12 ideias para os seus filhos ajudarem a poupar em casa

A casa é o ponto de partida para as poupanças que podem valer um bom dinheiro acumulado. Saiba como o seu filho pode ajudar a poupar em casa e contribuir para um orçamento doméstico mais aliviado.
Artigo atualizado a 09-08-2023

As escolhas que fazemos são determinantes para a nossa situação financeira e quanto mais cedo se aprender a lidar com o dinheiro e a gerir as finanças pessoais, melhor. Por isso, é fundamental ensinar, desde cedo, a importância de gastar menos recursos, seja dinheiro sejam quaisquer outros recursos energéticos com impacto no dinheiro da casa e na natureza. Poupar em casa pode ser a chave para a prosperidade financeira e ecológica.

Poupar em casa, divisão a divisão

De tostão a tostão pode chegar-se ao milhão. Em traços gerais, a poupança é a diferença entre o que se ganha e o que se gasta com o objetivo concreto de ser guardado para dele ser tirado partido mais tarde. E é sempre possível libertar mais algum dinheiro do que se gasta para aumentar a poupança. As crianças e os jovens podem ajudar, e muito, a poupar em casa.

Tão importante quanto o conceito de poupança é a ideia de não desperdiçar”. Explique que, para os pais receberem dinheiro, necessitam de trabalhar, trabalho que é pago, no final do mês, através do salário. Este dinheiro deve ser gasto com critério, pois se se poupar uma parte pode ser possível alcançar objetivos futuros, como pagar os estudos da universidade dos filhos ou comprar uma casa nova.

Tome nota de 12 sugestões para o seu filho ajudar a poupar em casa:

Na casa de banho

1. Fechar a torneira enquanto escova os dentes. Sabia que uma torneira aberta pode gastar nove litros de água por minuto? Isto significa que se o seu filho demorar um minuto a lavar os dentes, duas vezes por dia, com a água sempre a correr, gasta 18 litros de água. São mais de 500 litros de água por mês;

2. Tomar duches rápidos em vez de banhos de imersão. É mais rápido! Logo, gasta menos água;

3. Colocar uma garrafa de plástico, cheia de água, no autoclismo para diminuir a capacidade do mesmo;

Na cozinha

4. Evitar abrir constantemente o frigorífico. Fazer uma lista do que é preciso e retirar tudo de uma só vez;

5. Tomar o pequeno-almoço em casa. Além de ser mais saudável, é muito mais económico;

No quarto

6. Fazer os trabalhos de casa e estudar todos os dias a matéria dada na escola. Assim, não será necessário recorrer a explicadores;

7. Ter sempre o quarto arrumado e organizado: secretária, gavetas e armários, para não perder objetos no meio da confusão e ter de comprar novos desnecessariamente;

No escritório

8. Imprimir apenas o que for mesmo necessário;

9. Não deixar o computador em stand-by. A Agência Internacional de Energia estima que o stand-by é responsável por 5% da eletricidade consumida em casa.

Em toda a casa

10. Apagar as luzes sempre que sair de uma divisão;

11. Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo.

12. Depois de carregar o telemóvel, ou outro dispositivo, retirar o carregador da tomada. Caso contrário, continua a consumir energia.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais