< Voltar à página de Pais e Professores

Prepare o regresso às aulas do seu filho com este guia

Chegou, novamente, a altura do ano mais exigente para o orçamento das famílias com filhos em idade escolar: o arranque do ano letivo.
regresso às aulas

Para ajudar os pais a poupar, o Ei preparou um guia de orientação para o regresso às aulas. Descubra como gastar menos nos livros e materiais escolares, ter acesso a manuais gratuitos e abater parte da fatura no IRS, entre outras dicas.

Calendário escolar

Para começar os preparativos do ano escolar 2019-2020, já a pensar no regresso às aulas, nada melhor do que ficar a par das principais datas. Este ano letivo, as aulas começam entre 10 e 13 de setembro, pelo que deve organizar todos os preparativos escolares do seu filho antes destas datas. Tenha também em atenção os períodos de férias já estabelecidos. Afinal, quanto mais cedo planear os tempos livres das crianças e as férias da família, maior a probabilidade de conseguir comparar ofertas e obter o melhor preço em diversas atividades e reservas de viagens. Ainda não conhece o calendário oficial do ano letivo 2019-2020?

Livros escolares

Os livros escolares representam a “fatia de leão” do orçamento no regresso às aulas e não há como contornar esta despesa. No entanto, pode aproveitar as campanhas promocionais das livrarias e das grandes superfícies para conseguir o melhor desconto. Não sabe qual a melhor opção para si? Espreite a comparação de ofertas e campanhas promocionais na compra de livros escolares que o Ei organizou para si. E descubra também como comprar livros escolares usados.

O seu filho vai frequentar o ensino obrigatório numa escola pública? Nesse caso, saiba que não terá de pagar os livros escolares. Mas atenção: o programa de gratuitidade e reutilização não abrange os livros de atividades. Tenha em conta ainda que os manuais devem ser bem estimados. Isto porque necessitam de ser devolvidos em bom estado à escola, para serem reutilizados. Saiba como receber manuais escolares gratuitos este ano.

Material escolar

Depois dos livros escolares, é altura de dedicar o seu tempo (e dinheiro) à compra de material de papelaria. Todos os anos, a lista de material escolar exigida pelas escolas é extensa e dispendiosa, desde os básicos de papelaria (tal como lápis de carvão, borrachas e esferográfica) a material de pintura e desenho técnico. Conheça 10 dicas para gastar menos. 

Regresso às aulas: descontos para associados

Para quem faz parte da Associação Mutualista Montepio (AMM), há boas notícias a ter em conta neste regresso às aulas. Os associados têm acesso a descontos especiais e outros benefícios nas mensalidades de creches, estabelecimentos de ensino e centros de explicação, mas também na compra de livros e material de papelaria. Confira todas as vantagens na área de educação para os associados da AMM.

Dedução no IRS

Esteja atento também ao IRS. As despesas de educação podem ajudá-lo a poupar no imposto deste ano. Mas tenha em mente que nem todas as faturas do regresso às aulas podem ser integradas na dedução de educação. Os gastos com livros escolares ou a mensalidade do colégio são aqui dedutíveis, por exemplo. Já o material escolar continua de fora. O Ei mostra-lhe quais as despesas de educação a incluir na declaração de rendimentos.

Bom regresso às aulas!

Ler mais

Mais sobre

Educação

Torne-se Associado

Saiba mais