Registo automóvel: como pedir e quanto custa

Comprou ou pretende comprar um veículo a um particular? Explicamos o que fazer para solicitar o registo automóvel e evitar problemas.
Artigo atualizado a 27-09-2023

O registo automóvel identifica o proprietário e a matrícula do veículo, sendo obrigatório em qualquer compra e venda. Para quem compra, este documento atesta que, legalmente, o veículo lhe pertence. Já para quem vende, o registo automóvel desonera-o da responsabilidade de eventuais problemas que ocorram com o veículo, uma vez que já não é o seu proprietário legal.

Fique a saber como pedir o registo automóvel e qual o custo associado, entre outras informações importantes. Neste artigo contemplamos a situação mais comum de registo automóvel, ou seja, de registo de propriedade de um veículo com base num contrato verbal de compra e venda celebrado entre dois particulares.

Que veículos estão sujeitos ao registo automóvel?

O registo automóvel aplica-se aos seguintes veículos:

  • Automóveis;
  • Motociclos;
  • Ciclomotores;
  • Triciclos;
  • Quadriciclos;
  • Reboques (desde 19 de março de 2007).

Qual o prazo para pedir o registo automóvel?

Este pedido deve ser feito no prazo de 60 dias a contar da data do contrato de compra e venda do veículo ou da atribuição de matrícula (no caso do primeiro registo).

Onde pedir?

A forma mais fácil e menos onerosa de pedir o registo automóvel é pela Internet, através da plataforma Automóvel Online. Neste caso, é necessário ter ativo o certificado digital do cartão de cidadão, o PIN de autenticação e um leitor de cartões.

Tratando-se de um contrato de compra e venda celebrado verbalmente por dois particulares, o pedido de registo automóvel online tem de ser iniciado pelo comprador e confirmado pelo vendedor (ver próxima pergunta).

Também existe a possibilidade de realizar o pedido de registo automóvel presencialmente, num balcão de atendimento do Instituto dos Registo e do Notariado (IRN) ou numa Loja de Cidadão.

 

Sabe que…

Pode agendar online o atendimento presencial, através do portal Siga ou na aplicação móvel sigaApp, disponível para Android, iOS e macOS. Com a aplicação também pode retirar uma senha online durante o horário de funcionamento dos balcões, permitindo-lhe gerir o seu tempo até ao atendimento.

 

Como fazer o registo automóvel online?

Estes são os passos a dar para pedir o registo automóvel online:

Passo 1

Aceder à plataforma Automóvel Online;

Passo 2

Na área “Autenticação com Certificado Digital”, clicar em “Entrar”.

Passo 3

Escolher a opção “Compra e venda”;

Passo 4

Selecionar novamente a opção “Compra e venda”;

Passo 5

Preencher as informações solicitadas no formulário eletrónico, começando por indicar os dados do veículo (matrícula, marca, quadro e data de venda) e atos de registo (contrato verbal de compra e venda);

Passo 6

Completar os dados em falta de preenchimento obrigatório relativos à identificação do sujeito ativo (comprador);

Passo 7

Inserir os dados do sujeito passivo (vendedor);

Passo 8

Se o comprador pretender incluir um utilizador do veículo diferente dele, deve anular a seleção “O atual utilizador mantém-se” e preencher os respetivos dados;

Passo 9

Escolher a opção “Com aprovação pelo sujeito passivo”. Desta forma, o vendedor receberá um e-mail para confirmar a veracidade dos dados inseridos pelo comprador. Esta opção dispensa a junção de documentação;

Passo 10

Indicar em que qualidade está a pedir o registo automóvel, assinalando a opção “Cidadão”.

Passo 11

Confirmar os dados de registo;

Passo 12

O comprador recebe um e-mail com a confirmação da receção do pedido de registo;

Passo 13

Depois de o vendedor confirmar os dados de registo, é enviado ao comprador um e-mail com os dados para pagamento. Este deve ocorrer no prazo de cinco dias úteis a contar da aprovação online por parte do vendedor, por homebanking ou por Multibanco. Se tal não acontecer, o pedido fica sem efeito.

Passo 14

Após a confirmação do pagamento, o registo é apreciado e realizado, em regra, no prazo de dois dias úteis. O comprador é notificado deste facto por e-mail e por SMS. Caso não receba esta mensagem, o comprador poderá verificar o estado do pedido na plataforma Automóvel Online, na área “Autenticação com Certificado Digital” e na opção “Consulta de pedidos”.

O que fazer para pedir o registo automóvel presencialmente?

É necessário preencher e imprimir o Requerimento de Registo Automóvel. Neste impresso, devem constar os dados relativos ao veículo, ao comprador e ao vendedor.

Ao requerimento devem juntar-se os seguintes documentos:

  • Documento Único Automóvel (DUA). Trata-se do documento que identifica um veículo e que contém informações como a marca, o modelo, a matrícula e outras características do automóvel, assim como o nome e morada do proprietário. Se houver encargos associados ao veículo, também constam do DUA;
  • Declaração de compra e venda;
  • Documentos de identificação do comprador e do vendedor.

O que acontece se o comprador não pedir o registo automóvel no prazo legal?

Neste caso, e para evitar aborrecimentos futuros, o vendedor pode pedir o registo automóvel, apresentando documentação que comprove a compra e venda do veículo. Caso opte por fazê-lo online, terá de contratar um advogado, notário ou solicitador para representá-lo, uma vez que a faculdade de submeter documentos digitalizados no Automóvel Online está reservada a estes profissionais. Os cidadãos que atuem por si não podem requerer registos que exijam a anexação de documentos.

Outro direito que assiste ao vendedor é o de pedir o cancelamento da matrícula do veículo ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Quanto custa o registo automóvel?

O custo varia consoante o pedido de registo automóvel ocorra presencialmente (65 euros) ou online (55,30 euros). Se for feito fora do prazo legal de 60 dias, acresce uma coima de 65 euros.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Carro e transportes

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais