Provas de aferição: o que são, para que servem e quais as datas

Conheça todas as informações essenciais para ajudar o seu filho a preparar-se para as provas de aferição.
Artigo atualizado a 19-04-2024

Entre maio e junho deste ano, milhares de alunos do ensino básico vão testar os seus conhecimentos nas provas de aferição. Apesar de este tipo de avaliação não ter peso na nota final, exige concentração e preparação prévia. Saiba tudo aqui.

O que são as provas de aferição?

As provas de aferição são uma avaliação externa, que se realiza a meio de cada ciclo do ensino básico. Estas provas têm âmbito nacional e destinam-se, assim, aos alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos, em áreas que são consideradas estratégicas para a sua aprendizagem.

Para que servem?

As provas de aferição têm três objetivos principais:

  • Informar os pais, professores e alunos da qualidade dos conhecimentos;
  • Identificar pontos de fragilidade e, como resposta, implementar melhorias, até ao final de cada ciclo;
  • Ter uma visão global sobre a evolução do sistema de ensino ao longo dos anos.

Que provas de aferição se realizam em 2024?

O número de provas de aferição varia consoante o ano de escolaridade. Da mesma forma, as disciplinas a avaliar também não são as mesmas. Encontre aqui as provas que o seu filho irá realizar:

2.º ano:

  • Português e Estudo do Meio;
  • Matemática e Estudo do Meio;
  • Educação Artística;
  • Educação Física.

5.º ano:

  • Educação Musical;
  • Matemática e Ciências Naturais.

8.º ano:

  • Inglês;
  • Português Língua Segunda;
  • Português.

Quais as datas?

Anote no calendário quando se realizam as provas de aferição em 2024 e garanta que o seu filho se prepara atempadamente para as avaliações.

Para algumas disciplinas, é ainda importante perceber em que turno o seu filho se insere, já que os alunos serão divididos por horas, de modo a facilitar a realização das provas.

2.º ano

DisciplinaDiaHora
Educação Artística2 a 13 de maioPor definir
Educação Física2 a 13 de maioPor definir
Português e Estudo do Meio11 de junho9h30 – Turno 1
11h45 – Turno 2
Matemática e Estudo do Meio18 de junho9h30 – Turno 1
11h45 –Turno 2

5.º ano

DisciplinaDiaHora
Educação Musical16 a 27 de maioPor definir
Matemática e Ciências Naturais4 de junho9h30 – Turno 1
11h30 – Turno 2

8.º ano

DisciplinaDiaHora
Componente de produção e interação orais de Inglês16 a 27 de maioPor definir
Português3 de junho9h30 – Turno 1
11h30 – Turno 2
Português Língua Segunda3 de junho9h30
Inglês6 de junho9h30 – Turno 1
11h30 – Turno 2

 

Como são estruturadas as provas de aferição?

Desde 10 minutos para avaliar a Compreensão do Oral até 135 minutos reservados para a Educação Artística, as provas de aferição apresentam diferentes durações e metodologias. Mas, independentemente da disciplina em causa, todas as perguntas e desafios são estruturados de acordo com dois documentos essenciais:

  • PASEO, que estipula o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e serve de diretriz para a Educação nas escolas portuguesas;
  • Aprendizagens Essenciais, um conjunto de orientações curriculares que definem os objetivos de aprendizagem a alcançar, em cada fase do ensino.

Ao estudar com o seu filho, tenha ainda em conta que as provas de aferição podem ter perguntas sobre matéria do ano letivo anterior. Isto acontece porque o propósito é sempre fazer uma avaliação global e integrada de conhecimentos.

As provas de aferição voltam a realizar-se em formato digital em 2024?

Sim, e o objetivo é que até 2025 todos os exames e provas finais se realizem em computadores. Por agora, as provas de aferição em formato digital permitem que as escolas avaliem as suas condições técnicas para cumprir essa meta e que os alunos testem competências digitais.

Há, no entanto, algumas exceções: nas provas de Educação Física, Educação Artística e Educação Musical, por exemplo, a avaliação é feita por observação direta, com desafios individuais e situações de grupo-turma.

Como saber os resultados?

Até ao início do ano letivo 2024-2025, serão conhecidos os resultados das provas de aferição que agora se avizinham. Os dados são apresentados em três tipos de relatórios:

  • Para os alunos: relatório individual, com detalhes qualitativos sobre as competências e pontos a melhorar. Nesse relatório, cada nível de desempenho corresponde a um código diferente e é comunicado primeiro à escola, que depois faz chegar o documento aos alunos através dos seus Encarregados de Educação;
  • Para as escolas: Relatório de Escola de Provas de Aferição, que permite analisar a performance qualitativa e quantitativa de cada turma, de cada escola e de cada agrupamento;
  • Para o país: apresentação dos resultados globais de desempenho.

Como se podem preparar os alunos?

Além de rever a matéria de cada disciplina, é importante que o seu filho se familiarize com a estrutura das provas de aferição. Para tal, existem duas opções principais:

Livros de preparação

Estão à venda em papelarias e editoras. Contêm provas-modelo que podem ser realizadas diretamente no papel, sendo que algumas edições dão também acesso a recursos digitais. Explore o que existe no mercado e encontre a publicação que melhor se adequa ao seu filho.

Arquivo de provas de aferição

O IAVE – Instituto de Avaliação Educativa disponibiliza um arquivo, onde pode encontrar e resolver todas as provas realizadas entre 1997 e 2022. Já as provas de 2023, com as respostas e os critérios de avaliação correspondentes, estão disponíveis aqui.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais