4 regras que o ajudam na gestão diária familiar

Identificar as despesas e mantê-las sob controlo são tarefas essenciais na gestão de um orçamento familiar. Outro trunfo é a união de esforços entre todos os membros da família.
Artigo atualizado a 09-03-2017

Faça a sua gestão diária familiar em 4 passos

1. Registe todos os seus rendimentos

A gestão diária familiar tem como ponto de partida o dinheiro que entra em sua casa. Seja através do seu trabalho, de investimentos (rendimentos de capital), pensões de reforma, outras prestações sociais ou qualquer outra fonte, o seu nível de receitas determinará qual poderá ser o seu nível de despesas. Anote os rendimentos fixos (salário, rendas ou pensões) e variáveis (prémios ou uma herança).

2. Identifique as suas despesas

Identificados os rendimentos, é tempo de perceber quais são as suas despesas. Deve separar as despesas fixas (cujo valor se mantém ao longo do tempo, como a prestação da casa ou os gastos com transportes públicos) e despesas variáveis (que variam de mês para mês, como os gastos com alimentação ou vestuário).

Agora que já sabe como catalogar as suas despesas, deve encontrar uma forma fácil e prática (que resulte para si) para apontar todos os gastos.

3. Elabore o orçamento da sua família

Depois da auditoria às receitas e despesas, é tempo de preparar o orçamento familiar. Comece por apontar numa coluna todos os rendimentos, deixando outra coluna para as despesas.

Para sua referência, existem pesos recomendados para cada tipo de despesa em relação aos rendimentos disponíveis. Por exemplo, os custos com a casa (prestação ao banco ou renda mensal) devem representar entre 25% e 35% das receitas. Já a alimentação deverá ter um peso entre 5% e 10%.

Veja nesta infografia Ei os pesos recomendados para cada despesa, assim como os passos para fazer um orçamento familiar.

Planear, organizar e reduzir ao máximo o impacto de imprevistos. São estratégias que fazem parte do caminho que deve seguir para ter um orçamento fiável e exequível, otimizando a sua gestão diária familiar.

Faça uma previsão das receitas e despesas para os próximos meses. Desta forma, será mais fácil perceber para onde está a ir o seu dinheiro e que despesas podem ser reduzidas. O objetivo é aumentar a poupança da família, uma das grandes finalidades de um orçamento familiar.

4. Trace objetivos para os próximos meses

O resultado do orçamento familiar vai ditar os próximos passos. As despesas são superiores aos rendimentos? Nesse caso, o seu primeiro objetivo deverá ser reduzir as despesas que não sejam essenciais até ter um saldo positivo (receitas superiores às despesas). A partir daí, a sua família poderá começar a trabalhar para atingir um valor de poupanças previamente definido entre todos os membros do agregado.

Despesas na dose certa

As suas despesas com a casa (prestação ou renda) devem representar entre 25% e 35% das receitas familiares

Se o seu orçamento familiar já for positivo, avance para os objetivos de poupança. Assegure-se de que poupa um montante fixo todos os meses e defina metas concretas. É recomendável que poupe 10% do seu rendimento mensal.

Para uma maior motivação de todos os membros da família, determine “recompensas” de poupança. Por exemplo: depois de definido um valor de aforro essencial para fazer face a emergências e despesas inesperadas, poderá decidir que o “extra” amealhado será para as férias da sua família no próximo ano.

Para cumprir o seu orçamento siga ainda estas regras:

  • Não gaste mais do que ganha
  • Identifique os gastos essenciais e separe-os das despesas acessórias ou secundárias
  • Seja o principal avaliador do seu modo de vida
  • Consuma de forma responsável
  • Mantenha-se prudente em relação ao futuro
Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais