Poupa Energia: Como simular uma tarifa mais barata?

Acha que está a pagar uma fatura elevada de eletricidade e gás natural? Saiba como realizar as simulações e poupar dinheiro no novo portal da ADENE.
Artigo atualizado a 01-08-2018

O “Poupa Energia” é uma plataforma onde os consumidores podem consultar informação sobre as ofertas de eletricidade e gás natural no mercado liberalizado. Permite, ainda, realizar várias simulações e verificar com exatidão o perfil de consumo das famílias. E, assim, determinar qual o melhor tarifário (e comercializador) para cada caso.

Como funcionam os simuladores “Poupa Energia”?

O portal “Poupa Energia” disponibiliza dois simuladores: um simples e outro avançado. O primeiro é indicado para quem não tem uma fatura com os consumos de energia (eletricidade e gás natural) consigo, mas pretende saber quais as opções disponíveis no mercado. Basta fazer uma caracterização da casa e o simulador estima os consumos.

Se tiver uma fatura consigo, é melhor utilizar o simulador avançado. Aqui coloca a caracterização da casa e os consumos que realiza (com base nas faturas). A ferramenta irá informá-lo quais as ofertas concorrentes no mercado e a que melhor se adequa à sua carteira.

Simulador simples

1º Passo – Perfil do consumidor

Escolha o que pretende simular: eletricidade, gás natural ou ambos? De seguida coloque a definição do agregado familiar, o tipo de utilização da energia, o ano de construção da casa, a localização e o perfil de utilização dos equipamentos domésticos.

2º Passo – Descrição da habitação

Discrimine os equipamentos que tem em cada divisão da casa. O simulador apresenta alguns equipamentos e iluminação padrão, mas é possível adicionar ou remover eletrodomésticos na ilustração à esquerda e detalhá-los na barra à direita.

3º Passo – Fatura e fornecedores

Coloque informação relativa à fatura e companhia com a qual tem os serviços contratos. Deve inserir o método de pagamento, se recebe a fatura por via eletrónica, se possui faturação conjunta (eletricidade e gás), qual o comercializador, a tarifa e potência de eletricidade contratadas e, por último, o escalão de gás natural (se for o caso).

4º Passo – Resultados

Com base nas condições de consumo inseridas, o simulador fornece informações sobre o seu consumo atual: Quanto paga por ano e por mês. De seguida, aparece a lista com os tarifários mais em conta no mercado, com simulações de quanto pagaria por ano (e por mês) e a poupança expectável que representa face ao tarifário atual.

Para conhecer todas as condições dos tarifários, clique em “saber mais”. Se encontrar uma solução mais vantajosa, clique em “aderir” e colocar os seus dados. O novo comercializador entrará em contacto consigo (até 48 horas depois).

Simulador avançado

1º Passo – Perfil do consumidor

O primeiro passo é igual em ambos os simuladores “Poupa energia”. Deve escolher o tipo de energia que pretende simular, colocar a definição do agregado familiar, o tipo de utilização da energia, o ano de construção da casa, a localização. Por fim, o perfil de utilização dos equipamentos domésticos.

2º Passo – Descrição da habitação

Neste simulador esta descrição é mais pormenorizada. Primeiro deve referir se tem climatização central. Se a resposta for afirmativa, tem de responder a mais algumas perguntas, nomeadamente o tipo de energia que consome, o sistema e classe energética.

De seguida deve elencar todos os equipamentos de consumo de eletricidade ou gás natural (ou ambos, consoante a simulação) que tem em cada divisão, incluindo a classe energética.

3º Passo – Fatura e fornecedores

Tal como no simulador simples, aqui deve colocar informação relativa à fatura e empresa com a qual trabalha. Como por exemplo o método de pagamento, qual o comercializador, a tarifa e potência de eletricidade contratadas e, por último, o escalão de gás natural (se for o caso).

4º Passo – Leituras

Agora, com base nas faturas que tem em sua posse, deve colocar as seguintes informações:

  • Desagregação dos consumos de eletricidade. Ou seja, como são os seus consumos de acordo com o seu tarifário (simples, bi-horário ou tri-horário).
  • Registo dos consumos de eletricidade. Por exemplo, se tem tarifário bi-horário deve colocar quantos kWh consome no horário “vazio” e “fora de vazio”. Para uma simulação mais apurada, pode colocar informação até um máximo de 12 faturas.

5º Passo – Resultados

Com base nas condições inseridas, a plataforma realiza uma simulação do valor que gasta por ano e por mês. De seguida, aparece a lista com os tarifários mais em conta no mercado, com simulações do valor que pagaria e a poupança expectável que representa face ao tarifário atual.

Para conhecer todas as condições dos tarifários, clique em “saber mais”. Se encontrar uma solução mais vantajosa, clique em “aderir” e colocar os seus dados. Este pedido de adesão não representa uma vinculação com o novo operador, apenas significa que posteriormente o comercializador entrará em contacto consigo.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais