Saiba quanto vai pagar de roaming na Europa (e fora dela)

Vai viajar para o estrangeiro? Conheça algumas dicas simples para controlar os custos com as telecomunicações.
Artigo atualizado a 17-06-2021

Roaming na Europa: Paga o mesmo que em Portugal

  • Chamadas e mensagens

Para viagens dentro da União Europeia aplica-se a regra do Roam Like at Home. Esta regra, aplicada a todos os países da União Europeia, determina que sempre que viajar para fora de Portugal para um país do Espaço Económico Europeu (países da União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein) não tem de pagar taxas adicionais de roaming. Isto é válido para chamadas, SMS, MMS, videochamadas e dados móveis. Ou seja, paga exatamente o mesmo preço por estes serviços de comunicação que pagaria se estivesse em casa. Mas há regras para a utilização do roaming na Europa.

  • Dados móveis

O Roam Like Home também se aplica aos dados móveis. Porém, a utilização de internet no smartphone a preços domésticos está sujeita a limites, determinados pelo tipo de contrato. Trata-se da política de utilização responsável (PUR), para prevenir situações de abuso.

Em algumas situações, poderá ter de pagar uma sobretaxa pelos serviços de roaming, que não pode ser superior ao limite máximo imposto pela UE (6 EUR/GB de dados em 2018, mais IVA). Isto é válido para os tarifários pré-pagos ou pacotes de dados abertos, cuja tarifa tem por base unidades de consumo e inclui um grande volume de dados incluídos na mensalidade ou tem dados ilimitados de consumo.

Exemplo: O João tem um tarifário pré-pago, com 10 GB (gigabytes) de dados móveis associados. Antes de partir de férias para a Grécia, contacta a sua operadora e é informado que, no estrangeiro, apenas pode consumir 5 GB. Até este limite pode utilizar os dados móveis como em Portugal. A partir desse limite, utiliza ao valor que é pago no mercado nacional acrescido de uma sobretaxa.

Atenção, estes limites apenas se aplicam aos dados móveis e não às chamadas de voz e SMS. Portanto, alguém que tenha um plafond ilimitado de chamadas e SMS poderá, dentro do espaço EEE, utilizá-lo normalmente sem pagar sobretaxa.

E fora do Espaço Económico Europeu?

Quer se trate de chamadas de voz, SMS ou dados móveis, fora do EEE, os preços das comunicações em roaming têm tendência a ser mais elevados, uma vez que o operador estrangeiro cobra uma quantia ao operador nacional pela utilização da sua rede. E, se não tiver cuidados, pode ter uma surpresa negativa quando chegar a fatura.

5 conselhos

  • Antes de viajar, contactar a operadora de telecomunicações para saber quanto pagará pelo serviço de roaming. E qual a rede que deve escolher no país que vai visitar, para diminuir os custos.
  • Ativar o serviço de controlo de consumo. Por defeito, as operadoras informam os utilizadores quando estes atingem os 50 euros/mês de utilização de dados móveis, porém pode estabelecer um limite inferior, basta contactar o seu operador. Nestas situações, quando é atingido 80% desse limite, o operador envia um aviso.
  • Estar atento à mensagem que recebe assim que chega ao país de destino. Esta mensagem é gratuita e tem informações básicas sobre os preços em roaming.
  • Verificar regularmente o seu saldo, para controlar as  despesas com a utilização de serviços em roaming. Tenha também atenção à utilização do seu voice mail, que pode ter custos.
  • Desligar os dados móveis sempre que não necessitar de os utilizar. Desta forma, evita gastos desnecessários com, por exemplo, atualizações das aplicações.

 

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Despesas , Férias

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais