Gripe A: como prevenir e tratar

A gripe A afeta um elevado número de pessoas nos meses mais frios do ano. Conheça os principais sintomas e como se previne e trata esta doença infecciosa do aparelho respiratório.
Artigo atualizado a 16-02-2024

A gripe é uma doença respiratória aguda, provocada por vírus que afeta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta e pulmões), sendo uma das maiores causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo.

Existem três tipos de vírus da gripe com capacidade de infetar a população humana: os Influenza A, B e C. Os influenza A e B são os mais comuns. O influenza A provoca doença moderada a grave e é o único capaz de causar uma pandemia (isto é, uma epidemia global de gripe).

Já o influenza B está na origem de surtos epidémicos sazonais, enquanto o influenza C apenas causa doença moderada em pessoas imunodeprimidas.

Neste artigo, explicamos quais são os sintomas da gripe A, de que forma se transmite, como tratar e o que fazer para prevenir, com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde.

Sabia que…

O termo português “gripe” deriva da palavra francesa grippe, que significa agarrar com força, refletindo a forma brusca com que se manifestam os sintomas iniciais da doença?

O que é a gripe A?

A gripe A é uma doença causada pelo vírus influenza A, que está subdividido em diferentes subtipos, com base em duas proteínas que existem na sua superfície: a hemaglutinina (H), que tem como principal função ligar o vírus à célula que irá infetar; e a neuraminidase (N), que desempenha um papel importante na libertação de novos vírus da célula infetada para continuar a infetar outras. Existem 18 variantes de hemaglutinina (numeradas de H1 até H18) e 11 variantes de neuraminidase (numeradas N1 até N11). Em humanos, os subtipos do vírus influenza A mais comuns são o A(H1N1) e o A(H3N2).

Em que altura é mais comum?

Geralmente, a gripe A ocorre nos meses de inverno, tal como a gripe sazonal. No entanto, em Portugal, nos anos recentes, tem-se verificado que a maior atividade gripal ocorre nos meses de outono e inverno (entre outubro e abril), sendo o pico registado entre novembro e fevereiro.

Como é que se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da gripe A é efetuado através de exames laboratoriais, nomeadamente de teste com zaragatoa nasofaríngea, semelhante ao teste utilizado para detetar a infeção por COVID-19.

Quais são os sinais e sintomas da gripe A?

Os sinais e sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe sazonal (tipo B). Esta doença caracteriza-se pelo início súbito de mal-estar acompanhado dos seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Nariz entupido;
  • Dor de garganta.

Podem, ainda, ocorrer outros sintomas como:

  • Dores corporais ou musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Arrepios;
  • Fadiga;
  • Vómitos ou diarreia.

Qual é a gravidade da gripe A?

 A gravidade desta doença varia de pessoa para pessoa, dependendo do estado do seu sistema imunitário. Pessoas imunodeprimidas (por exemplo, infetadas pelo VIH, diabéticas, grávidas, com obesidade extrema ou portadoras de doenças crónicas do foro cardíaco, pulmonar ou renal) podem apresentar um quadro clínico mais grave.

A gripe A é contagiosa?

Sim. Quando uma pessoa infetada pelo vírus influenza A fala, tosse ou espirra, partículas virais são lançadas no ambiente através de aerossóis que se espalham pelo ar e depositam nas superfícies. Assim, a infeção pode ocorrer por inalação destas partículas no ar (sobretudo em ambientes pouco ventilados) ou por contacto com superfícies contaminadas.

Geralmente, o período de contágio começa um dia antes do início dos sintomas, tem um pico entre o primeiro e o segundo dias e depois declina rapidamente com quase nenhum vírus detetado após cinco a dez dias.

Em crianças, doentes com mais de 65 anos, doença crónica, obesos e imunocomprometidos, este período pode ser maior.

Qual é o período de incubação da gripe A?

O período de incubação (ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que a pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas) do vírus da gripe A varia entre três e dez dias, com uma média de sete.

Quais os grupos de risco?

Os grupos considerados mais vulneráveis são:

  • Crianças com menos de dois anos;
  • Grávidas, em particular, no segundo e terceiro trimestres;
  • Mães, até duas semanas após o parto;
  • Portadores de doenças crónicas respiratórias, cardiovasculares, metabólicas e/ou renais;
  • Doentes com perturbações da imunidade;
  • Doentes submetidos a tratamentos que possam reduzir a imunidade.

Existe tratamento para a gripe A?

Sim. O vírus da gripe A é sensível aos medicamentos antivirais. No entanto, estes fármacos devem ser administrados apenas em casos de gravidade ou em doentes de alto risco.

A maioria das pessoas infetadas pode tratar a gripe A com medidas de alívio e controlo dos sintomas (ver próxima pergunta).

Como aliviar os sintomas da gripe A?

As medidas a adotar para o alívio dos sintomas da gripe A são semelhantes às da gripe sazonal. Assim, é recomendado:

  • Ficar em casa em repouso;
  • Não estar demasiado agasalhado;
  • Medir a temperatura ao longo do dia e, em caso de febre, tomar paracetamol (em dose adequada à idade e/ou ao peso)
  • Não administrar aspirina (ácido acetilsalicílico) às crianças
  • Utilizar soro fisiológico para tratar a congestão nasal
  • Não tomar antibióticos sem recomendação médica, pois não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura. Somente quando existe uma infeção bacteriana secundária é que se justifica a administração de antibióticos.
  • Beber muitos líquidos (preferencialmente água);

As mulheres grávidas e/ou que amamentam não devem tomar medicamentos sem falar com o seu médico.

O que deve fazer se está doente para evitar o contágio de terceiros?

Nesta situação, é recomendado adotar os seguintes comportamentos:

  • Manter distanciamento dos outros;
  • Usar máscara;
  • Arejar espaços interiores;
  • Lavar frequentemente as mãos;
  • Manter a etiqueta respiratória (cobrir a boca e o nariz com um lenço ou braço quando se espirra ou tosse e, em seguida, lavar as mãos).

Como se pode prevenir a gripe A?

A principal forma de prevenção da gripe A é a vacinação. A vacina para a gripe A é a mesma da vacina para a gripe sazonal.

A vacina contra a gripe não contém vírus com capacidade de se reproduzirem e causarem a doença. Ao ser administrada, induz apenas uma resposta imunitária para os vírus da gripe. Deste modo, quando a pessoa for realmente infetada, o sistema imunitário poderá responder rápida e eficazmente.

Outras medidas de prevenção da gripe A incluem: lavar as mãos depois de frequentar locais públicos, evitar estar em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas e adotar um estilo de vida saudável.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Família , Saúde

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais