< Voltar à página de Gestão diária

Segurança Social Direta: Saiba como receber a senha (na hora)

Agora já não necessita de esperar dias para que a senha de acesso à Segurança Social Direta chegue a sua casa. Pode recebê-la no momento de adesão a esta plataforma online, por SMS ou por e-mail. Veja como se faz.

Cidadãos e empresas têm à sua disposição um novo serviço da Segurança Social, que permite o acesso imediato à Segurança Social Direta.

Quem tiver contactos atualizados na Segurança Social – número de telemóvel ou endereço eletrónico – pode registar-se na Segurança Social Direta e aceder imediatamente aos serviços aí disponíveis. Verificar os descontos, pedir uma prestação social, enviar um documento e simular a reforma – estas são apenas algumas das muitas coisas que pode fazer neste portal.

Com esta nova forma de registo na Segurança Social Direta é enviado um código de verificação por SMS ou por e-mail, após a inscrição, para a ativação imediata da conta de utilizador. Antes, era necessário aguardar vários dias – às vezes mais de uma semana – pela chegada da senha à caixa do correio. Um tempo de espera que era inadequado, sobretudo para quem tinha de tratar de assuntos urgentes.

Como receber a senha da Segurança Social Direta?

O processo para receber a senha de acesso à Segurança Social Direta (ou recuperar uma senha perdida) por SMS ou por e-mail é simples e muito pouco demorado. Basta ter acesso à Internet, Número de Identificação da Segurança Social (NISS) com 11 dígitos e os referidos contactos atualizados na Segurança Social. Eis os passos que deve dar:

1.º passo

Aceda ao site da Segurança Social, em www.seg-social.pt;

2.º passo

Clique em Segurança Social Direta;

3.º passo

Selecione a opção “Efetuar Registo”;

4.º passo

Insira o seu NISS e assinale “Não sou um Robot”;

5.º passo

Selecione as imagens pedidas e clique em “Validar”. Depois, pressione em “Prosseguir”.

6.º passo

Leia e, se concordar, aceite o documento de termos e condições do serviço, pressionando em “Li e aceito os termos e condições do serviço”;

7.º passo

Indique os dados de identificação: nome completo, data de nascimento, número de Cartão do Cidadão ou de outro documento de identificação civil e número de identificação fiscal (NIF). De seguida, clique em “Próximo passo: contactos”;

8.º passo

Insira os seus contactos: endereço de correio eletrónico e número de telemóvel. Prossiga carregando em “Próximo passo: alertas”.

9.º passo

Indique como deseja receber os alertas da Segurança Social ou se não pretende usufruir deste serviço. Para avançar no registo, clique em “Próximo passo: Código”;

10.º passo

Aponte como quer receber o código de verificação: por correio eletrónico ou por SMS. Se os contactos que indicou não estiverem previamente registados na Segurança Social, surgirá apenas a opção “Por Carta-Pin”. Nesta situação, ser-lhe-á enviado o código de verificação para a morada que consta na Segurança Social. Concluída esta etapa, pressione em “Próximo passo: resumo”

11.º passo

Verifique se a informação que inseriu está correta. Se sim, clique em “Confirmar. Imediatamente receberá o código de verificação no telemóvel ou no e-mail;

12.º passo

Introduza o código de verificação e clique em “Confirmar código de verificação”

13.º passo

Para ativar a sua conta, defina e confirme a palavra-chave. Termine pressionando em “Confirmar palavra-chave”. Após este último passo, já poderá aceder à sua área pessoal na Segurança Social Direta.

O que é possível fazer na Segurança Social Direta?

Os serviços disponíveis na Segurança Social Direta estão organizados em seis áreas: conta-corrente, família, emprego, doença, ação social e pensões. Em cada uma delas pode fazer as seguintes ações, sem sair de casa, nem tempos de espera:

Conta-corrente

Aqui pode consultar informação sobre os vários valores que tem a receber ou a pagar à Segurança Social, a sua situação contributiva atual e eventuais dívidas em execução fiscal. Esta é também a área indicada para proceder a eventuais regularizações de pagamentos.

Família

Neste campo, pode requerer o abono de família e o abono de família pré-natal, bem como fazer a prova escolar do ano letivo em curso e consultar provas escolares já efetuadas. Pode ainda solicitar os subsídios de parentalidade, requerer os subsídios para assistência a filho ou a neto e pedir a prestação social para a inclusão. Outra possibilidade é consultar o estado das várias prestações familiares.

Emprego

Verificar a situação do pedido de subsídio de desemprego, consultar as remunerações e descontos e, no caso dos trabalhadores independentes, registar a declaração trimestral com os rendimentos relativos à atividade são algumas das tarefas que pode realizar nesta área da Segurança Social Direta.

Doença

Este é o espaço disponível para consultar informação sobre as prestações de doença e emitir uma declaração de situação de subsídio de doença para apresentar no trabalho. Vai viajar pela Europa? Aqui, pode pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que será enviado para a sua morada no prazo de cinco a sete dias úteis.

Ação social

Nesta área, pode pedir apoio para instalação de equipamentos sociais, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Socais (Pares). Além disso, pode comunicar as frequências mensais de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Pensões

Um dos serviços disponíveis é o simulador de pensões, que lhe permite saber o valor da sua pensão e da idade legal de reforma. Se tiver, pelo menos, 66 anos e quatro meses de idade ou ainda faltarem três meses para atingir esta idade, pode pedir a pensão por velhice e consultar a situação do seu pedido.

Ler mais

Saiba mais sobre

Segurança Social

0

Comentários

Comentários

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.