mudanças que se avizinham nas empresas vão traduzir-se em novas competências nas vendas, ou seja, serão necessários profissionais capazes de ‘descodificar’ novos produtos e serviços aos clientes. Está preparado para estas novas oportunidades profissionais?

Que empregos vão desaparecer?

Em paralelo com os dois milhões de novos empregos que surgirão até 2020, prevê-se também que desapareçam 7,1 milhões de empregos, em igual período de tempo. A indicação é do Fórum Económico Mundial, que pormenoriza as áreas que serão alvo de uma maior diminuição de postos de trabalho:

  • Administração (com o maior número de postos de trabalho eliminados até 2020)
  • Manufatura e Produção
  • Construção e Extração
  • Artes
  • Design
  • Entretenimento
  • Desporto e Media
  • Direito

O que leva à extinção destes milhões de postos de trabalho? Os motivos são, sobretudo, tecnológicos e socioeconómicos. Do lado da tecnologia, a expansão da Internet móvel e de Big Data (grande conjunto de dados armazenados), a par do desenvolvimento da Internet das Coisas, robótica e inteligência artificial, permitirão que os processos de produção se autonomizem com recurso a menos trabalhadores.

Por outro lado, indica ainda o Fórum Económico Mundial, o mercado laboral será influenciado por uma tendência crescente para a flexibilização, pelas alterações climáticas e pela volatilidade geopolítica.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Formação

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais