Faz viagens pelo país? Saiba como poupar nas deslocações

Se tem planos de fazer viagens pelo país, conheça os custos das deslocações para vários tipos de transporte: avião, comboio, autocarro e automóvel.
Artigo atualizado a 30-04-2019

Descubra os vários modos de viajar pelo país e a diferença de preços de cada transporte nas principais rotas de Portugal, de Norte a Sul. Desfrute das viagens cá dentro ao custo mais barato.

Viagens pelo país: custos por tipo de transporte para cinco itinerários

Lisboa – Porto

O aumento do número de voos entre Lisboa e Porto reforçou as opções para viajar entre as duas cidades, embora
o avião nem sempre seja o meio mais barato ou aconselhável.

Seja em lazer ou trabalho, este é um dos trajetos mais percorridos em viagens pelo país. Para conhecer os custos de cada opção disponível, simulámos uma viagem de ida e volta no mesmo dia, marcada com mês e meio de antecedência – para 15 de abril, segunda-feira.

POR AVIÃO

Segundo os portais que reúnem ofertas aéreas, a melhor solução passava por partir às 7h55 na Ryanair e regressar às 22h na TAP. Sem bagagem ou lugar marcado, o preço ficava por 54 euros.

DE COMBOIO

A mês e meio de distância já não se conseguiram os melhores bilhetes da CP. Para 15 de abril, a melhor opção seria partir de Lisboa às 6h39 para viajar por 15 euros, e voltar às 20h40, por 11 euros. São 26 euros – menos do que no avião, mas com uma viagem que demora mais cinco horas. Sem promoções, a ligação fica por 50 euros.

DE AUTOCARRO

A ida e volta fica por 34 euros, sendo que implica oito horas de caminho. Porém, se viajarem pela Rede Expressos, os associados Montepio podem reduzir este custo em 20% ou 25%, respetivamente, caso adquiram o bilhete nas bilheteiras ou online, respetivamente.

DE AUTOMÓVEL

O valor fica perto de 120 euros. Neste caso, e ao contrário dos outros, o preço é por veículo. Assim, e com mais três passageiros, a viagem de carro ficaria por 30 euros cada um – sem contar com o desgaste da viatura. Mas este custo pode ser reduzido. O Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é uma verdadeira galinha de ovos de ouro para os associados Montepio que fazem viagens pelo país de carro. A poupança pode chegar aos 12 cêntimos por litro em combustível. Os condutores que percorrem cerca de 15 mil quilómetros por ano podem economizar até 100 euros.

Porto – Algarve

É uma das viagens mais longas pelo país. Ao todo, é necessário percorrer 550 quilómetros para ir do Algarve ao Porto.Este trajeto é realizado sobretudo nos meses de verão, em lazer.

Neste trajeto, o avião tem logo uma vantagem. É o único meio que permite ir e vir no mesmo dia sem abdicar de tempo útil no destino. A viagem demora pouco mais de 1h, o que compara com mais de 5h de carro, perto de 6h de comboio e quase 8h de autocarro.

POR AVIÃO

A pesquisa de voos disponíveis mostrou que por 57 euros – e sem bagagem ou marcação prévia de lugar – é possível arrancar do Porto às 8h05 e sair de Faro apenas às 20h15.

DE COMBOIO

Dada a duração de cada viagem, tivemos de pensar numa viagem de ida e volta em dias distintos. Na CP, e no melhor dos cenários, seria preciso gastar 52 euros pela ida e volta. Contudo, e sem acesso a tarifas promocionais, a viagem ficaria por quase 100 euros.

DE AUTOCARRO

A oferta dos autocarros fica um pouco mais em conta, já que um bilhete de ida e volta custa menos de 55 euros por viajante, ainda sem o desconto que os associados Montepio usufruem na Rede Expressos.

DE AUTOMÓVEL

Cada trajeto fica por cerca de 105 euros, pelo que ir e vir custa 210 euros por viatura. Logo, e se esta tiver quatro ocupantes, falamos em 52,5 euros por pessoa.

Lisboa – Algarve

No verão, esta é uma das viagens pelo país que as famílias portuguesas que vivem na capital mais fazem. O bom tempo e as praias com as águas mais quentes do país são os principais chamarizes da região algarvia.

POR AVIÃO

Esta opção é riscada quase de imediato porque neste caso não existe “efeito Ryanair”. Ainda com o dia 15 de abril em mente, a melhor opção para ir e voltar no mesmo dia passa por sair às 9h45 de Lisboa e regressar de Faro às 18h05. O preço? 140 euros.

DE COMBOIO

Partindo de Lisboa às 8h23 para regressar às 17h56 de Faro, a viagem custaria no total 27,4 euros. Contudo, e caso se adiasse o regresso para o dia seguinte, já seria possível ir e voltar por 22 euros (11 euros por trajeto). Sem acesso a promoções, a viagem na CP ficaria em quase 45 euros. 

DE AUTOCARRO

O valor compara com pouco menos de 35 euros que custa um bilhete de ida e volta por autocarro entre Lisboa e Faro. Mas se no comboio cada viagem demora 3h a 3h30, de autocarro são entre 3h30 a 4h.

DE AUTOMÓVEL

Um pouco mais rápida é a ligação por automóvel. São pouco menos de 3h e um custo de 55 euros por trajeto. Viagem de ida e regresso ca num total de 110 euros por veículo que, a dividir por outros três passageiros, dá 27,5 euros por pessoa.

Porto – Guimarães

Há viagens pelo país que, apesar de menos onerosas, se realizam frequentemente, pelo que devem também ser vistas com olho de poupança. Entre cidade Invicta e o berço da nação distam apenas menos de 60 quilómetros.

POR AVIÃO

Não existe esta possibilidade.

DE COMBOIO

É no comboio que encontramos a opção que mais rivaliza com um carro lotado: viajando no urbano da CP, ligar Porto e Guimarães custa 3,25 euros por trajeto, pelo que a ida e volta fica a 6,5 euros por passageiro. Ou seja, se o carro for com apenas três pessoas, o comboio já fica mais em conta. Ou seja, se o carro for com apenas três pessoas, o comboio já fica mais em conta. Se a duração da viagem for a prioridade, o Alfa Pendular é a opção mais rápida

DE AUTOCARRO

A ligação entre as cidades por autocarro demora 1 hora e fica por 12 euros, para ida e volta.

DE AUTOMÓVEL

Entre estas cidades que distam 50 quilómetros, uma viagem de carro faz-se em 40 minutos e por 10 euros, pelo que ir e voltar num carro lotado pode significar um custo de 5 euros por pessoa (20 euros a dividir por quatro). Contudo, se a viagem se realizar com muita frequência deve considerar-se um valor para o desgaste do carro. Este custo pode fazer a diferença face às outras alternativas.

Lisboa – Braga

Com quase 370 quilómetros para trilhar, o percurso que liga a capital à terceira cidade do país está entre as viagens pelo território nacional mais comuns.

POR AVIÃO

Não existe esta possibilidade.

DE COMBOIO

A forma mais rápida de ligar as cidades é o Alfa Pendular, que promete demorar não mais de 3h21. Sendo a mais rápida, porém, é também a mais cara – 20,5 euros por trajeto, em promoção, ou 34 euros, em tarifa normal. A ida e volta fica em 68 euros.

Se o critério preço for a prioridade, é possível ligar Lisboa e Braga, pela CP, por 21,15 euros/trajeto em preço normal, ou 42,3 euros no total, desde que se esteja disposto a apanhar o regional e a demorar quase 6h.

DE AUTOCARRO

Olhando para a autoestrada, este percurso pode demorar 4h a 5h de autocarro a um preço de quase 38 euros (18,7 euros por percurso).

DE AUTOMÓVEL

Neste caso, a fatura total pode chegar aos 134 euros, ou seja, 67 euros por percurso. Imaginando que o carro vai com o condutor e mais três passageiros, são 33,5 euros por viajante. Este percurso demora pouco menos de 4h.

Conselhos para todas as viagens

Pagamento

O ideal é pagar a viagem a pronto. Se usar cartão de crédito, calcule
o tempo (e juros) que vai precisar para abater a dívida.

Fora de época

Viajar na época baixa, a meio da semana ou fora das horas de ponta é sinónimo de preços mais baixos nos bilhetes, estada ou rent-a-car.

Marque antecipadamente

A compra antecipada de bilhetes assegura preços
mais baixos.

Tarifas extra

Não se deixe seduzir pelos preços-base para voos. Há extras cobrados posteriormente que podem encarecer a viagem.

Partilha

Se for de carro, pode reduzir os custos partilhando lugares. Existem apps que o ajudam a encontrar parceiros de viagem seguros.

Aproveite o Cartão
de Associado Montepio. Transportes, hotéis, restaurantes e lazer.
Os parceiros da Associação Mutualista Montepio vão fazê-lo poupar milhares de euros
por ano.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança , Viagens

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais