< Voltar à página de Gestão diária

Faz viagens pelo país? Saiba como poupar nas deslocações

Se tem planos de fazer viagens pelo país, conheça os custos das deslocações para vários tipos de transporte: avião, comboio, autocarro e automóvel.

Descubra os vários modos de viajar pelo país e a diferença de preços de cada transporte nas principais rotas de Portugal, de Norte a Sul. Desfrute das viagens cá dentro ao custo mais barato.

Viagens pelo país: custos por tipo de transporte para cinco itinerários

Lisboa – Porto

O aumento do número de voos entre Lisboa e Porto reforçou as opções para viajar entre as duas cidades, embora
o avião nem sempre seja o meio mais barato ou aconselhável.

Seja em lazer ou trabalho, este é um dos trajetos mais percorridos em viagens pelo país. Para conhecer os custos de cada opção disponível, simulámos uma viagem de ida e volta no mesmo dia, marcada com mês e meio de antecedência – para 15 de abril, segunda-feira.

POR AVIÃO

Segundo os portais que reúnem ofertas aéreas, a melhor solução passava por partir às 7h55 na Ryanair e regressar às 22h na TAP. Sem bagagem ou lugar marcado, o preço ficava por 54 euros.

DE COMBOIO

A mês e meio de distância já não se conseguiram os melhores bilhetes da CP. Para 15 de abril, a melhor opção seria partir de Lisboa às 6h39 para viajar por 15 euros, e voltar às 20h40, por 11 euros. São 26 euros – menos do que no avião, mas com uma viagem que demora mais cinco horas. Sem promoções, a ligação fica por 50 euros.

DE AUTOCARRO

A ida e volta fica por 34 euros, sendo que implica oito horas de caminho. Porém, se viajarem pela Rede Expressos, os associados Montepio podem reduzir este custo em 20% ou 25%, respetivamente, caso adquiram o bilhete nas bilheteiras ou online, respetivamente.

DE AUTOMÓVEL

O valor fica perto de 120 euros. Neste caso, e ao contrário dos outros, o preço é por veículo. Assim, e com mais três passageiros, a viagem de carro ficaria por 30 euros cada um – sem contar com o desgaste da viatura. Mas este custo pode ser reduzido. O Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é uma verdadeira galinha de ovos de ouro para os associados Montepio que fazem viagens pelo país de carro. A poupança pode chegar aos 12 cêntimos por litro em combustível. Os condutores que percorrem cerca de 15 mil quilómetros por ano podem economizar até 100 euros.

Porto – Algarve

É uma das viagens mais longas pelo país. Ao todo, é necessário percorrer 550 quilómetros para ir do Algarve ao Porto.Este trajeto é realizado sobretudo nos meses de verão, em lazer.

Neste trajeto, o avião tem logo uma vantagem. É o único meio que permite ir e vir no mesmo dia sem abdicar de tempo útil no destino. A viagem demora pouco mais de 1h, o que compara com mais de 5h de carro, perto de 6h de comboio e quase 8h de autocarro.

POR AVIÃO

A pesquisa de voos disponíveis mostrou que por 57 euros – e sem bagagem ou marcação prévia de lugar – é possível arrancar do Porto às 8h05 e sair de Faro apenas às 20h15.

DE COMBOIO

Dada a duração de cada viagem, tivemos de pensar numa viagem de ida e volta em dias distintos. Na CP, e no melhor dos cenários, seria preciso gastar 52 euros pela ida e volta. Contudo, e sem acesso a tarifas promocionais, a viagem ficaria por quase 100 euros.

DE AUTOCARRO

A oferta dos autocarros fica um pouco mais em conta, já que um bilhete de ida e volta custa menos de 55 euros por viajante, ainda sem o desconto que os associados Montepio usufruem na Rede Expressos.

DE AUTOMÓVEL

Cada trajeto fica por cerca de 105 euros, pelo que ir e vir custa 210 euros por viatura. Logo, e se esta tiver quatro ocupantes, falamos em 52,5 euros por pessoa.

Lisboa – Algarve

No verão, esta é uma das viagens pelo país que as famílias portuguesas que vivem na capital mais fazem. O bom tempo e as praias com as águas mais quentes do país são os principais chamarizes da região algarvia.

POR AVIÃO

Esta opção é riscada quase de imediato porque neste caso não existe “efeito Ryanair”. Ainda com o dia 15 de abril em mente, a melhor opção para ir e voltar no mesmo dia passa por sair às 9h45 de Lisboa e regressar de Faro às 18h05. O preço? 140 euros.

DE COMBOIO

Partindo de Lisboa às 8h23 para regressar às 17h56 de Faro, a viagem custaria no total 27,4 euros. Contudo, e caso se adiasse o regresso para o dia seguinte, já seria possível ir e voltar por 22 euros (11 euros por trajeto). Sem acesso a promoções, a viagem na CP ficaria em quase 45 euros. 

DE AUTOCARRO

O valor compara com pouco menos de 35 euros que custa um bilhete de ida e volta por autocarro entre Lisboa e Faro. Mas se no comboio cada viagem demora 3h a 3h30, de autocarro são entre 3h30 a 4h.

DE AUTOMÓVEL

Um pouco mais rápida é a ligação por automóvel. São pouco menos de 3h e um custo de 55 euros por trajeto. Viagem de ida e regresso ca num total de 110 euros por veículo que, a dividir por outros três passageiros, dá 27,5 euros por pessoa.

Porto – Guimarães

Há viagens pelo país que, apesar de menos onerosas, se realizam frequentemente, pelo que devem também ser vistas com olho de poupança. Entre cidade Invicta e o berço da nação distam apenas menos de 60 quilómetros.

POR AVIÃO

Não existe esta possibilidade.

DE COMBOIO

É no comboio que encontramos a opção que mais rivaliza com um carro lotado: viajando no urbano da CP, ligar Porto e Guimarães custa 3,25 euros por trajeto, pelo que a ida e volta fica a 6,5 euros por passageiro. Ou seja, se o carro for com apenas três pessoas, o comboio já fica mais em conta. Ou seja, se o carro for com apenas três pessoas, o comboio já fica mais em conta. Se a duração da viagem for a prioridade, o Alfa Pendular é a opção mais rápida

DE AUTOCARRO

A ligação entre as cidades por autocarro demora 1 hora e fica por 12 euros, para ida e volta.

DE AUTOMÓVEL

Entre estas cidades que distam 50 quilómetros, uma viagem de carro faz-se em 40 minutos e por 10 euros, pelo que ir e voltar num carro lotado pode significar um custo de 5 euros por pessoa (20 euros a dividir por quatro). Contudo, se a viagem se realizar com muita frequência deve considerar-se um valor para o desgaste do carro. Este custo pode fazer a diferença face às outras alternativas.

Lisboa – Braga

Com quase 370 quilómetros para trilhar, o percurso que liga a capital à terceira cidade do país está entre as viagens pelo território nacional mais comuns.

POR AVIÃO

Não existe esta possibilidade.

DE COMBOIO

A forma mais rápida de ligar as cidades é o Alfa Pendular, que promete demorar não mais de 3h21. Sendo a mais rápida, porém, é também a mais cara – 20,5 euros por trajeto, em promoção, ou 34 euros, em tarifa normal. A ida e volta fica em 68 euros.

Se o critério preço for a prioridade, é possível ligar Lisboa e Braga, pela CP, por 21,15 euros/trajeto em preço normal, ou 42,3 euros no total, desde que se esteja disposto a apanhar o regional e a demorar quase 6h.

DE AUTOCARRO

Olhando para a autoestrada, este percurso pode demorar 4h a 5h de autocarro a um preço de quase 38 euros (18,7 euros por percurso).

DE AUTOMÓVEL

Neste caso, a fatura total pode chegar aos 134 euros, ou seja, 67 euros por percurso. Imaginando que o carro vai com o condutor e mais três passageiros, são 33,5 euros por viajante. Este percurso demora pouco menos de 4h.

Conselhos para todas as viagens

Pagamento

O ideal é pagar a viagem a pronto. Se usar cartão de crédito, calcule
o tempo (e juros) que vai precisar para abater a dívida.

Fora de época

Viajar na época baixa, a meio da semana ou fora das horas de ponta é sinónimo de preços mais baixos nos bilhetes, estada ou rent-a-car.

Marque antecipadamente

A compra antecipada de bilhetes assegura preços
mais baixos.

Tarifas extra

Não se deixe seduzir pelos preços-base para voos. Há extras cobrados posteriormente que podem encarecer a viagem.

Partilha

Se for de carro, pode reduzir os custos partilhando lugares. Existem apps que o ajudam a encontrar parceiros de viagem seguros.

Aproveite o Cartão
de Associado Montepio. Transportes, hotéis, restaurantes e lazer.
Os parceiros da Associação Mutualista Montepio vão fazê-lo poupar milhares de euros
por ano.

Ler mais

Saiba mais sobre

Poupança , Viagens

Torne-se Associado

Saiba mais